SP – Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras reúne as melhores corporações

Quem aí não se lembra dos tradicionais concursos de fanfarra de Caieiras? O evento que sempre arrasta multidões chega a sua 31ª edição e será realizado no domingo, 23, no Estádio Municipal. Prepare-se para um momento único que envolve competição, música e muita vibração vindo das arquibancadas.

0
503

O Cofaban – Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras, que reúne corporações musicais de várias regiões do estado de São Paulo e do Brasil, será especial, e a melhor parte, é de graça.

Será um domingo onde fanfarras e bandas apresentam espetáculos de música, dança, cores e performances, buscando conquistar as melhores notas, concorrendo a troféus de premiação em várias categorias: corpo musical, mor, corpo coreográfico, baliza feminina e baliza masculino, entre outros.

O evento terá início a partir das 9 horas com apresentações competitivas no Estádio Municipal Carlos Ferracini. Mais tarde, às 14h30, a parada festiva será no Ecoparque.

Maestrina da Fanfarra de Caieiras, Célia Maria Sousa Bitencourt, fala com orgulho deste evento que é tradicional no município. “O Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras é mais que um evento: é um grande encontro! O encontro de crianças, jovens e adultos que se dedicam o ano inteiro nas suas corporações e esperam muito por esse momento.

É algo que faz parte da tradição musical da cidade e da Bacia do Rio Juquery, além de fazer parte da história de vida de muitas pessoas e de muitas famílias”, disse.

Ela aproveitou para revelar uma novidade na edição deste ano. “Serão duas apresentações especiais. A primeira acontece no enceramento do primeiro bloco no Estádio Municipal, por volta das 13 horas, com a Fanfarra Máster Whalter Weiszflog, composta por integrantes de todas as gerações e alunos atuais. Já as 17 horas, a Banda Marcial da Fanfarra de Caieiras vai fazer o encerramento do evento no Ecoparque”, destacou Célia.

O resgate do evento também foi citado pela maestrina. “Agradecemos e parabenizamos o prefeito Gilmar Lagoinha e o Secretário Municipal da Ação Cultural e Turismo Wesley Gonçalves por resgatarem esse evento tão importante para a identidade cultural do nosso município, da nossa região e do nosso país”.

O secretário municipal Wesley Gonçalves também falou com alegria da retomada do Cofaban. “Para a cultura local, esse evento é de extrema importância, pois mostra que a gestão está mantendo a tradição no município. Enriquece a todos nós artisticamente e estamos preparados para receber quase 1000 pessoas para esse concurso. Desta vez, levaremos desfiles especiais para o Ecoparque para abrangermos ainda mais a qualidade e a técnica deste grande evento. Estamos muito ansiosos”, falou.

O concurso é uma realização da Prefeitura de Caieiras em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Novidades:

* avaliação e premiação de baliza masculino;

* todas as corporações participantes receberão um cachê;

* o evento será dividido em duas partes: a Etapa Competitiva na parte da manhã (no Estadio Municipal) e a Parada Festiva à tarde (no Ecoparque de Caieiras);

* diminuição do tempo de apresentação na Etapa Competitiva para 15 minutos;

* Troféu Marcelo Menegatti, para a maior nota do Aspecto Apresentação (pista);

* Troféu José Branco Zuglian, para a melhor apresentação na Parada Festiva, inclusive com voto pupolar pela internet.

A Fanfarra Marcial Walther Weiszflog de Caieiras, além de ser parceira da Prefeitura na realização do evento, realizará sua tradicional apresentação especial no encerramento, que desta vez será na Parada Festiva no Ecoparque de Caieiras.

Para deixar o dia mais especial ainda, ao final da Etapa Competitiva na parte da manhã, no Estádio Municipal, componentes atuais e de todas as outras gerações da corporação caieirense se reunirão para tocar juntos, formando a Fanfarra Marcial Simples “Master” Walther Weiszflog de Caieiras, algo que teria acontecido na edição de 2020 em comemoração aos 50 anos da Fanfarra.

A edição de 2022 será muito especial, não somente pela retomada do evento, mas também pela realização da Prefeitura de Caieiras em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo – por meio do edital Tradição SP do Juntos pela Cultura, um programa da Secretaria com gestão e produção da Amigos da Arte, o que possibilitará o fornecimento do cachê para as corporações participantes.