UEL FM apresenta série sobre Bandas Marciais e Fanfarras

0
409

A UEL FM (107,9) apresenta uma série de quatro reportagens sobre bandas marciais e fanfarras londrinenses. O material vai ao ar às 16h30, no programa Modos de Vida. A produção Bandas Marciais e Fanfarras: Instrumentos de Transformação é da estagiária do curso de jornalismo Ana Beatriz Pacheco, com a supervisão da jornalista Patricia Zanin.

Além de vantagens como a disciplina, o contato com a música também trabalha a coordenação motora, a responsabilidade e a socialização. A série visitou e acompanhou os ensaios de quatro bandas marciais e fanfarras: a da Associação Guarda Mirim, a do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, a do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE) e a da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel).

A principal diferença entre as fanfarras e as bandas marciais é que as fanfarras usam somente instrumentos de percussão, como o bumbo, o surdo e o repique. Já as bandas marciais têm instrumentos de percussão e de sopro, como o trombone, a tuba e o trompete.

(Com informações da UEL FM).