COMO FOI O I CONCURSO DE FANFARRAS E BANDAS DE SÃO VICENTE – SP

0
692

Mais de 15 corporações do Estado se apresentam em São Vicente, no ultimo dia 26 de Agosto, no I Concurso de Fanfarras e Bandas da cidade. Esta etapa da competição estadual iniciou-se às 10:30 horas, devido a preparação de uma estrutura composta por 3 tendas de 20 m2, para proteção dos músicos e demais participantes da chuva, algo que foi incessante durante todo o dia.

Com a chegada de uma frente fria, o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta alertam que os ventos moderados provenientes do sul resultaram em ondas que ultrapassaram os dois metros de altura no estuário. Isso influênciou todo o evento, que apresentou além de chuva ininterrupta, a invasão do mar sobre o calçadão da praia do Gonzaguinha, inviabilizando o evento no local. Tudo isso, acompanhado de forte frente fria, que baixou as temperaturas no nocal para 12 graus.

São Vicente sediou o primeiro de 12 eventos que serão realizados em diversas cidades do Estado até o fim do ano. O concurso de bandas e fanfarras deste domingo (26) aconteceu na Avenida Antonio Rodrigues, no Gonzaguinha. A organização estimou um público de mil pessoas,mesmo com muita chuva e a troca do evento para uma escola estadual próxima. Além dos 1.000 integrantes das 15 corporações que disputaram o concurso. A abertura foi na na Praça Heróis de 32, com as apresentações das bandas da Reserva Militar da Baixada Santista e de Percussão do Projeto semi-profissionalizante Especial 1 (Jovens Especiais).

O concurso foi dividido em duas categorias etárias, juvenil, até 19 anos, e sênior, em que participam pessoas de todas as idades, e em três categorias técnicas: bandas musicais, bandas de percussão fanfarras e as bandas marciais. Cada corporação teve o tempo máximo de 20 minutos, com a supressão de marcha na Avenida Antonio Rodrigues, devido a chuva e apresentação das músicas foi na na Praça Heróis de 32. A bancada de avaliação foi composta por 16 profissionais do Estado e da Baixada Santista. Entre os critérios de julgamento foram: musicalidade, sincronia, desempenho e figurino. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um troféu.

Ao todo, foram inscritas bandas e fanfarras de 12 cidades do Estado. São Vicente foi representada pela Corporação Musical (Comusv) de São Vicente, da Escola Estadual (EE) Prof. Leopoldo José Sant’ Anna e Corporação Musical e Coreográfica de Santos (Comucos).

O evento foi realizado pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP), Conservatório de Tatuí e da Organização Social Cultura e Arte ABAÇAÍ, junto a entidades parceiras de bandas e fanfarras do estado (AFABAN, OCIFABAN e ABFRRP), e conta com o apoio da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

“Temos a preocupação de resgatar o olhar para as bandas e fanfarras, principalmente porque a maioria é composta por jovens. Por isso, até o dia 02 de dezembro, realizaremos o evento em várias cidades do estado”, afirma André Luis Barbezani, um dos organizadores do concurso e secretário da FFABESP.

Acompanhe a reportagem da TV Tribuna – Afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, sobre o evento clicando aqui !

A cobertura do evento ficou a cargo do PlanetaBandas e do canal FomTV

Todas as informações, fotos, vídeos e resultados estarão na fan page da FFABESP no Facebook! Curta, acompanhe e divulgue!


Reportagem: Montanha / Apoio: Jm/Luana