SP – Alesp cria frente parlamentar de apoio a bandas e fanfarras do Estado de São Paulo

É o relançamento de um projeto que deu certo em 2018

0
126

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo criou uma Frente Parlamentar em Apoio às Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo. A iniciativa é do deputado Rafael Silva (PSB) e foi autorizada pelo presidente, deputado Carlão Pignatari, por meio de ato publicado no Diário Oficial no sábado (11/9).

A Frente, que será coordenada por Rafael Silva, já é composta por 23 parlamentares. O parlamentar disse que a Frente Parlamentar tem muitos objetivos, entre eles oferecer para crianças e adolescentes a oportunidade de um desenvolvimento na área musical por meio das bandas e fanfarras. “Nosso maior objetivo é oferecer a oportunidade de fazer com que crianças e adolescentes em estado de risco, possam abandonar as ruas e ter um sentido em suas vidas”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que cerca de 150 instituições em todo os Estado de São Paulo participam da Federação das Bandas e Fanfarras. “Essas instituições entendem a importância da valorização deste seguimento. Depois dessa pandemia, nós precisamos oferecer expectativas e perspectivas para as crianças e adolescentes”, afirmou.

A nova Frente Parlamentar tem o intuito de valorizar e prestigiar profissionais de músicas, bandas e fanfarras. De acordo com os dados da União Brasileira de Compositores (UBC) de 2021, 86% dos profissionais de música tiveram perdas na renda na pandemia, e 30% dos trabalhadores do setor perderam toda a sua renda.

Ainda a partir dos dados, as ocupações com a música mais prejudicadas na pandemia foram instrumentista (49%), cantor (49%), autor/a ou compositor/a (35%) e produtor/a fonográfico/a (25%).