SP – Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende encerrar projeto de Banda campeã estadual e nacional

0
516

Um projeto Exemplo corre risco de acabar, no estado de SP

Infelizmente, no estado de São Paulo, a cultura de bandas e fanfarras está cada vez mais minguando. Já tivemos o encerramento de atividades de algumas bandas marciais e fanfarras com 1 pisto. Agora, outra cidade entra nesta triste estatística. A pandemia e as mudanças administrativas estão fazendo vítimas no setor cultural e educacional.

A cidade de Mogi das Cruzes – SP tem um grande projeto de música, chamado “pequenos músicos, que rendeu a cidade o apelido de “Mogi da Música”.

O projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” começou em 2011, quando a Prefeitura de Mogi das Cruzes decidiu incluir aulas de música na grade curricular das escolas municipais. Após expansões, o projeto hoje conta com cerca de 11 mil crianças e jovens distribuídos em bandas escolares e de nível avançado.

Atualmente, o projeto é formado por 16 bandas escolares municipais e pela Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes

Em 2017, a Secretaria de Educação iniciou parceria com a Sinfônica de Mogi das Cruzes para gerenciar o projeto.

A Sinfônica de Mogi da Cruzes é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2013 na cidade, e atualmente gerencia diversos projetos musicais das secretarias de Cultura e de Educação.

   

Fotos do Campeonato Nacional em Senador Canedo – GO (2019)

Este projeto, conhecido por todos no estado de SP e no Brasil tem na banda do Cempre José Limongi Sobrinho seu maior resultado, sendo esta banda, formada por crianças e adolescentes, bi-campea estadual e bi-nacional em concursos de bandas e fanfarras.

Participação da banda em Campeonato Nacional em Aracajú – SE

O projeto ensina música nas escolas municipais da cidade, com centenas de crianças que tiveram seu primeiro contato com um instrumento de orquestra por meio do projeto, tirando-as do caminho errado, por meio da música e cultura.

Mas agora, em 2021,  a nova gestão da cidade informou que o projeto não terá continuidade, sendo os professores e instrutores dispensados e as crianças ficarão sem as aulas.

Em sua grande maioria, os alunos tem contato com os instrumentos apenas na escola, já que o custo do mesmo é muito alto e impossibilita que todos o possuam.

O PlanetaBandas e toda a comunidade marcial do estado de São Paulo, e também do Brasil, vem pedir ao exmo. prefeito Caio Cunha, que reconsidere e não tire esse projeto tão relevante e importante pra a cidade de Mogi das Cruzes.

O projeto “pequenos músicos nas escolas” precisa continuar. 


Como podemos ajudar

Para assinar um abaixo-assinado eletrônico, o link está aqui

É a forma de mostrar a administração da cidade de Mogi das Cruzes da importância do projeto e seu não encerramento, que culminaria em mais uma baixa cultural no estado.

Compartilhem, participem, divulguem e assinem este abaixo-assinado! 


Informações para a prefeitura

Podemos também enviar mensagens e mostrar nosso apoio ao projeto, diretamente a secretaria de cultura do municipio, nas informações abaixo:


Reportagens da Banda nas mídias da prefeitura de Mogi das Cruzes:

https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/banda-escolar-do-cempre-prof-jose-limongi-sobrinho-e-bicampea-nacional-em-goias

https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/sinfonica-representara-mogi-das-cruzes-no-campeonato-brasileiro-de-bandas-e-fanfarras

https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/banda-do-cempre-prof-jose-limongi-sobrinho-conquista-tricampeonato-estadual