Banda Filarmônica de Itajaí comemora 30 anos de existência com concerto gratuito

0
551
No próximo dia 12 de junho, uma das melhores bandas marciais do estado de Santa Catarina comemora 30 anos de existência. Trata-se da Banda Filarmônica de Itajaí (BFI), situada no Litoral Norte do estado. A entidade é responsável pela formação de centenas de músicos ao longo dos anos e lembra a importante data com um super concerto gratuito voltado para toda a comunidade regional.

De acordo com o maestro Luis Alberto Martins de Freitas, que também é diretor da filarmônica, o evento, intitulado de Uma Volta pelo Brasil, ocorre no Teatro Municipal de Itajaí, a partir das 20h. “O concerto comemorativo de 30 anos será dividido em três blocos. Inicia como orquestra, depois passa para grupos e retorna como banda”, ressaltou o músico, em entrevista concedida ao portal Casa das Fanfarras.

A banda

Entre os objetivos da Banda Filarmônica de ITajaí está em representar o município nas atividades cívicas, festivas, competitivas, comemorativas e educacionais no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. A Banda Filarmônica já conquistou vários prêmios, entre eles o de tricampeã estadual e bicampeã interestadual, além de receber uma menção numa cartilha editada pelo Projeto Bandas do Estado de Santa Catarina como modelo de gestão organizacional, formação, instrumentais e atribuições.

Calcula-se que nestes 30 anos de história, mais de três mil alunos já passaram pela Banda Filarmônica de Itajaí. “Ela tornou-se referência no nosso Estado por sua qualidade expressiva de execução, resultado do empenho da equipe de professores e alunos”, destaca o maestro da Banda Luis Alberto Martins de Freitas.

São oferecidas gratuitamente oficinas dos seguintes instrumentos: Trompa, eufônio, trombone de vara, trompete, tuba, bateria, percussão de marcha, sinfônica e popular e dança. As aulas são ministradas por uma equipe de professores da rede municipal que atendem atualmente cerca de 300 alunos entre 8 e 17 anos no contraturno escolar.

Para inscrever-se na Banda é necessário que o aluno tenha no mínimo 8 anos completos dirigir-se até a sede da banda que fica anexa a Escola Básica Aníbal César no bairro São Vicente com o pai, mãe ou responsável e levar os seguintes documentos: Fotocópia da Identidade ou certidão de nascimento, fotocópia da identidade dos responsáveis, 1 foto 3X4 e comprovante de residência.

A Banda mantém três polos nas seguintes escolas: Escola Básica Aníbal César no São Vicente, Escola Básica Profª Judith Duarte de Oliveira na Itaipava, e na Escola Básica João Paulo II em Cordeiros.

Internacional

A Banda Filarmônica de Itajaí não se apresentou apenas no Brasil, nos anos de 2005, 2006 e 2008 participou do Festival Internacional de Bandas e Fanfarras na cidade de Melipilla, no Chile. Em 2007 foi convidada pela cidade de San Antônio no Chile para realizar uma turnê na 5ª Região da República do Chile. Em 2009 realizou a segunda uma turnê na região metropolitana em Santiago, no Chile, realizando várias apresentações. No ano passado lançou um DVD da turnê internacional.

Outra grande realização aconteceu em setembro de 2015, quando a Banda realizou turnê em Portugal, nas cidades de Constância, Abrantes e Sardoal durante 12 dias apresentando-se em vários locais.

A Banda possui um prédio independente anexo a Escola Básica Aníbal César e em sua estrutura tem um diretor, um secretário e uma equipe de 10 professores.