EDITORIAL: Nossa cultura está sendo incinerada

0
185

Triste o fato do Museu Nacional do Rio de Janeiro ser destruído por um incêncio. A prova final do descaso total dos governantes perante a cultura de um estado e país. Mas indiretamrnte, o meio de bandas e fanfarras está sendo queimado a muitos anos.

As enormes dificuldades encontradas para se manter uma corporação musical, o descaso com a cultura deste nosso segmento musical tão amado e querido, a não profissionalização de nossos maestros, dirigentes, coreógrafos e acima de tudo, a falta total de interesse do estado, levam às nossas bandas e fanfarras, “incêndios” que muitas vezes são de perda total.

As coisas estão mudando, com prefeituras e até estados dando mais atenção e apoio às Federações, associações e grupos musicais (vide os estados de Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba). Mesmo assim, estamos longe do que seria o ideal. Não sendo uma crítica, mas sim um apontamento.

Que nestas eleições possamos usar nosso direito para escolher, com sabedoria e certeza, os apoiadores de nossas bandas e fanfarras. Para que não só o meio musical, mas como o cultural em todo o Brasil seja muito bem visto, apoiado, amparado e cuidado, evitando assim, futuros “incêndios”.

Marcio Mazzi Morales
CEO – PlanetaBandas Divulgação Marcial