PR – Banda de Música do Colégio Estadual do Paraná é homenageada na Assembleia

Criado na década de 1950, Banda Sinfônica Bento Mossurunga tem um longo legado de apresentações, prêmios e formação de músicos.

0
122

A Banda Sinfônica Bento Mossurunga, do Colégio Estadual do Paraná, foi homenageada durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, com um título de menção honrosa. A proposição é do deputado Tadeu Veneri (PT). A honraria foi entregue ao maestro da banda, Alessandro Gomes. Criada na década de 1950, o grupo musical tem um longo legado de apresentações, prêmios e formação de músicos.

O deputado Tadeu Veneri destacou a importância do conjunto musical para a cultura paranaense. “Tenho uma longa amizade com o maestro Alessandro Gomes. Ele é uma dessas pessoas que gostam de música, dessas pessoas que trazem boas lembranças. A entrega deste título é uma homenagem singela. Agradeço muito a oportunidade de fazê-la”, disse o deputado.

O maestro agradeceu a oportunidade de contar a história do grupo na Assembleia Legislativa. Gomes também lembrou a trajetória da banda e relembrou a importância dos diversos músicos que ajudaram a construir a história de uma das bandas deste formato mais antigas do País. “Quero agradecer o espaço cedido pela Assembleia e pelos senhores deputados. O reconhecimento público nos deixou muito felizes. É algo que nos motiva muito. Este é um trabalho coletivo construído a muitas mãos, que depende do interesse e do trabalho de profissionais e a motivação de nossos alunos”, disse o músico.

Além do ensino regular de teoria musical, prática instrumental e ensaios gerais, as apresentações fazem parte integral na formação musical dos estudantes. A corporação já se apresentou nas diversas atividades do Colégio Estadual do Paraná e atende convites em Curitiba e Região Metropolitana. Desfila tradicionalmente no Centro Cívico em comemoração ao dia Sete de Setembro, abrindo o desfile das Escolas da Rede Pública de Ensino. Sua participação nos concursos e campeonatos é outra forma de incentivo e avaliação do desenvolvimento musical dos jovens músicos.

História

Em meados de 1950, a partir da iniciativa de estudantes do Grêmio Estudantil, foram organizadas atividades festivas para arrecadar fundos para a compra de instrumentos de percussão. Foi quando nasceu o grupo denominado posteriormente com o nome de “Bandinha Rítmica do CEP”. Segundo registros históricos, a banda realizou sua primeira apresentação no dia 27 de junho de 1959.

Em 1961, o Maestro Professor Fernando Fernandes Alves assumiu o grupo e alterou o nome para Fanfarra do Colégio Estadual do Paraná. Em 1963, o conjunto passou a ser denominado Fanfarra Bento Mossurunga.

Em 1971, a Fanfarra do Colégio Estadual do Paraná foi renomeada Banda Marcial do Colégio Estadual do Paraná, nome que manteve até 1985. A partir de então, foram adquiridos novos instrumentos de palhetas (clarinetes e saxofones) e a Banda Marcial foi transformada em Banda Musical do Colégio Estadual do Paraná, recebendo a denominação “Bento Mossurunga”, em homenagem ao famoso compositor, músico e professor do Paraná.

No ano de 2008, com o incentivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a Banda Musical Bento Mossurunga passa a ser Banda Sinfônica, após um projeto de estruturação do trabalho, contando com instrumentos como clarinete, bass (clarone), trompas, tubas, tumbadoras, bombo sinfônico e tímpanos, além dos instrumentos de sopro.