A sede Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE), localizada no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, foi palco da primeira etapa da XVI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. Nesta primeira fase, participaram 46 bandas pertencentes às quatro Gerências Regionais de Educação (GREs) do Grande Recife. Ao todo, serão realizadas oito etapas em todas as regiões do estado.
O evento tem como objetivo buscar o fortalecimento da cultura das bandas e fanfarras, promover o intercâmbio cultural entre os municípios e incentivar talentos musicais, ginásticos e artísticos de todo Pernambuco. A Copa é uma celebração do conhecimento, da cidadania e da diversidade cultural, que possibilita o intercâmbio entre os estudantes, educadores, músicos e artistas, com o intuito de valorizar o protagonismo juvenil e a expressão artística nas escolas.
“É um momento muito importante porque é a culminância de um trabalho que é realizado durante o ano inteiro nas escolas da rede. Então, é um movimento lindo da gente ver. Os componentes, maestros, regentes, coreógrafos reunidos numa energia que só quem está aqui consegue sentir essa vibração espetacular. Esse é um momento muito importante de reconhecimento do trabalho deles, de identificação e celebração dessa arte que traz uma série de habilidades, como a disciplina, a integração e o envolvimento, além da beleza do trabalho que cada um realiza e harmonicamente representam com a apresentação de suas escolas e bandas”, pontua Leda Dias, gerente de Ações Culturais da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Durante a competição os grupos são avaliados em diversas modalidades como harmonia, figurino, regente, tempo, ritmo, afinação, melodia, entre outros. A próxima fase da Copa será realizada no dia 24 de maio, no município de Petrolina, no Sertão pernambucano.
“A XVI Copa de Bandas e Fanfarras é mais que um espetáculo de música e dança, ela representa um poderoso instrumento de transformação social para jovens e adolescentes, sendo sinônimo de alegria, esperança e superação. São horas de dedicação, ensaios e paixão para encantar o público com apresentações que emocionam e inspiram. Muitos jovens encontram um caminho para seguir carreiras como músicos, dançarinos ou até atores, além de esperança, propósito e uma alternativa saudável longe das armadilhas que a vida urbana pode oferecer”, explica Ivison Menezes Russo, supervisor de música da Gerência de Ações Culturais da SEE.
Confira o calendário das classificatórias da XVI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras:
24/05 – Petrolina
25/05 – Quixaba
31/05- Carpina
01/06- Caruaru
Etapa final:
14/06 – Semifinal
15/06 Semifinal
22/06 – Final