SC – Prefeitura celebra 30 anos do Programa Municipal de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras

0
107

Em 2023 o Programa Municipal de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras completa 30 anos de existência, para celebrar a data, nesta segunda-feira, dia 26, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, promoveu um evento para homenagear a história e os responsáveis pela criação do programa. Além disso, também foi lançado um cronograma de eventos em alusão aos 30 anos.

O programa nasceu em 1993 com o objetivo de oportunizar às crianças e adolescentes o convívio com a música instrumental e suas variantes, promovendo a integração social, aptidões musicais e contribuindo desta forma com a formação dos estudantes da rede municipal.

“A musicalização tem um papel fundamental no desenvolvimento dos nossos estudantes. São ações como essa que fazem Blumenau ser referência em educação e com muita alegria estamos hoje aqui comemorando os 30 anos desse programa e homenageando os nomes que fazem parte dessa história”, declara o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Na cerimônia foi apresentado um pouco da história do programa e os marcos importantes da trajetória. Além disso, estiveram presentes importantes nomes que contribuíram com a consolidação do programa. Na ocasião também foram celebrados os 18 anos do Programa de Musicalização Infantil.

“Nós temos investido muito na educação do nosso município e na musicalização não seria diferente. O governo municipal tem investido na aquisição de instrumentos e de trajes para as bandas e fanfarras. Isso demonstra o compromisso que nós temos com esse programa tão especial”, destacou o secretário de Educação, Alexandre Matias.

Atualmente, a iniciativa está inserida em 38 unidades escolares municipais, são 64 professores e mais de dois mil estudantes desenvolvendo a arte musical. As atividades promovidas são formações de bandas de percussão melódica, bandas marciais, bandas de música e banda sinfônica. As bandas são compostas por instrumentos como percussão e bateria; Madeiras: clarinetes, saxofones e flauta transversal; e Metais: trompete, trombone, eufônio, trompa e tubas

Confira a programação especial dos 30 anos:
1° Festival de Música Instrumental da Semed

10 a 15 de julho
8h às 22h
Local: Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Circuito de bandas

2 a 24 de agosto
9h e 14h
Local: todos os terminais e praças da cidade

Encontro de Bandas

11 e 12 de agosto
9h às 20h
3ª Mostra de Trabalhos da Secretaria de Educação
Local: Parque Vila Germânica

11 de novembro
8h às 12h
Local: Escola Básica Municipal Pedro II

18 de novembro
8h às 12h
Local: Escola Básica Municipal Visconde de Taunay

25 de novembro
8h às 12h
Local: Escola Básica Municipal Anita Garibaldi

6° Concerto Banda Sinfônica
5 de dezembro
19h30
Local: Teatro Carlos Gomes