1º Congresso Sul Brasileiro de Mór de Comando

0
535

Vem aí o 1º Congresso Sul Brasileiro de Mór de Comando

Antes tido apenas como mais uma das alegorias em uma banda ou fanfarra, agora, os mores de comando Brasil afora estão cada vez mais se especializando, realizando eventos próprios e adquirindo novas técnicas. Se por um lado isso é maravilhosamente bom para o segmento, por outro, é preciso que todos falem a mesma língua, que todas as vertentes sejam respeitadas e que ninguém saia prejudicado, ou por seguir o estilo drum major ou por seguir uma linha marcial mais estática.

É por isso que Celso Marczal, mór de comando da Banda Marcial Faber, de União da Vitória (PR), realizará, em 2018, o 1º Congresso Sul Brasileiro de Mór de Comando. O evento acontece de 31 de maio à 3 de junho, no município paranaense. A programação conta com palestras, exposições, mesas redondas e plenárias.

“Cabe ressaltar que a organização deste evento parte da percepção da necessidade de um momento e espaço para discussões a respeito da figura do mór de comando das corporações musicais e não está vinculada a nenhuma organização. É uma iniciativa particular, mas que na medida do possível se propõe a congregar todas as associações”, ressalta Marczal, que tem um longo histórico de avaliador de mores em diversas competições bandísticas.

Apesar de ainda faltar um bom tempo para a realização do seminário, a divulgação já está sendo feita por Celso, que o faz pensando na organização antecipada do evento que, segundo ele, entrará para a história. “Contará com pessoas de renome na área, que muito colaboram. De preferência, contamos com mores da região Sul, porém, contamos com integrantes de demais estados”, finaliza.

Programação

Quinta-feira (31): abertura oficial e palestra com Elizeu Miranda;
Sexta-feira (1º): exposição e mesa redonda com Ana Freitas, Alexandre Pollini e Gilson Kindermann;
Sábado (2): plenária alinhando conceitos e passeio cultural;
Domingo: plenária final e encerramento.

Serviço
1º Congresso Sul Brasileiro de Mór de Comando;
31 de maio à 3 de junho de 2018;
União da Vitória (PR);
Mais informações: 42 999993528 (Celso Marczal).

por Wilson Schmidt Junior