O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, por meio da Diretriz Ministerial nº 14/2020, que regula a participação das Forças Armadas nas atividades culturais e nos eventos comemorativos alusivos à celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil. Comunica que este ano, por virtude da pandemia de Covid-19, não será realizado o tradicional desfile cívico militar de 7 de setembro. Segue abaixo a Diretriz Ministerial na íntegra.

Mesmo com a decisão da Defesa de cancelar o desfile, ficará a cargo do presidente Bolsonaro a realização de algum tipo de cerimônia para marcar a data. Segundo auxiliares do presidente, é possível que haja alguma comemoração de forma mais restrita no Palácio do Planalto.

Diversos municípios e estados no país já haviam cancelado os desfiles nessa data, por conta da pandemia de COVID-19.

Sabemos que muitas bandas e principalmente fanfarras escolares ensaiam somente para este dia. Então fica a reflexão mais do que oportuna: bandas e fanfarras é só no dia 7 de setembro?

Também fica a importância de se entender que eventos de bandas e fanfarras não voltarão a acontecer, devido a aglomeração de pessoas, até que as normas de saúde indiquem a inexistência de risco de contaminação, ou com a futura vacina que vai imunizar a população.


Link oficial da portaria está aqui