PR – Campeonato de bandas e fanfarras atrai grande público em Apucarana

Ao todo, 15 corporações de diversos municípios paranaenses participaram da competição

0
193

Apucarana sediou no domingo (16/10) o 3º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras. O evento, realizado na Rua Talita Bresolin, junto ao Espaço das Feiras, atraiu grande público. Ao todo, 15 corporações de diversos municípios paranaenses participaram da competição.

O campeonato foi uma realização da Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras (LPBF) e Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Núcleo Regional de Educação (NRE).

A competição transcorreu na tarde de domingo, no período das 13h30 às 19h30, sendo prestigiada pelo prefeito Junior da Femac, que esteve no local acompanhado da filha Luisa Martins. Também estiveram presentes a professora Maria Agar, secretária da Promatur, o secretário municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, e a vereadora Jossuela Pirelli.

Junior da Femac reiterou que o campeonato marcou a retomada da agenda presencial da liga paranaense no pós-pandemia. “Apucarana já havia sediado o último campeonato estadual, em 2019, e agora os apucaranenses tiveram novamente a oportunidade de acompanhar as belíssimas apresentações”, frisa Junior da Femac.

As corporações musicais concorreram nas categorias Banda de Percussão, Banda Musical de Concerto, Banda Musical de Marcha e Banda Marcial. O campeonato foi disputado nas faixas estárias infanto-juvenil, juvenil e sênior. Além da premiação em troféu, os vencedores de cada categoria se classificaram para o Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras. “Estiveram presentes em Apucarana bandas e fanfarras de diversos municípios, como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Luiziana, Curitiba, Laranjeiras do Sul, São José dos Pinhais ”, cita Maria Agar, secretária da Promatur.

De acordo com Johnny Liberatti, presidente da Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras, o campeonato tem como objetivo a promoção do intercâmbio entre os integrantes, o aprimoramento de métodos e técnicas artísticas e estímulo à criação de bandas e fanfarras, sendo também classificatório para a etapa nacional.