Fanfarra da escola Milton da Silva Rodrigues retoma atividade

0
456

Ativa desde 2013, a fanfarra que integra as ações pedagógicas da escola estadual Milton da Silva Rodrigues iniciou os ensaios para as apresentações que devem acontecer ao longo de 2018. Formada por 60 alunos, sendo 40 na percussão e 20 nos metais, a banda é regida pelo diretor Osmar Francisco de Carvalho, que implantou o projeto quando a unidade passou a compor o modelo de Ensino Integral.

A fanfarra desperta no estudante a autoestima e integração entre eles. “O objetivo do projeto é motivar os alunos, para que eles possam conhecer e demonstrar um potencial pessoal e coletivo”, disse o diretor da unidade.

Com dois ensaios por semana, além dos músicos, outros educandos formam a unidade de coreografia, com comissão de frente, porta-bandeira, balizas, os meninos do corpo coreográfico, com bandeirolas, e as líderes de torcida.

A aluna Lais Cardoso concorda que a a atividade aproxima os estudantes. “Eu acho que é um lugar onde a gente consegue muito conhecer um ao outro, então a gente consegue ter uma interação maior e até fazer uma amizade mais forte”, disse.

Os ensaios têm duração de uma hora e meia, aproximadamente, e acontecem, normalmente, na quadra da escola. “A gente treina marchar, andar pela quadra e fazer o circuito e, também, as paradas e as danças que têm durante os desfiles”, explicou a aluna Leticia Contrera.

A escola já se apresentou em importantes desfiles cívicos, como no Sambódromo do Anhembi, no Desfile Oficial de São Paulo, na comunidade, aniversários de bairros, parques, casas de cultura e em outras escolas.

Os instrumentos utilizados na fanfarra foram angariados pelo diretor em outras escolas da mesma Diretoria de Ensino com fanfarras desativadas, e o figurino foi conquistado por meio de patrocínios.