RETROSPECTIVA 2018 – PARTE 3

3
275

Enfim….. finalizamos a terceira e última parte da Retrospectiva 2018 agora:


MESES MOVIMENTADOS

Eventos nas associações de São Paulo, finais paulistas revelando muitas surpresas e uma garra nunca antes vista. Os eventos da Frente parlamentar acontecendo.

Mairiporã – SP foi a final estadual da Ocifaban. Muito disputada, terminou com uma certa polêmica nos resultados finais de banda marcial sênior, onde a Banda Lyra de Mauá sagrou-se campeã, com o Pio XII ABEC em segundo lugar. (seria um prenúncio do nacional?)

Bocaina – SP foi a final do Paulistão da FFABESP. Sem sombra de dúvidas, as corporações desta entidade tiveram um crescimento técnico sensacional, onde a Banda Alfeu Gasparini de Ribeirão Preto e a Banda da Juventude de Sertãozinho foram seus maiores destaques.


O GRANDIOSO E A FESTA DOS 20 ANOS

Caieiras em 2018 será inesquecível. Não pelo evento, que não deixou de ser especial, como sempre, mas sim pela festa dos 20 anos do portal de bandas e fanfarras do Brasil. Festa toda ela criada pela equipe PlanetaBandas, o momento foi de congraçamento e agradecimento a todos os anos que o PlanetaBandas fazia naquele dia. Todos os regentes receberam uma lembrança feita pela equipe. O bolo e os docinhos fizeram o charme da festa, e as camisetas que foram feitas para comemorar os 20 anos foram vendidas e fizeram o vestuário de muitos participantes no evento. Um dia inesquecível, onde a gratidão e a amizade, a qualidade e a história do primeiro meio de comunicação de bandas e fanfarras ON-LINE do Brasil se fizeram presente.

Nesta etapa, a equipe se competou: Niel e Ricardo fecharam o grupo que mais trabalha pelo meio.

Agradecemos aqui novamente à Célia e ao pessoal da Walther Weiszflog, pela acolhida e parceria. Afinal, só de Caieiras, o PlanetaBandas tem em 2018, 7 anos ininterruptos de transmissões, fotos e vídeos!


SEMPRE TEM UM MAS NA HISTÓRIA

Alguns problemas vieram a atrapalhar os trabalhos do PlanetaBandas em 2018. Impedidos e trabalhar em alguns eventos, deixamos de levar à vocês o nosso trabalho na final de Tremembé da Ocifaban (mas estivemos presentes, assistindo). Isso não atrapalhou projetos que ainda estavam em andamento, mas com certeza os prejudicados foram vocês: os participantes de bandas e fanfarras, que com centenas de mensagens, externaram sua indignação e repúdio a atitudes tomadas por conta de trabalhos de outros. A equipe só tem a agradecer as mensagens de todos vocês, e com certeza, isso nos vez ver quem são as pessoas do meio de bandas e fanfarras. Nada do que não sabíamos, apenas constatando fatos.


FOMOS ATÉ O FIM

Já que não estávamos em eventos de uma entidade, seguimos até o fim, cumprindo nosso compromisso, com outra entidade. A Copa do Brasil, da FFABESP, realizada em Tatuí – SP, fechou o ano com um verdadeiro espetáculo musical. Corporações como a filarmônica de Santa Rosa de Viterbo, Lyra Santana de Parnaíba, Alfeu Gasparini de Ribeirão Preto, Cristais Paulista e Juventude de Sertãozinho mostraram a que vieram. Também o excelente trabalho da OSIJA de Jacareí, coroaram o ano exemplar da entidade, com eventos até o mês de dezembro. Para nossa equipe, foi uma enorme satisfação e alegria estar neste dia em Tatuí, onde aproveitamos e agradecemos ao Presidente da FFABESP, Alexandre e ao secretário André, pela acolhida e confiança!


E VAMOS PARA O NORDESTE

Recife foi o local de mais um Campeonato Nacional da CNBF. Já esclarecendo, o PlanetaBandas não foi convidado a fazer trabalhos para a CNBF, mas fomos com recursos próprios para registrar as bandas marciais sênior, nos seus corpos coreográficos e balizas/mores. A CNBF já havia contratado terceiros para tal. E nós fomos. Diferente do que certas pessoas falam nas mídias sociais e mensagens de áudio e grupos de whatsapp, passagens pagas por nós, da equipe! Fala-se demais, faz-se de menos. E como dizemos: o PlanetaBandas incomoda. Lamentável.

Horas e horas de uma ida difícil, onde o Aldo, da Stanford nos fez companhia, depois de mais de 12 horas, saindo de SP, chegamos à Recife. Passamos 1 dia descansando e conhecendo as praias mais famosas, para no domingo, efetuar nosso trabalho.

Foi exemplar: um evento muito bom, local excelente, grande público. A categoria sênior, predominantemente do nordeste, tinha no Pio XII – ABEC – SP, a única corporação de fora. Um campeonato único. Do resultado, o PlanetaBandas se exime de qualquer comentário, devido à grande repercussão negativa que isso gerou no movimento. Sabemos que a CNBF tomou medidas necessárias, mas isto e o próprio resultado não são alvo desta retrospectiva. Deixamos isto à CNBF, os envolvidos e os demais.


2018 TERMINA

Com mais de 10 eventos com nossos trabalhos, mais de 200 artigos no site e cerca de 10 mil pessoas em todas as nossas mídias socias, 2018, mesmo com alguns percalços, se mostrou o Ano do PB. Estamos felizes de terminar o ano sendo o ponto de informação de muitas pessoas que amam e fazem o meio de bandas e fanfarras. E assim seguiremos em 2019.

 


SAUDADE

2018 será marcado pela ausência de muitas pessoas queridas e importantes que nos deixaram: Cel. José Guerci, Edson Rodrigues (Moita), os alunos da FAMOEB que sofrearm um acidente indo a uma etapa do campeonato baiano, dentre outras pessoas. Importantes, que lutaram por nosso meio de bandas e fanfarras. Importantes, pois jamais serão esquecidas. Importantes pois dedicamos esta retrospectiva a elas.


2019 VEM AI

O PlanetaBandas não parou… e não vai parar. Vamos pra cima! Temos que seguir sempre no caminho da divulgação correta das bandas e fanfarras, de forma a mostrar não só aos do meio, mas a todos, que cultura de bandas e fanfarras não morre! Ela vive e está inserida no contexto cultural.

Esperamos um 2019 melhor para todos. Se erramos, aprendemos. Se acertamos, continuaremos. E se querem mais, terão um PlanetaBandas mais junto de vocês.

Um 2019 musical e marcial a todos.


Equipe PlanetaBandas – SBC – SP

3 COMENTÁRIOS