Abertas às 9h desta quarta-feira (2), as inscrições para a sétima turma do curso de Técnicas e Boas Práticas para Regentes do Orquestrando São Paulo as vagas foram preenchidas em 2 horas. O início do curso será nesta segunda-feira (7 de janeiro), sempre no ambiente online do Orquestrando São Paulo – SESI/SP.
Desenvolvido pelo maestro Edson Beltrami com o objetivo de contribuir para o aprimoramento na formação dos maestros, o curso é totalmente gratuito e de forma online. De acordo com o maestro Beltrami, o curso é direcionado a quem já trabalha com regência, oferecendo, por exemplo, noções para desenvolver uma estratégia de marketing com pouco dinheiro, como envolver a comunidade no trabalho da orquestra e como fazer a captação de recursos para manter as atividades da orquestra, tema de grande interesse dos alunos.
“O curso oferece técnicas de regência, mas esta não é a parte principal, nas aulas são mostradas estratégias que todos os alunos podem aplicar com ou sem orçamento generoso”, explica Beltrami, dizendo ser esse o diferencial, além é claro, do envolvimento do maestro João Carlos Martins.
Iniciado em 2017, o curso já atendeu 600 regentes e deve chegar a 1000 neste primeiro semestre de 2019. Para a sétima turma foram aprovados 163 alunos e a nova turma terá início em 28 de janeiro.
Composto por três módulos online, o curso criado pelo maestro Edson Beltrami, e desenvolvido pelo Sesi/SP é totalmente gratuito e ministrado em uma plataforma intuitiva com monitoria para sanar possíveis dúvidas. Além das técnicas para o aperfeiçoamento da atuação dos músicos como regentes, as aulas pretendem difundir noções sobre a gestão de uma orquestra.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – Estabelecendo a Estrutura
AULA | TÍTULO | DESCRIÇÃO |
0 | ABERTURA | Breve descrição do Curso, dos Módulos, Materiais que serão disponibilizados, e objetivos almejados até o final do curso. |
1 | Breve história da Regência | · Cronologia· Responsáveis pelas principais mudanças e melhoramentos · Razões responsáveis por essas mudanças · Etc. |
2 | Responsabilidades do Regente | Sobre todos os aspectos que envolvem o trabalho do maestro:· Conhecer com exatidão as características de seu grupo · Busca diária pelo crescimento técnico do grupo · Pesquisa de Repertório · Buscar capacitação técnica pessoal · Preparação dos ensaios (agenda) · Realizar ensaios · Realizar concertos |
3 | O Regente como Administrador | Somado às responsabilidades tradicionais, torna-se cada vez mais imperativo que o regente assuma um papel de administrador de seu grupo, bem como de toda a estrutura em volta dele. Isso envolve aspectos como: · Marketing · Gestão financeira · Busca de soluções externas para os problemas · Busca de melhorias trabalhistas · Contato permanente com os eventuais mantenedores do trabalho (poder público ou privado) · Patrocínio |
4 | Estrutura | Sobre a importância de se ter uma estrutura física adequada para o trabalho. Isso envolve aspectos como:· Sala de ensaio adequada (soluções acústicas simples ?) · Sala de arquivo (partituras) · Sala de instrumentos · Sala ou Local de Concertos e apresentações · Etc. Bem como os responsáveis por esses setores: · Limpeza · Manutenção das salas · Arquivista · Manutenção e cuidado com instrumentos · Etc. |
5 | O Regente como Motivador | O Regente deve desempenhar um papel central como motivador, proporcionando sempre ferramentas para o desenvolvimento técnico de seus músicos. Isso pode ser feito:· Promovendo cursos especiais locais com profissionais capacitados convidados. · Divulgando cursos e incentivando a participação dos músicos nesses eventos. · Promovendo intercâmbios com professores capacitados de sua própria região. · Organizando a presença de seus músicos em concertos (e posterior análise). · Etc. |
6 | Escolha de Repertório | Sobre a importância de se levar em conta alguns critérios na escolha de repertório. Critérios como:· Nível técnico do grupo · Nível técnico do regente !!! · Interesse do público · Necessidades imediatas (repertório específico para eventos específicos) · Responsabilidade Artística Como organizar esses repertórios: · Por cronologia · Por temática · Por diversidade · Etc. |
7 | Leis de Incentivo I | Uma breve descrição das leis existentes e suas características. |
8 | Leis de Incentivo II | Algumas “dicas” na obtenção de patrocínio através das Leis de Incentivo. |
9 | Promovendo o próprio crescimento | O que compõe o desenvolvimento técnico do regente e oque isso reflete na qualidade de seu grupo. |
10 | Marketing | Estratégias Simples |
11 | Conclusão de Módulo | Avaliação geral |
MÓDULO II – Conhecimento e Técnica
AULA | TÍTULO | DESCRIÇÃO |
0 | Abertura | · Uma breve explicação do Módulo que se inicia e proposição de preparação.· Apresentação do Material que será utilizado. · Explicação de como o participante deve se preparar para as aulas. |
1 | Preparação para o Ensaio | · Escolha do Material a ser ensaiado.· Preparação técnica para o ensaio. · Antecipação de problemas e suas soluções. · Estudo do Gestual adequado das obras. · Os objetivos previstos para o ensaio. · Preparação da estrutura necessária para o ensaio. · Montagem do grupo baseada na necessidade das obras (Quantos músicos, quais instrumentos, cadeiras, partituras, etc.). |
2 e 3 | Análise de Partitura | Faz parte do ritual do regente conhecer profundamente o material que será trabalhado em seu grupo em todos os aspectos:· Harmônico; · Formal, · Histórico, · Estético, · Instrumental, · Emocional, · Etc. |
4 | O ensaio | · O ritual do ensaio.· O tratamento cordial. · A dinâmica do ensaio. · Agilidade na resolução de problemas. · O Olhar. |
5 | Gestual 1 | · Sobre a Batuta.· Função das Mãos. · Energia e Tamanho do movimento. · Básico do Up-Beat |
6 | Gestual 2 | · Independência das Mãos.· Continuação do Gestual. |
7 | Gestual 3 | · Respirações.· Entradas. |
8 | Gestual 4 | · Legato,· Staccato, · Padrão
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9 | Gestual 5 | · Compassos Alternados,· Compassos Irregulares. |
10 | Gestual 6 | · Compassos Alternados (continuação),· Sobre a Fermata |
10a | A Personalidade do Gestual | A importância de desenvolver a personalidade própria de sua regência mantendo porém;· A eficiência dos movimentos, · A coerência do gestual com a obra que está sendo executada. · O componente emocional da obra. |
11 | O Concerto | Preparação e Execução· Ritual do Concerto · Preparação da Estrutura Física · As funções diferentes do Regente durante o Concerto · Análise e autocrítica pós concerto. |
MÓDULO III – Outros Aspectos: Estruturais e Técnicos, Ética
AULA | TÍTULO | DESCRIÇÃO |
1 | Colaboração | Incentivar a formação de grupos tecnicamente melhores e/ou maiores através da colaboração em suas comunidades. |
2 | Básico Instrumental 1 | Noções Básicas de Instrumento – Respiração |
3 | Básico Instrumental 2 | Noções Básicas de Instrumento – Flauta |
4 | Básico Instrumental 3 | Noções Básicas de Instrumento – Palheta Dupla (Oboé ou Fagote) |
5 | Básico Instrumental 4 | Noções Básicas de Instrumento – Palheta Simples (Clarinete/Saxofone) |
6 | Básico Instrumental 5 | Noções Básicas de Instrumento – Metais (Trompete) |
7 | Básico Instrumental 6 | Noções Básicas de Instrumento – Metais (Trombone) |
8 | Básico Instrumental 7 | Noções Básicas de Instrumento – Cordas (Violino /Viola) |
9 | Básico Instrumental 8 | Noções Básicas de Instrumento – Cordas (Violoncelo/Contrabaixo) |
10 | Básico Instrumental 9 | Noções Básicas de Instrumento – Voz |
11 | Básico Instrumental 10 | Noções Básicas de Instrumento – Percussão |