PROJETO GURI DISPÕE VIRTUALMENTE TODO O SEU MATERIAL DIDÁTICO AO PÚBLICO

0
148

Todos os livros didáticos produzidos pelo Projeto Guri, programa sociocultural de formação musical de crianças e adolescentes, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, estão disponíveis gratuitamente no site da instituição.O acervo reúne os conteúdos abordados no ensino coletivo de música nos polos do Guri, com sugestões de atividades e repertório, dicas e curiosidades musicais organizadas por renomados educadores musicais.

“Acreditamos que ao compartilhar nosso material didático o seu alcance será ampliado, contribuindo para o enriquecimento do ensino coletivo da música para além das  fronteiras da instituição. Estudantes, músicos, professores e professoras de música, escolas e organizações sociais artísticas e público em geral poderão, a partir de agora, ter acesso a este rico material”, diz Claudia Freixedas, diretora Educacional do Projeto Guri.

A iniciativa facilitará o acesso de educadores e alunos ao conteúdo dos materiais que até hoje estavam disponíveis apenas nas versões impressas, distribuídas nos polos de ensino do Projeto Guri no interior e no litoral do estado. Os livros foram desenvolvidos tendo em vista os quase 23 anos de experiência da instituição e contempla a faixa etária do programa, entre de 6 a 18 anos incompletos (até 21 anos, da Fundação CASA e nos Grupos de Referência).

A coleção para educadores, lançada em 2012, foi elaborada a partir das particularidades do ensino coletivo da música e é composta por 11 livros específicos para os cursos de baixo elétrico, bandolim, bateria, canto coral infantojuvenil, cavaco, guitarra, madeiras, metais, percussão, viola caipira, violão e um guia didático para cordas friccionadas.

A ideia foi criar um material com uma proposta de um fazer musical de maneira mais abrangente, flexível e criativa, adaptado ao dia a dia e ao perfil dos Guris, tendo em vista a diversidade de faixa etária, ampliação de repertório, rotina e realidade de cada curso oferecido.

Entre 2016 e 2017, oito novos títulos foram elaborados para alunos e educadores. São quatro títulos para cursos que ainda não contavam com materiais didáticos próprios – fundamentos da música e iniciação musical – e quatro títulos para ampliação de conteúdo dos cursos de violão e de viola caipira.Em continuidade ao projeto de elaboração de livros didáticos, em 2013 foi a vez dos alunos se beneficiarem.

Os 17 títulos que compõem a coleção atendem aos cursos de baixo elétrico, bandolim, bateria, cavaco, canto coral infantojuvenil, clarinete, eufônio, flauta, guitarra, percussão, saxofone, trompa, trombone, trompete, tuba, viola caipira e violão. O material contém atividades para sala de aula e outras para casa, como pesquisa, reforço de conteúdo, exercícios de apreciação e composição. Há também indicações de CDs, DVDs e livros do acervo para consulta e utilização em aula.

“A ideia é ampliarmos as coletâneas sempre que necessário, para garantirmos novas propostas de trabalho e complementos aos conteúdos já publicados”, esclarece Helen Valadares, gestora do projeto de desenvolvimento dos livros didáticos.