PLANETABANDAS – JUBULEU DE PRATA – 25 ANOS

Trabalho de divulgação conhecido em todo o Brasil completa 25 anos em 18 de outubro

0
80

No dia 18 de Outubro comemoramos mais um aniversário do PlanetaBandas, mas este, de 2023, é especial. Texto do nosso fundador:

O INICIO 

Há 25 anos, em 18 de Outubro de 1998, nascia o site “bandcenter.cjb.net”. Foram horas de trabalho, em uma plataforma amadora,  criando um site de bandas e fanfarras que, seria hoje, o maior e mais famoso portal de bandas e fanfaras do Brasil.

De 1998 a 2005, o BandCenter construiu uma reputação e história como nunca antes vista: categorias de destaque, como BandChat, BandLove, Fotos e Informações. Nascia nesse tempo, a disseminação da internet e as notícias de bandas e fanfarras.

Outros sites nesse periodo nasceram, e acabaram fracassando, mas,  o BandCenter se manteve firme.

NADA É FÁCIL

Um revés em 2005 ocorreu,  devido a uma corporação musical de Mauá – SP ter registrado o nome “BandCenter” levou a equipe da época a mudar o nome e o logotipo. Mesmo conversando com os diretores da época, não houve qualquer acordo. Então, o único jeito de manter o trabalho era mudar o nome. Nascia o “PlanetaBandas”. Para garantir que tal registro indevido fosse novamente feito, o nome “PlanetaBandas” é registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A MUDANÇA

O PlanetaBandas, o novo “nome” mas o mesmo site, seguiu o legado. As matérias, as fotos, as reportagens, os artigos…. tudo se manteve. Uma nova identidade visual foi criada. E assim, o nome BandCenter ficou apenas para os primeiros visitantes e amigos que iniciaram a jornada em 1998. O PlanetaBandas agora, era o foco, a meta de continuar a divulgação marcial de eventos pelo Brasil.

A GESTÃO DESASTROSA

Em 2012, o último grande trabalho do PlanetaBandas, a cobertura do sulamericano de Atibaia – SP foi o ápice de um nome que já tinha se fixado no cenário das Bandas e Fanfarras. Depois de uma troca de comando, pois o nosso fundador, o Montanha, estava enfrentando problemas particulares, o PlanetaBandas passou a ficar sem atualizações, mudou de forma abrupta todo o seu visual e logos diversas vezes, chegou a parar. Não foi tão impactante a parada, justamente pelo movimento de bandas e fanfarras ter se enfraquecido também. Anos e anos com 2 a 3 eventos apenas, mas a gravidade era enorme. Queriam transformar o PlanetaBandas em um canal de vídeos e produções totalmente fora do contexto. Pessoas erradas, fotógrafos errados, mal intencionados, comando falho, descaso, falta de respeito com o nome e a marca deixaram a mercê da criação de outros sites, numa concorrência completamente descabida e estimulada para o fim do PlanetaBandas. Mas, graças a muitas amizades importantes e apoios, o PlanetaBandas estava vivo, mas “respirando por aparelhos”. 

O PIOR MOMENTO

Mesmo parado, tentando emplacar em outras frentes, o PlanetaBandas quase acabou no inicio de 2018. Sem equipe, que literalmente abandonou o site, indo para uma empresa aquém,  o seu fundador e mantenedor foi socorrido por um site co-irmão, a “Casa das Fanfaras” (hoje desativado). Foi um momento extremamente delicado, onde infelizmente e da pior forma se teve a certeza de quem vestia a camisa do projeto e quem apenas usou do PlanetaBandas como trampolim. 

Mas, depois de uma tempestade, vem o sol, e então…

O RETORNO GLORIOSO

O PlanetaBandas voltou a ter seu portal (um dos mais modernos) criado em menos de 24 horas. Uma equipe renovada e capaz, que não foi apenas uma escolha: eles se escolheram, pediram e estão hoje conosco.

Um grupo de vivência nas bandas e fanfarras, que aprendeu como é o movimento marcial e o que ele agrega na sociedade.

Equipe treinada, com cursos de fotografia, edição, gestão e finanças. Diversas mudanças foram implementadas, em especial, da criação da empresa “PlanetaBandas Consultoria e Tecnologia ME”, que compreende todo nosso porfolio de atividades profissionais, como foto, vídeo, cinegrafia, tecnologia em websites, informatização e aporte a corporações musicais e entidades, com foco desde os pequenos grupos as maiores corporações do Brasil.

O PlanetaBandas voltava com tudo, para noticiar e informar as bandas e fanfarras brasileiras, com apoio e divulgação maciça das mídias sociais. Hoje, 25 anos depois daquelas horas em um quarto, um computador bem antigo e uma vontade, chegamos a maioridade absoluta de um time que, além de informar, divulgar e promover o conhecimento das bandas e fanfarras pelo Brasil, se diverte, se ajuda e se curte! Amigos, parceiros, irmãos. O PlanetaBandas é formado por uma base sólida de pessoas que tem nessa atividade, o prazer e a alegria de estar sempre com os amigos, simpatizantes, parceiros, apoiadores, patrocinadores e os alunos, de todas as bandas e fanfarras.

Estamos em todas as mídias sociais, nosso site já passou de 40 milhoes de visitas nesse tempo de vida, o PlanetaBandas formou e inspira outras mídias, outros grupos, novos amigos, novas formas de divugar a arte marcial.

PREMIAÇÕES

O PlanetaBandas foi premiado por duas vezes na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP)

  • 2006 – Placa de Mérito pelo trabalho de divulgação das bandas e fanfarras de SP
  • 2011 – Medalha do Mérito cívico, pelo trabalho realizado no estado de SP

NOVAS PARCERIAS

Nesta comemoração dos 25 anos do PlanetaBandas, nós ganhamos o presente!

Dois patrocínios muito importantes para nosso trabalho e que, juntos, agregam ao nosso portfilio de apoiadores e amigos que confiam no trabalho e seriedade do PlanetaBandas.

Sejam bem vindos BAHIA FARDAMENTOS e FERA PROART

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos que passaram pelo BandCenter e PlanetaBandas, desde 1998 até agora, mas não todos! Agradeço a estes sim:

  • os que se entregaram e se entregam de corpo e alma a este projeto;
  • os que lutaram e lutam por este nome de presença na midia;
  • os que mesmo a distância estão sempre presentes nos trabalhos;
  • os nossos patrocinadores e empresas parceiras, que sem eles, não estaríamos aqui;
  • os “planetários” e “planetárias” que sempre acompanham nossas postagens;
  • as mídias parceiras de nosso trabalho (elas estão aqui neste link);
  • as entidades de bandas e fanfarras estaduais e nacionais que nos apoiam;
  • aos organizadores de eventos de bandas e fanfarras que nos apoiam;
  • os todos os amigos, simpatizantes e até concorrentes (afinal, eles são nossa inspiração a sempre melhorar e estar melhorando e evoluindo).

E PARA FINALIZAR

Gratidão! Ela define como me sinto, depois desses 25 anos, sofridos, alegres, com decepções e muitas alegrias. É como a vida !

“Contem comigo, o site, o portal, a equipe e a verdade, que não vai parar. E que sempre vai estar defendendo, divulgando, incentivando e mostrando como são as bandas e fanfarras do Brasil.”

O PlanetaBandas chegou a maioridade, seu jubileu de prata! E que venham mais 25 anos!!!

Marcio Mazzi Morales (Montanha)
Fundador e mantenedor do PlanetaBandas
25 anos de Bandas e Fanfarras