AM – Entidade de bandas e fanfarras recebe R$ 300 mil de emenda parlamentar

0
420
A Federação Amazonense de Bandas e Fanfarras (Fambaf) recebeu o repasse de recursos da ordem de R$ 300 mil em atendimento a Emenda Parlamentar nº 015/2020 de autoria do deputado Sinésio Campos (PT). Os recursos foram repassados por meio de termo de convênio firmado entre o Estado do Amazonas, via Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), celebrados em setembro de 2020.
O convênio teve por objetivo o repasse dos recursos destinados à contratação de instrutores, fomento das atividades pedagógicas e festivais da Fambaf, no município de Manaus.
Para o deputado Sinésio Campos os recursos destinados à cultura e às artes não se constituem em gastos para o Estado. Mas sim, um investimento no potencial artístico que os jovens possuem e, muitas vezes não têm oportunidades de revelar para a sociedade. “Acreditamos nas atividades artísticas como um instrumental para o desenvolvimento de talentos e, acima de tudo, afastar a juventude do caminho das drogas e outros males. Por isso, destinamos os recursos por meio das emendas à Fambaf”.
O vice-presidente da Fambaf, Jander Dias da Silva, afirma que esse recurso é de suma importância para a manutenção do projeto da Federação no Estado, principalmente diante da desvalorização que a atividade cultural enfrenta nesse momento. Ele informou que somente em Manaus existem cerca de 25 bandas, de escolas da rede pública, cadastradas na Fambaf que precisam de orientadores (mestres de fanfarras) para o ensinamento musical e orientação social. Parte dos recursos será utilizado na contratação desses mestres. “São cerca de 70 jovens em cada banda, o que representa 1750 integrantes, incluindo crianças da comunidade que são abrangidas (aceitas) no programa que se afastam da ociosidade e do caminho de vícios. As bandas são como uma disciplina extracurricular na qual os jovens desenvolvem talentos artísticos e culturais”.
Jander Dias também anunciou a realização do Festival de bandas e fanfarras de 2021 e do 1º Cogresso Técnico de Bandas e Fanfarras do Amazonas. Um encontro que contará com palestras de especialistas de outras regiões brasileiras. “O congresso será um espaço para troca de informações, experiências e, o mais importante, intercâmbio cultural”.