Recife recebe Concerto de Páscoa gratuito do Conservatório Pernambucano de Música

0
264

O conservatório Pernambucano de Música realiza um Concerto de Páscoa nesta quarta-feira (28), com entrada gratuita. A apresentação começa às 19h30 na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, e é o primeiro evento aberto ao público após a reforma do templo.

Tendo a paixão, morte e ressureição de Cristo como temas do concerto promovido em parceria com o Instituto Dom da Paz, solistas e a Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob a regência do maestro José Renato Accioly, interpretarão músicas do período barroco. As canções abordam a trajetória do filho de Deus em uma apresentação dividida em duas partes e com 28 músicos.

A primeira parte do concerto é um ciclo de sete pequenas cantatas dedicadas a uma parte do corpo crucificado de Jesus, com composições do organista alemão Dieterich Buxtehude. Acompanhados pela orquestra, cinco solistas cantarão sobre as feridas do Nazareno na cruz.

Na segunda etapa da apresentação, dois solistas vocalizam sobre o momento em que Maria pega Jesus nos braços após ele ser retirado da cruz. O violinista italiano Giovanni Battista Pergolesi compôs as canções dessa parte do concerto, que é uma meditação sobre o sofrimento de Maria ante a crucificação e morte de seu filho.

Quem quiser ir de carro ao concerto pode estacionar o veículo no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, que conta com esquema de policiamento para garantir a segurança e o conforto do público. O evento tem apoio da Arquidiocese de Recife e Olinda, Oratório São Pedro dos Clérigos, Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Serviço:

Concerto de Páscoa do Conservatório Pernambucano de Música

Quarta-feira (28), às 19h30

Igreja de São Pedro dos Clérigos – Pátio de São Pedro, Santo Antônio, Recife

Entrada gratuita