INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP
17 à 21 de junho de 2019
Desde de 2008 a ABT realiza encontros anuais com a participação de artistas, pesquisadores e pedagogos de alta performance. O sucesso da iniciativa atrai anualmente centenas de participantes dos mais diferenciados estados brasileiros, bem como de outros países.
A atuação de diferenciados trompetistas, nacionais e estrangeiros, fez com que a associação alcançasse prestígio internacional e se tornasse um Capítulo Afiliado da International Trumpet Guild (Associação Internacional de Trompetistas), a maior organização dedicada ao trompete no mundo.
Em sua 11ª edição, o Encontro Internacional da ABT novamente reunirá trompetistas de renomadas instituições internacionais e nacionais, por meio de uma intensa programação artística e científica, dando sequência ao formato consolidado do evento que se caracteriza pela articulação entre a produção artística, a pedagogia do instrumento e a pesquisa na área.
É importante destacar que nos últimos anos, a América do Sul tem demonstrado sua importância no cenário musical mundial. É notório que entre os países da América do Sul que apresentam maior atividade trompetística, destacam-se o Brasil, a Argentina, a Colômbia, o Peru e a Venezuela. Os referidos países possuem grupos musicais de reconhecido nível artístico, além de importantes universidades que disponibilizam o ensino e a pesquisa na área do trompete.
Desta forma, o Encontro de 2019 promoverá a participação de convidados de cada um desses países. Os trompetistas convidados realizarão, além das atividades de performance em recitais, concertos e máster classe, uma comunicação a respeito da história do instrumento em seu país, irão destacar os principais intérpretes e pedagogos de referência de sua nacionalidade, além de apresentarem o resultado de pesquisas atuais na área. Essas atividades ocorrerão em palestras e mesas redondas ao longo da programação.
Ao realizar esse evento, a ABT espera traçar um panorama do repertório e da pedagogia do trompete na América do Sul na atualidade, documentar e difundir a ação pedagógica, histórica e performática do instrumento nessas regiões e consolidar a atuação dos instrumentistas sul americanos ao iniciar ações para a criação de uma associação sul americana de trompetistas.
O Programa de Pós-Graduação em Música da Unicamp foi eleito para sediar o XI Encontro Internacional da ABT não apenas por sua excelência em pesquisa, ensino e produção artística, mas também pela sólida infraestrutura e diversidade musical contemplada em suas atividades, o que favorece a ênfase na multiplicidade musical proposta pela temática da Associação.
O evento reunirá palestras, conferências, master classes, seções de “bate-papo com o mestre”, concertos, prelúdios musicais, jam sessions, concurso ABT 2019, mesas
redondas, seções de comunicações acadêmicas, apresentação de pôsteres, exposição de instrumentos musicais e acessórios, além da reunião anual da ABT.
Presenças confirmadas:
Suzel Reily (UNICAMP – Brasil), Vicente Honorato (Stomvi – Espanha), Pacho Flores (Deutsche Grammophon/Stomvi – Venezuela), Valentin Garvie (Hessischer Rundfunk e Crespo Brass Ensemble – Argentina), Franco Carranza (Orquestra Sinfônica Nacional do Peru – Peru ), Juan Avendaño (Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia – Colômbia); Elieser Ribeiro (OSPA – Brasil), Daniel D’Alcântara (EMESP – Brasil), Marlon Humphreys e Tassio Furtado (OFMG – Brasil) Nailson Simões (Unirio – Brasil), Silvério Pontes (Artista free lancer – Brasil), Joatan Nascimento (UFBA), Moisés Alves (OSTNCS – Brasil), Orquestra Sinfôncia da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Grupo de Trompetes da Unicamp, Lyra Bragança (Marcos Bonna), Exposição de Instrumentos musicais e acessórios (Stomvi, MB Cases, Engelman, Thein entre outras empresas…).
Esperamos que todos aproveitem muito esses cinco dias de intensa troca de experiências do mundo do trompete aqui na Unicamp. Reiteramos que esse evento foi preparado com muito carinho e empenho para que todos os amantes do instrumento, profissionais ou não, se satisfaçam com o que há de mais especial em nosso fazer musical: tocar, aprender, pesquisar, discutir, ensinar, desfrutar…
Sejam todos muito bem vindos!
Paulo Ronqui
- Organizador do XI Encontro Internacional da ABT
- Professor de Trompete do Curso de Música e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Música – Instituto de Artes da Unicamp