CONFIRA OS MUNICÍPIOS SELECIONADOS PARA O REVELANDO SP

0
409

Confira os municípios selecionados aqui neste link

O Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão e o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi anunciaram hoje, em evento com prefeitos e secretários municipais de cultura de São Paulo, a realização do programa Juntos pela Cultura / Estado + Prefeituras, que destina R$ 12,5 milhões para parcerias com prefeituras em cinco iniciativas: Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e +Gestão SP. Por meio de chamadas públicas, prefeituras de todo o Estado poderão inscrever projetos para participar das ações.

“Aqui em São Paulo tratamos cultura como uma coisa séria, importante na educação, na preservação, na memória e, principalmente, no bem de cada cidadão. Nós temos uma tradição e uma história na cultura, e essa história está sendo preservada”, declarou o Governador João Doria.

“O objetivo central do programa Juntos pela Cultura é ampliar o acesso à arte e à cultura em todas as regiões do estado, com mais eficiência e mais eficácia e uma visão municipalista de gestão. Estado e Prefeituras devem atuar em sintonia para melhorar os resultados”, destacou Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa. “Todo o investimento será feito por meio de chamadas públicas e com as prefeituras, de modo a agilizar os processos e valorizar a visão local.”

“Somos 645 municípios, todos no mesmo rumo: o do desenvolvimento, da qualidade de vida, e hoje, o rumo da cultura. O Secretário Sérgio Sá Leitão traz hoje uma grande inovação na parceria dos municípios do Estado de São Paulo. Através das ações feitas aqui, nós vamos ter cada vez mais a população desses 645 municípios envolvida, gerando um impacto cada vez maior, valorizando os eventos que já existem e potencializando novas oportunidades”, disse o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

A partir de terça-feira (10), estarão abertas no site www.cultura.sp.gov.br as chamadas públicas para as prefeituras inscreverem projetos nas seguintes linhas:

Revelando SP: Inscrições encerradas.

Circuito SP: Inscrições encerradas.

Virada SP: Inscrições encerradas.

Tradição SP: Chamada de fluxo contínuo, não há data específica para término – as propostas serão avaliadas por ordem de inscrição e o processo de aprovação se dará até o esgotamento de recursos do programa, quando também passará a ser indisponível a inscrição.

+GESTÃO SP: Novo programa que vai oferecer, em parceria com instituições de excelência, cursos executivos em gestão cultural para secretários municipais e gestores de equipamentos culturais, com a flexibilidade da educação à distância e sem custo para as prefeituras. (+ INFORMAÇÕES EM BREVE)

“Todos terão igualdade de condições para competir pelos recursos que estão sendo disponibilizados. Queremos, com isso, ampliar o alcance e também elevar a eficiência e eficácia do nosso investimento”, enfatizou o Secretário Sérgio Sá Leitão.

Seminário Juntos pela Cultura

O Seminário Juntos pela Cultura apresentou também, durante todo o dia, palestras com os Secretários, integrantes da equipe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, representantes municipais e gestores de cultura. O público teve a oportunidade de conhecer as diretrizes, ações em andamento e projetos da Pasta.

“O objetivo deste seminário é transmitirmos uma percepção do alcance e do papel da cultura e da economia criativa para o desenvolvimento, visando o quanto o segmento movimenta as economias locais, valoriza o PIB, promove relações sociais harmônicas, diminui a violência e impacta a economia. Há muitos anos não se considerava essa dimensão, que hoje já se torna permeável à toda sociedade”, disse a Secretária Executiva de Cultura e Economia Criativa Cláudia Pedrozo.

“As atividades culturais e criativas no Brasil já produzem 2,64% do nosso PIB, o que significa que se a gente encarar toda arte, toda cultura, toda economia criativa como um setor econômico, ele está entre os dez maiores da nossa economia”, completou Sérgio Sá Leitão.