Esta é a nossa Retrospectiva do ano de 2019

Um ano bem difícil. Um ano com novidades. Um ano a ser relembrado.
2019 para o PlanetaBandas foi um ano cheio de dificuldades, correria, luta, tropeços, vitórias, conquistas, derrotas, superação e vida!

Diferente de 2018, este ano nossa retrospectiva abordará muito do que houve em 2019, por tópicos. Uma forma de falar deste ano com bastante reflexo dos fatos acontecidos e dos momentos marcantes de uma trajetória. Relatos, dizeres, movimentos, atuações, fotos e fatos. Acompanhe conosco e no final, deixe sua mensagem para nós!


E COMEÇAMOS 2019…

Em janeiro, a equipe PlanetaBandas se reuniu em um hotel, na cidade de São José dos Campos – SP, onde foram determinados diversos pontos de abordagem, atuação e trabalhos que seriam realizados no decorrer do ano. O foco sempre ligado ao movimento de bandas e fanfarras e a eventos de pouca ou nenhuma visibilidade.

Entre Fevereiro e Março, meses de quase nenhuma movimentação das bandas e fanfarras, devido ao Carnaval (onde muitos componentes e participantes também fazem parte de blocos, bandas, escolas de samba e afins), o PlanetaBandas seguiu em uma grande onda de investimentos em material audio-visual e filmagem. A marca PlanetaBandas(R) é devidamente registrada, evitando a posse indevida por pessoas físicas ou empresas.

A primeira atuação de 2019 foi no município de Itapevi – SP, que realizou seu primeiro cofaban. Foi um momento que pudemos também exercer atividades com a divisão de imagens aéreas do PlanetaBandas, o PlanetaFly. Utilizando drones homologados e licenciados, o enfoque no evento mostrou um grande diferencial.


 

O PODCAST NAS BANDAS E FANFARRAS

Neste evento, conhecemos o Paulo e o “Esquerda”, que acabavam de criar um podcast para o movimento de bandas e fanfarras. O EM.FRENTE.MARCHE veio preencher o cenário marcial brasileiro, com informação, relatos, vivências, informações e acima de tudo, o convívio e o momento atual pelo que passam as bandas e fanfarras. Desde o início, o PlanetaBandas apoiou e apoia este trabalho, feito com qualidade e tecnologia, aliada ao conhecimento de pessoas que já trabalharam em grandes rádios e meios de comunicação, e acima de tudo, com grande penetração no movimento de bandas e fanfarras. PodCast é Em.Frente.Marche. E isso nós afirmamos!


EVENTOS E MAIS EVENTOS

Começava pra valer o ano de eventos. Estivemos em Cordeirópolis – SP, onde foi realizado registro fotográfico. Os eventos nos estados também começavam, meio que de forma tímida, mas sempre iniciando com cofabans que já movimentavam as redes sociais e o maior destaque deste período: a “quebra” do órgão máximo do Brasil, em bandas e fanfarras.


CNBF… LBF

A eleição da CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras foi, politicamente, o fato relevante de 2019. O que aconteceu nesta eleição culminou com a criação de uma nova entidade representativa nacional: a LBF (Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras). Com pessoas conhecidas do movimento bandístico nacional, a LBF também foi a responsável indireta de uma “quebra” nos estados. Explicamos: Quando a CNBF decidiu por mais de 1 entidade por estado, a situação ficou “insustentável” e levou entidades estaduais a “romperem” com a CNBF, apoiando a nova liga que estava surgindo. Estados mais impactados por esta decisão foram São Paulo (OCIFABAN, entidade com mais filiados no estado) e Pernambuco (ABANFARE, uma potência estadual de nível nacional) deram o tom de como seria o plantel junto com a “LA LIGA”, forma que a LBF assim dita, é chamada por muitos no meio marcial.  A CNBF manteve-se, depois destes desligamentos, promovendo nas mídias sociais e em seu site, uma “caçada” para procurar e reverter problemas causados por gestores de mandatos anteriores.

Seguindo, o Circuito dos Amigos das Fanfarras e Bandas, grupo de maestros que promove concursos com o apoio de cidades do estado de SP, promovia eventos que agregavam diversas corporações conhecidas de todos. E outros estados, a exemplo de Pernambuco, seguiam com eliminatórias de campeonatos estaduais.

 


E VAMOS PARA A PRAIA

Estivemos no concurso da cidade de Santos – SP, um evento diferente dos tradicionais, onde as corporações não executam músicas para um grupo de avaliadores, mas o diferencial deste evento é a quantidade de pessoas que assistem e o envolvimento da avenida com as participantes. Valeu a pena, sendo este o terceiro ano que o PlanetaBandas prestigia e divulga o evento.


DIVULGAMOS CORPORAÇÕES EM LUGARES ESPECIAIS

O PlanetaBandas participou da divulgação de um momento importante: O Festival de Inverno de Campos do Jordão – SP contou com a apresentação da Banda Marcial Lyra de Mauá, e estivemos juntos. Mesmo no frio intenso, com a participação de personalidades e políticos, como o governador do estado de São Paulo, João Doria JR.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, assiste a apresentação da corporação musical lyra de mauá, no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Local: Campos do Jordão/SP. Data: 21/07/2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, assiste a apresentação da corporação musical lyra de mauá, no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Local: Campos do Jordão/SP. Data: 21/07/2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo

NÃO É CONCURSO…. É ANIME FRIENDS

Mais uma participação especial do PlanetaBandas, agora com a Banda Marcial de Cubatão – SP, no Festival Anime Friends. Evento foi realizado no Parque de exposições do Anhembi.


PLANETABANDAS EM TERRAS MINEIRAS

Convidados pelo presidente da Federação Mineira de Bandas e Fanfarras, o Maestro Eberson, o PlanetaBandas efetuou a cobertura e transmissão AO VIVO do 1º Campeonato Mineiro de Bandas e Fanfarras, realizado no município de Ibiraci – MG. Uma viagem que nos fez conhecer novas corporações musicais e integrou mais o PlanetaBandas com a FFABEMG. A reportagem deste evento você relembra aqui.


O GRANDIOSO EM NOVO PALCO

Caieiras 2019 se torna inesquecível. A 30ª Edição do mais famoso Cofaban do Brasil muda de local. Sai o estádio e entra uma área nova, onde as corporações apenas conheciam para a alimentação. Mas mesmo assim, evento realizado em 2 dias, com os trabalhos do PlanetaBandas em Transmissão AO VIVO e Fotos. Você relembra deste evento aqui. E aguardamos para 2020 o retorno ao “coliseu das bandas e fanfarras”


E SAÍMOS DA NOSSA CASA RUMO A PERNAMBUCO. O PLANETABANDAS É BRASIL

Que boa surpresa e que boas notícias. Convidados pelo coordenador de ações culturais de Pernambuco, o nosso grande amigo Waldenilson Cunha Costa, o PlanetaBandas fez as malas e pode registrar com transmissão AO VIVO (9 horas ininterruptas) e fotos, a final da Copa Pernambucana 2019. Evento que marcou a estréia do PlanetaBandas em coberturas e trabalhos de divulgação de bandas e fanfarras em todo território nacional. A matéria, uma das mais lidas de 2019, está aqui. Sem dúvidas, o evento de destaque de 2019, onde amigos, conhecidos, colaboradores e o grande público, aliada as excelentes apresentações e aos destaques (Bandas Maurício de Nassau e Alto Pascoal) mostraram que o Nordeste Marcial está a todo vapor!

Fato também marcante foi a união e trabalhos em conjunto dos que formam as mídias de bandas e fanfarras da atualidade: PlanetaBandas, BrasilBandas, Pernambuco no Ar e  Alex Marching Band Brasil


PLANETABANDAS NO 1º WORKSHOP DE MOR DE COMANDO

Estivemos presentes em um evento único: O Instituto Vivereh de SP fez o 1º Workshop de Mor de Comando, com a Claudia Marques, e mais: transmitido AO VIVO, contou com a participação de diversos mores on-line pelo Brasil. A reportagem está aqui.


O CAMPEONATO BRASILEIRO QUE MUDOU O CENÁRIO DAS BANDAS E FANFARRAS

Senador Canedo – GO, foi o último trabalho do PlanetaBandas em 2019. Mesmo com baixas na equipe (os 2 fotógrafos), mantemos o foco na divulgação, e com o apoio do amigo PAULO, do EmFrente.Marche, seguimos para a cidade da região metropolitana de Goiânia. Com uma estrutura excelente, fomos muito bem assistidos pela LBF (Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras), que nos deu todos os feedbacks necessários para a realização de nosso trabalho. O presidente da LBF, Washington, muito prestativo, sempre junto de nossa equipe nos trabalhos, foi importante para a realização da transmissão AO VIVO do evento, e as fotos tiradas mostraram como foi esse primeiro evento da “LA LIGA”. O evento foi uma realização da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras, com o apoio da Prefeitura Municipal de Educação. Divido em categorias, com faixa etária infanto juvenil, juvenil e sênior, foram dois dias de apresentações, onde foram avaliados: Aspecto Técnico Musical, Interpretação, Percussão, Apresentação, Pelotão de Bandeiras, Mor de Comando, Baliza Feminina, Baliza Masculino, Corpo Coreográfico e Banda Show. O júri compreendeu maestros e professores selecionados de várias partes do Brasil, assim como a equipe técnica que auxiliou na competição. A LBF veio com tudo para ser a entidade das bandas e fanfarras no Brasil.

As ressalvas foram em algumas falhas e “atrapalhadas” que a equipe de marketing da LBF fez perante as mídias independentes, nada grave, mas servindo como alerta para próximos eventos, e também, a demora de inicio do evento….. um pequeno “atraso de horas”.

A reportagem deste evento pode ser relembrada aqui.


E O “NACIONAL”?

A CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras) realizou seu campeonato nas cidades de Guará – SP e Parnamirim – RN. O evento foi razoável, se for comparado a nacionais realizados em anos anteriores, mas o fator negativo foi o local realizado (asfalto péssimo, poças e infraestrutura muito ruim, isso em SP) e grave (1 única corporação na categoria banda show) deixaram a impressão de que 2019 foi o ano de “agonia” da entidade. O que esperar da CNBF para 2020?


PERSONALIDADES EM DESTAQUE

Pessoas importantes fizeram o movimento marcial de 2019 no Brasil. E o PlanetaBandas lembra destas pessoas com muito respeito e agradecimento, pelo trabalho e dedicação. São elas:

  • Waldenilson Cunha Costa – Recife – PE
  • Eder Percol – BrasilBandas – Recife – PE
  • Washington de Oliveira – Lorena – SP
  • Célia Bittencourt – Caieiras – SP
  • Carlos Binder – Mauá – SP
  • Jô – Recife – PE
  • Reginaldo Henrique Branco – Presidente Prudente – SP
  • Claudia Marques – Ponta Grossa -PR
  • Arnaldo Neto – Pirassununga – SP
  • Maestro Jairo Farias – Francisco Morato – SP 
  • Maestro Alexandre – Cubatão – SP
  • Maestro Felipe Sangalli – Mogi das Cruzes – SP
  • Maestro Joel – Louveira – SP
  • Maestro Junior Villas Boas – Limeira – SP
  • Maestro Shimitd – Ponta Grossa – PR
  • Ricardo – Ex-Fotógrafo do PlanetaBandas – SP
  • Luana – Marketing do PlanetaBandas – SP
  • Paulo – Em.Frente Marche! – Jandira – SP
  • Diego “Esquerdinha” – Em.Frente Marche! – Dublin – Irlanda
  • Vanderson – PlanetaBandas Nordeste – Recife – PE

PARA TERMINAR 2019…

Hoje, 30/12/2019, recebemos um documento da OCIFABAN, que publicamos com muita alegria. Estamos novamente juntos com a entidade que representa as bandas e fanfarras do estado de São Paulo. Quem ganha com isso são as bandas e fanfarras paulistas !!!


2020 – PLANETABANDAS BRASIL

Foram mais de 9 mil KM de viagens, 12 horas de voo em 20 dias exclusivos de trabalhos com a divulgação de bandas e fanfarras. Nesse período, o site do PB recebeu mais de 720 mil visitas e chegamos, somando todas as nossas redes sociais a quase 110 mil seguidores. É um trabalho que por algumas vezes quase foi encerrado, mas com a coragem e garra de muitos que estão conosco, seguimos firmes. 2019 provou a nós do PlanetaBandas, que as pessoas que realmente merecem estar divulgando de forma correta e justa estão conosco.

As pessoas que fazem o site, estão nas mídias, fotos e transmissões ao vivo são as mesmas que curtem, aproveitam cada momento e vivenciam as amizades, alegrias, prazer e satisfação por estar no meio marcial brasileiro.

As parcerias com o podcast Em.Frente Marche e demais outras pessoas, entidades e empresas nos levam a desejar que 2020 seja muito mais que isso. Seja um ano realmente e verdadeiramente marcial.

Obrigado a todos! Feliz 2020.

Marcio Mazzi Morales – Montanha – CEO do PlanetaBandas

#planetabandas #planetabandaspelobrasil #planetabandasnordeste #planetabandas2020