Perspectiva | Educação musical durante o COVID-19

0
141

Em março do ano passado, eu estava sentada no auditório da Wake Forest University com os meus alunos de coral quando o mundo fechou. Estávamos participando do Music Performance Adjudifications (MPA), patrocinado pelo coral da North Carolina Music Educators Association (NCMEA). O evento anual é algo pelo qual corais, orquestrais e conjuntos de bandas em toda a Carolina do Norte aguardam e passam meses se preparando para se apresentar para os jurados que dão uma pontuação e comentam sobre sua apresentação.Meus alunos prepararam e aperfeiçoaram duas músicas para o evento – e eles puderam se apresentar e receber sua pontuação. Muitos alunos em todo o estado não tiveram tanta sorte.

No lindo dia de primavera, a liderança do NCMEA tomou a decisão de encerrar todos os eventos do ano. Foi uma boa decisão. Não tínhamos certeza sobre esse novo vírus – e os órgãos competentes estavam fechando escolas e proibindo as viagens dos alunos. Porém, foi uma grande decepção para muitos alunos e professores em áreas onde os eventos do MPA foram cancelados devido ao COVID.

Eu me senti – junto com muitos de meus colegas – como uma nova professora. Tudo que eu sabia e me sentia confortável em fazer foi redefinido em um dia. Meu mundo foi virado de cabeça para baixo. Mas, como sempre, os professores de música redefinida sua resiliência, sua flexibilidade e seu compromisso inabalável com os alunos.

Eles passaram horas pesquisando na internet por ideias de planos de aula; assistiram a várias aulas sobre a melhor tecnologia para educação musical; participaram de bate-papos na sala do Zoom com outros educadores musicais para compartilhar as melhores práticas; mas, acima de tudo, eles estavam lá com seus alunos todos os dias, ajudando-os nesse período difícil e dando-lhes como habilidades sociais e emocionais necessárias para lidar com a pandemia.

Os professores de música são únicos, pois ensinam os mesmos alunos por vários anos. Conhecemos suas famílias e por isso a comunidade construída na sala de música se estende além das paredes da sala de aula. Essas relações têm sido a chave para o nosso sucesso durante a pandemia.

Como você ensina música aos alunos remotamente?

Os Padrões Essenciais de Ensino Fundamental e Médio da Carolina do Norte incluem competências que não são necessariamente baseadas no desempenho. Muitos professores seguiram esses padrões e ensinaram teoria musical e aulas de história aos alunos, exploraram a música de outras culturas, épocas e lugares e alunos aos alunos um mundo de possibilidades para carreiras musicais.

Professores de todo o estado produziram excelentes trabalhos virtuais na tentativa de tornar esse período o mais normal possível para alunos e pais. Performances virtuais são uma bela maneira de fazer música juntos durante esse tempo de isolamento, mas adequada uma curva de aprendizado íngreme para alunos que estão acostumados a cantar em grupos e muitos horas extras de trabalho para os professores.

A produção de um coral virtual pode levar cerca de 50 horas para que um professor de música edite e sincronize os envios de áudio e vídeo. Os alunos têm lutado com a tecnologia para gravar e enviar seus vídeos. Meus alunos relataram que se sentiram expostos e nervosos sobre o compartilhamento de áudio de um canto solo gravado isoladamente de outros membros do coral e da produção de vídeos que foram transformados para o mundo por meio de links compartilhados.

Em um mundo de mídia social, os alunos parecem confortáveis ​​em compartilhar suas vidas publicamente. Em março de 2020, professores de música descobriram que essas “habilidades” da mídia social não foram transferidas para coro, banda e orquestra. Um ano depois, os alunos registraram-se o suficiente para se sentirem melhor sobre o processo.

Certamente, eles aprenderam muito sobre tecnologia e melhoraram suas habilidades de produção. Veja abaixo um coro virtual colaborativo formado por seis coros de Kernersville, Carolina do Norte. O vídeo foi feito no outono de 2020.

O NCMEA se ajustou à pandemia oferecendo uma conferência virtual para educadores musicais e vários webinars sobre tecnologia e técnicas de ensino. O comitê Visão Inclusiva para Educação Musical (IVfME) produziu webinars sobre pedagogia de música gospel, ensino culturalmente responsivo, uso de hip-hop em sala de aula e percussão contemporânea.

A seção de bandas do NCMEA produziu algumas performances virtuais em todos os distritos e agora está realizando audições virtuais para conjuntos de estudantes de todos os estados. A banda distrital do colégio tocou “Pipe and Thistle”, de Carol Brittain Chambers. A banda distrital do ensino médio para “Off the Edge”, de Alex Shapiro. Abaixo, você pode ver o lançamento de “The Fire Within” pela Orquestra All-State Honors da Carolina do Norte em 2020 .

 

O comitê do Mês de Música em Nossas Escolas (MIOSM) lançará em breve um vídeo do coral virtual de 100 cantores do ensino fundamental e médio de todos os distritos de nosso estado.

Março é o MIOSM e uma apresentação de coro de todos os estados de “We Rise”, uma canção escrita pelo professor de música elementar e membro do NCMEA Adam Mitchell, servirá como uma celebração da música nas vidas das crianças da Carolina do Norte. Todos os alunos nas apresentações virtuais do NCMEA são membros do coro, banda ou orquestra de sua escola em casa.

Alunos e professores participaram dos ensaios pelo Zoom por duas horas em um sábado e passaram horas incontáveis ​​com seu professor preparando seu vídeo individual para ser enviado. A NCMEA contratou uma produção profissional para compilar vídeo e áudio de alunos de todo o estado.

Todos nós temos feito o nosso melhor para continuar a educação para os alunos em todo o estado. Eu acredito que os professores de música são os professores que mais trabalham no estado. Eles desistem de noites e fins de semana para participar de eventos com seus alunos e se apresenta para sua comunidade.

Eles sacrificam o tempo da família e objetivos pessoais para garantir que seus alunos tenham a melhor experiência musical possível. Eles constroem vínculos com seus alunos que duram a vida toda. Desde março de 2020, os professores de música se dedicam aos seus alunos como nunca antes – tentando tornar a vida o mais normal possível durante esse tempo de isolamento.

Encorajo os administradores e legisladores a reconhecer o poder da música e dos educadores musicais na vida dos alunos, à medida que orçamentos e decisões são feitos para a construção de um bom cidadão.

Nossos alunos precisarão de nós enquanto se ajustam à vida pós-pandemia. Recentemente, li uma declaração nas redes sociais: “A vida voltará ao normal quando houver música ao vivo novamente.” Eu concordo com essa afirmação, mas gostaria de oferecer uma versão revisada que seja verdadeira para os alunos da Carolina do Norte:

“A vida vai voltar ao normal quando houver música comunitária de novo!”

Carol Earnhardt, presidente, NCMEA

Fonte: https://qku23dy6ljp2fu6ea7pmhkwgfu-adwhj77lcyoafdy-www-ednc-org.translate.goog/perspective-music-education-during-covid-19/