Andirá promove oficinas de formação musical para Bandas e Fanfarras

0
356

Andirá foi palco, no último final de semana, de um curso de capacitação para artistas que integram Bandas Marciais, Musicais e Fanfarras. Integrantes de várias cidades como Andirá, Cambará, Ibaiti, Bandeirantes, Wenceslau Braz, Ribeirão Claro, Ponta Grossa, entre outras, participaram do encontro que teve como meta, trazer novas técnicas, debater sobre o papel das artes musicais nas comunidades e destacar ações de socialização e integração entre artistas de várias regiões.

O 1º OFCIBAN (Oficina Musical para Bandas e Fanfarras de Andirá), promovido pela prefeitura municipal de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, teve norte de capacitação e, segundo o secretário de Cultura, Tiago Dedoné, deve ser realizado mais um, ainda neste ano, fomentando assim, ampliação de informações técnicas. O encontro também marca o retorno do período letivo dos alunos da Banda Musical do município.

Durante os dois dias de evento, que aconteceu nas instalações das escolas Ana Nery e Pingo de Gente, os artistas foram divididos em salas, onde realizaram treinamentos teóricos e práticos sob coordenação pedagógica de professores especialistas e integrantes da Banda Marcial Marista Pio XII, de Ponta Grossa, uma das maiores e mais premiadas Bandas Marciais do país.

Como foi dividido por área instrumental, durante os dois dias de oficinas, cada conjunto de alunos ficou em uma sala diferente, recebendo novos conhecimentos e ampliando debates. Para o conteúdo programático dos instrumentos musicais e percussão, o destaque foi para divisão de naipes instrumentais para estudo, leitura e aprimoramento, postura e exercícios de respiração, leitura de partitura e execução correta nos instrumentos e dinâmica musical sonora. Já para o Corpo Coreográfico, Baliza e Mor de Comando, destaque para Garbo e Postura, Marchas, Expressão Facial e seus Momentos, Expressão Corporal, Ritmo musical.

Os professores que ministraram as oficinas foram, Hycaro Andretti (trompete e Flughorn), Amauri Carvalho (Sax Alto, tenor, Clarinete e Flauta), Maurício Peracetta (Trombone, Tuba e Bombardino), Junior Hummel (Corpo Coreográfico, Baliza e Mor de Comando). Na Percussão, Daniel Cardoso, de Andirá. No domingo (25), para o encerramento, houve uma apresentação de cada área. Os professores também realizaram uma apresentação que encantou os alunos.