Vem aí o 1º Congresso Sul Brasileiro de Mór de Comando

0
514

Antes tido apenas como mais uma das alegorias em uma banda ou fanfarra, agora, os mores de comando Brasil afora estão cada vez mais se especializando, realizando eventos próprios e adquirindo novas técnicas. Se por um lado isso é maravilhosamente bom para o segmento, por outro, é preciso que todos falem a mesma língua, que todas as vertentes sejam respeitadas e que ninguém saia prejudicado, ou por seguir o estilo drum major ou por seguir uma linha marcial mais estática.

É por isso que Celso Marczal, mór de comando da Banda Marcial Faber, de União da Vitória (PR), realizará, em 2018, o 1º Congresso Sul Brasileiro de Mór de Comando. O evento acontece de 31 de maio à 3 de junho, no município paranaense. A programação conta com palestras, exposições, mesas redondas e plenárias.

“Cabe ressaltar que a organização deste evento parte da percepção da necessidade de um momento e espaço para discussões a respeito da figura do mór de comando das corporações musicais e não está vinculada a nenhuma organização. É uma iniciativa particular, mas que na medida do possível se propõe a congregar todas as associações”, ressalta Marczal, que tem um longo histórico de avaliador de mores em diversas competições bandísticas.

Apesar de ainda faltar um bom tempo para a realização do seminário, a divulgação já está sendo feita por Celso, que o faz pensando na organização antecipada do evento que, segundo ele, entrará para a história. “Contará com pessoas de renome na área, que muito colaboram. De preferência, contamos com mores da região Sul, porém, contamos com integrantes de demais estados”, finaliza.

Programação

Quinta-feira (31): abertura oficial e palestra com Elizeu Miranda;
Sexta-feira (1º): exposição e mesa redonda com Ana Freitas, Alexandre Pollini e Gilson Kindermann;
Sábado (2): plenária alinhando conceitos e passeio cultural;
Domingo: plenária final e encerramento.

Serviço
1º Congresso Sul Brasileiro de Mór de Comando;
31 de maio à 3 de junho de 2018;
União da Vitória (PR);
Mais informações: 42 999993528 (Celso Marczal)