#03 – Garbo e Postura…a Função Fundamental em Vários Países

0
1107

Garbo e Postura…a Função Fundamental em Vários Países

Fundamentalmente em todos os continentes os comandantes mores são responsáveis por comandar. São comandantes do grupo de instrumentistas e avaliados e por essa relação. O comandante mor é membro do corpo musical e considerado seu comandante. Possui várias nomenclaturas:

Comandante mor

Tambour major

Major das linhas de bateria

Drum major

Tambor mayor

E outros.

Um major de tambor nas forças armadas refere-se a alguém que lidera uma banda militar ou uma unidade de campo (corpo de bateria, banda de fanfarra, banda de tubo ou corpo de tambor e corneta). É um compromisso, não um posto militar. Os majores de tambor militar utilizam uma maça cerimonial para dar comandos durante a marcha. Em uma banda de tubos, o cilindro principal pode ser substituído por um tubo principal, que serve exatamente para o mesmo propósito.

Austrália

O Exército Australiano tradicionalmente denomina as nomeações da mesma maneira que o Exército Britânico. O major de tambor geralmente é um membro experiente do Corpo de Bandas do Exército Australiano, embora as especialidades de tambor em tubos e tambores regimentais sejam normalmente membros do Corpo de Infantaria Real da Austrália. Os majores de tambor geralmente têm a classificação de um suboficial sênior. No entanto, a capacidade é a principal qualificação para a nomeação: o membro mais alto ou mais graduado da unidade nem sempre é o major do tambor.

Canadá

As Forças Armadas do Canadá não exigem que o major do tambor seja um baterista. Sendo um antigo domínio britânico, grande parte da grande tradição canadense de tambores é inspirada pelo exército britânico. Também é influenciado pelas tradições da música do exército francês e americano e é uma parte essencial da bateria das Forças Canadenses.

Indonésia

As grandes Corporações Musicais indonésias têm uma tradição que é uma mistura de influências holandesas, americanas e britânicas. Os profissionais de bateria das Forças Armadas Nacionais da Indonésia e da Polícia Nacional da Indonésia também não precisam ser bateristas. Nas academias militar e policial, onde os cursos de bateria mudam anualmente, o único requisito é que sejam graduados em sargento cadete ou graduados em sargento. Nas bandas civis e policiais, existem de um a seis grandes músicos que atuam ao lado do diretor de música.

Rússia

Nas Forças Armadas russas, os majores de bateria (russo: Тамбурмажор) são oficiais comissionados, pois também servem como líderes e condutores da banda. Eles não precisam ser bateristas, mas devem ter uma longa experiência como bandman militar. O título foi introduzido em 1815 pelo Exército Imperial da Rússia. O uniforme consistia em galões de ouro / prata e um par de dragonas. O título foi abolido em 1865 apenas para regimentos do exército e seria reintroduzido para o Exército Vermelho em 1918. A posição seria atenuada até depois da Segunda Guerra Mundial, quando ganharam mais significado. As Forças Armadas soviéticas asseguraram que o modelo soviético (e mais tarde russo) de majores de bateria pudesse ser diferenciado da versão ocidental. O modelo russo foi usado em quase todas as ex-repúblicas soviéticas (exceção dos países bálticos, da Geórgia e da Ucrânia). Todos os majores de bateria russos são treinados em escolas e institutos de música militar, como a Escola de Música Militar de Moscou e a Escola de Música Militar e Condutores de Bandas Militares da Universidade Militar do Ministério da Defesa, que se graduam com o posto de tenente e durante desfiles carregam maças com o serviço ou uniforme completo.

Inglaterra

No Exército Britânico e no Royal Marines Band Service, um major de tambor detém a patente de sargento, sargento-mor / sargento de cor ou subtenente da classe 2. O Corps Drum Major RM e o Senior Drum Major Army detêm a classificação de subtenente da classe 1 Os majores da Royal Marines agora são sempre retirados do ramo de buglers e sempre iniciaram suas carreiras como baterista lateral (intitulado “bugler” nos Royal Marines, como os bateristas da RM são ensinados a tocar trompete de corneta e arauto, bem como bateria). e devem ter passado por vários cursos de música, habilidades militares e liderança ao longo de suas carreiras militares antes de serem considerados para um compromisso como major de bateria. Os profissionais de bateria no corpo de bateria regimental do Exército sempre são bateristas, mas não é necessário que os profissionais de bateria no Corpo de Música do Exército sejam, a nomeação sendo realizada por qualquer músico adequadamente qualificado (incluindo um baterista). Os majores de bateria da Royal Air Force detêm a patente de sargento, técnico chefe ou sargento de voo (com a RAF principal de tambor sênior sendo um subtenente) e não precisam ser bateristas. A insígnia da nomeação é quatro divisas pontiagudas usadas em uma pulseira enquanto na ordem das mangas da camisa ou quatro grandes divisas pontiagudas usadas na manga uniforme, encimadas por um tambor. No exército britânico, os sargentos / sargentos coloridos têm uma pequena coroa acima do tambor, enquanto os oficiais subtenentes classe 2 têm uma coroa maior e os subtenentes classe 1 usam as armas reais como de costume. Como o major de bateria faz parte da equipe do batalhão, ele veste uma faixa carmesim em vez de escarlate e se veste como subtenente, independentemente de sua posição. Ele é sempre referido e tratado como “Drum Major” ou “Sir” e não por sua classificação. Na RAF, um técnico chefe usa uma hélice de quatro pás acima do tambor, um sargento de vôo usa uma coroa e um oficial de guerra usa as armas reais. Os majores dos tambores da Royal Marines não usam emblemas adicionais para indicar uma classificação específica.

Estados Unidos da América

O sargento-mor Kady Miller lidera a III Banda de Forças Expedicionárias da Marinha como tambor major na Parada da Libertação do Guam de 75 anos em Guam em 2019. Os majores de tambor foram introduzidos pela primeira vez quando o continente norte-americano foi colonizado no século XVII, com os majores de tambor sendo o padrão em fife e corpo de tambores em 1775. As Forças Armadas dos Estados Unidos não exigem que o major de tambor seja um baterista, no entanto elas tem um conhecimento de música e tem a capacidade de ensinar todos os aspectos de treinamento e cerimônia. Os profissionais de bateria dos principais conjuntos militares usam chapéus de pele de urso quando estão no desfile.

Venezuela

O dever de tambor major nas Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela está presente apenas no corpo de tambores de formações militares e não em bandas militares.

Brasil

O Dever do Comandante Mor nas Forças Armadas Brasileiras está presente em Bandas de Formação Militares e Civis.


GARBO E POSTURA

garbo – gar·bo  – sm: 1 Elegância e boas maneiras. 2 Porte e presença imponentes. 3 Qualidade do que é feito com perfeição e primor.

Garbo significa elegânciadistinção, graça, boa aparência, bom portegalhardia. Ser garboso é ser esbelto, bem apessoado, ter porte vistoso, elegante, é se vestir bem, é ser impecável. Garbo é um substantivo masculino, com origem no italiano “garbo”, que significa “molde”, “modelo”. Ter garbo é ser sutil na maneira de vestir, na maneira de agir, é saber se comportar de forma elegante, demonstrando educação e distinção. Ter garbo é também ter cavalheirismo, ter gentileza, ter distinção de maneiras, ser amável e ter delicadeza de expressão. Ser garboso é ser uma pessoa que tem sentimentos de dignidade, de brio, decoro, de classe e cordialidade. A expressão “O pelotão desfila com garbo” é usada para fazer referência à postura militar, onde os soldados desfilam com um porte suntuoso e elegante.

Significado de Postura

substantivo feminino. Posição do corpo: postura reta.Expressão facial própria; semblante, fisionomia.Comportamento de quem sabe se portar; compostura.Modo de agir; comportamento: sua postura foi inadequada.Maneira de pensa; ponto de vista, opinião, posicionamento.[Zoologia] Os ovos que as aves põem durante certo número de dias; ação ou efeito de pôr ovos. expressão Postura municipal. Ordem emanada das câmaras municipais que obriga ao cumprimento de certos deveres de ordem pública.Etimologia (origem da palavra postura). Do latim postura.ae, “posição, lugar”.

DICA DE LEITURA:


BANDAS MARCIAIS E SEUS RESPECTIVOS COMANDANTES MORES EM VÁRIOS PAÍSES.

Alemanha

França

Itália

Espanha

Nova Zelândia

Rússia

Escócia

 

Brasil

Marcha Solene Brasileira