Nota de Falecimento – Cel. José Guersi

0
670

Informamos que na madrugada de hoje (13 de novembro de 2018), faleceu o Cel. José Guersi, conhecido no meio de bandas e fanfarras do estado de São Paulo, como avaliador de diversos campeonatos, desde os tempos do concurso da Rádio Record de 1970/1980 até os campeonatos estaduais da SEET, do governo do estado de SP.


Coronel Guersi fez em 2010, uma carta aberta, pedindo a união das entidades de bandas e fanfarras do estado de São Paulo. Esta carta, que gerou muita repercussão, é reproduzida pelo PlanetaBandas:

CARTA ABERTA ÀS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS BANDAS E FANFARRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Desde 1959, quando fui convocado pelo saudoso Pardilan Goiano, para dar instruções de ordem unida na Fanfarra do Colégio São Judas Tadeu da capital, dediquei-me a apoiar o movimento das bandas e fanfarras no Estado de São Paulo. Assim foi em todo período da Rádio Record, depois na Secretaria de Esportes e Turismo e nos últimos 15 anos com a Confederação Nacional.

Desde lá, vejo e sinto a defasagem do movimento no estado de São Paulo. Corporações musicais de alto nível, de várias categorias divididas em grupos regionais, em facções que diria politicamente antagônicas. Também vejo novas propostas de trabalhos técnicos musicais, que mesmo que não seja a realidade nacional, merecem respeito. E porque não estão integradas ao movimento nacional? Porque estão alheias e sem acesso ao seu órgão máximo institucional? Isso precisa acabar.

Diante do meu desabafo, proponho:

Gostaria de convidar para uma reunião aberta e democrática todos os representantes dos seguimentos do nosso movimento no estado de São Paulo (federação, associações regionais, ligas e outras representações) que possam proporcionar a união definitiva do movimento de bandas e fanfarras no estado, caso assim o desejem.

Por fim, encaminho essa solicitação a todos os órgãos e sites constituídos em apoio às bandas e fanfarras do Estado de São Paulo e solicito a divulgarem essa proposta.

Rogo, que o respeito que a mim delegaram nos últimos anos tenham sido sinceros e atendam a essa convocação.

Gostaria de ver esse desejo concretizado.

Cel. José Guersi – 2010


NOTA: Temos certeza de que seu desejo foi atendido, graças à Frente Parlamentar e a união das 4 entidades representativas do estado de São Paulo: FFABESP, OCIFABAN, AFABAN e Associação de Fanfarras e Bandas da Região de Ribeirão Preto.


  • Velório: Cemitério da Vila Aplina – SP
  • Enterro: 13/11/2018 – 16:00