SP – Joanópolis é a cidade da Grande Final do Circuito Amigos 2023

0
342

Neste sábado, 11 de Novembro, acontece a grande final do Circuito Amigos das Bandas e Fanfarras, na cidade de Joanópolis – SP

Como chegar em Joanópolis?

A cidade de Joanópolis fica localizada a 130km de São Paulo e para chegar até lá são cerca de duas horas e meia de viagem saindo do centro de São Paulo.  A região onde a cidade se localiza possui uma grande diversidade, já que está em meio à Serra da Mantiqueira e próxima de Minas Gerais.

O que fazer em Joanópolis?

Veja abaixo as principais atrações da cidade do interior de São Paulo.

Cachoeira dos Pretos

Um dos passeios mais emblemáticos de quem viaja à Joanópolis. Quem quer conhecer pontos turísticos em São Paulo, mas se afastar um pouco da capital, essa cachoeira é uma bela opção. Localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, em Joanópolis, a Cachoeira dos Pretos tem grande volume de água e uma queda d’água é de, aproximadamente, 150 metros. É neste local que se encontra a nascente do Rio Piracicaba.

Durante o passeio à Cachoeira dos Pretos, o turista pode encontrar diversas corredeiras e pequenas quedas d’água. Para quem quer passar um dia com a criançada, há um lago, propício para a diversão com elas.

cachoeira dos pretos joanópolis

Quem gosta de aventura e uma bela vista é possível subir no topo da cachoeira por uma estrada de terra. É preciso um bom preparo físico, pois a subida é bem íngreme e não há muitos pontos de sombra. Mas, ao chegar no topo, tome muito cuidado. Todas as cachoeiras oferecem perigo, ainda mais na parte de cima. Pedras são escorregadias, o fluxo de água é forte e é necessário estar atento.

Entre as curiosidades sobre o nome “Cachoeira dos Pretos”, uma delas afirma que os escravos, fugidos na região, saltavam no abismo da cachoeira e gritavam a frase: “morrer mil vezes do que viver escravo”. Tudo isso em busca de liberdade. É claro que esse é apenas um dos mitos que se contam por lá. Mas, vale conhecer um pouco mais antes de visitar a cachoeira, né?

Morro do Gigante

gigante Joanópolis: onde fica, quando ir e o que fazer na cidade do lobisomem

Os aventureiros que forem à Joanópolis precisam dar uma passada no Morro do Gigante. O local tem esse nome, pois a montanha, em seus formatos e silhuetas, forma um homem deitado, quando visto de longe.

Ela está localizada na Serra do Lopo, a mais ou menos 12km do Centro e tem mais de 1700 metros de altitude. Do topo da montanha é possível avistar cidades da Região Bragantina até o Vale do Paraíba. É algo indescritível e vale o esforço para ir até o topo.

O Morro do Gigante é um local indicado, também, para quem gosta de esportes radicais, pois há inúmeras atividades para serem feitas por lá. Quem gosta de uma boa caminhada, o local também é uma alternativa interessante.

Serra do Lopo

DSCF8509 Joanópolis: onde fica, quando ir e o que fazer na cidade do lobisomem

Além do Morro do Gigante, a Serra do Lopo também abriga uma bela rampa de asa delta. Ela fica bem na divisa de São Paulo e Minas Gerais. Na Serra do Lopo você consegue aproveitar duas rampas: de uma você tem uma bela vista de Extrema (MG) e da outra, Joanópolis (SP).

Para chegar até às rampas, há duas formas. A primeira dela é pela SP-036, virando à direita da saída da cidade, sentido São Paulo. Quem prefere algo mais movimentado, pode optar por uma trilha 4×4, que pode ser acessada pelo centro.

Igreja Matriz

Igreja matriz de Joanópolis Joanópolis: onde fica, quando ir e o que fazer na cidade do lobisomem

Um pouco de história e arquitetura para quem quer conhecer o outro lado da cidade, um pouco mais conceitual. A Igreja Matriz, no centro de Joanópolis, foi fundada em 1878 e no local foi levantado o primeiro mastro em homenagem a São João Batista. Posteriormente a esse acontecimento, uma pequena capela foi acoplada, com formato de basílica, um estilo neoclássico e com traços góticos e romanos.

Explore a culinária de Joanópolis

emporio santa therezinha reune produtores do caminho do queijo artesanal paulista Joanópolis: onde fica, quando ir e o que fazer na cidade do lobisomem

Cidades do interior, em geral, tem uma culinária muito rica e em Joanópolis não é diferente. Por lá, inclusive, é possível fazer a Parada do Queijo. É localizada na estrada que leva até a Cachoeira dos Pretos, no km 3.

Na Parada do Queijo são produzidos diversos tipos de queijos, linguiças e doces artesanais. Para os amantes de queijos, o Bistro Capril faz deliciosos queijos de cabra, carro-chefe do restaurante mais buscado da cidade.

Explore os pontos sobre o Lobisomem

joanopolis 02 Joanópolis: onde fica, quando ir e o que fazer na cidade do lobisomem

Joanópolis é conhecida como a cidade do Lobisomem. O mais interessante é que, provavelmente, cada morador da cidade tem uma história para contar. Noites de lua cheia da cidade costumam ser bem movimentadas com muitos causos a serem contados.

Ao passear pelo centro, é possível avistar comércios com muitos objetos e referências sobre o Lobisomem. Nas praças, entradas de lojas, calçadas… por onde passar, será possível avistar a figura folclórica.

Quem gosta de se aventurar e quer imergir no conto do Lobisomem existe essa possibilidade. Joanópolis promove todo mês de agosto algumas trilhas, caminhadas e eventos para homenageá-lo. Essas trilhas são realizadas em meio à mata nativa e servem para que os turistas, ou os moradores locais, estejam emergidos à cultura da cidade.

Mas e ai? Cade as corporações participantes?

Calma nobre internauta: Já falamos da cidade e seus encantos turísticos. Como o evento é em um sábado, dá até pra se hospedar e curtir o fim de semana completo na cidade (principalmente se sua banda ou fanfarra não participar e você esteja com vontade de assistir essa grande final. O Circuito é uma reunião de amigos, de pessoas que gostam de bandas e fanfarras e gostam também de encontrar os amigos, claro! Então, já que é num sábado, vamos juntos assistir.

Se você não puder ir, estiver sem tempo, tem outras atividades (ensaiar talvez), compromissos inadiáveis ou nem vai por algum outro motivo (:-), você pode acompanhar aqui na página e pelo Youtube do PlanetaBandas, o nosso canal na internet de vídeos!!!

Segue a lista das Corporações participantes, com sua ordem de desfile e horário!