Fruto de uma tradição musical que vem dos tempos remotos do Brasil Colônia, as Bandas de Música têm funcionado como porta de entrada da criação musical brasileira, revelando grandes maestros, compositores e instrumentistas, presentes em cerca de metade dos municípios do país.
A trajetória do Projeto Bandas de Música se confunde com a da própria história da Fundação Nacional de Artes, fundada em 1975, um ano antes do início das atividades do projeto.
Tendo em vista fortalecer o papel estratégico das bandas civis no processo cultural da sociedade brasileira, com destaque para o aprendizado e formação musical, o Projeto Bandas de Música já distribuiu cerca de 40 mil instrumentos de sopro desde sua criação, em 1976. Possui mais de duas mil Bandas de Música cadastradas e alcança uma média de 89 Bandas de Música por ano beneficiadas com instrumentos, por todo o país.
Tais resultados atendem a conjuntos de sopro e percussão e vêm sendo incrementados desde a última década, atingindo um novo patamar médio de 170 atendimentos por ano, o que já representa 70% do total de atendimentos em seus trinta e cinco anos de atuação.
Destaque do programa, os cursos de capacitação, em 18 anos, atingiu a marca de 9.998 participantes. Estes quase dez mil inscritos representam uma média de 555 inscrições anuais, sendo que praticamente a metade de todos os resultados foi alcançada nos últimos três anos, com a participação de 4.593 inscritos, o que vem elevando a média anual para 1.148 participantes – mais que o dobro de até então.
Manual Online de Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro
O CEMUS disponibiliza no Portal da FUNARTE a sua esperada Edição Online do Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro. Esta obra fundamental de José Vieira Filho para os músicos de Bandas de todo o Brasil agora se encontra facilmente acessível a todos os interessados. Dentro das demandas da Coordenação de Bandas de Música da FUNARTE, este é um dos itens mais procurados e solicitados nos emails encaminhados a esta Coordenação. Com esta edição online basta fazer o download do arquivo e fazer uso deste Manual primordial para o reparo e manutenção dos instrumentos de Sopro. Esta é mais uma iniciativa do CEMUS para democratizar informações relevantes para os músicos de todo o Brasil. Clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF.
Edições Funarte de Partituras para Banda (com Downloads)
Valendo-se da edição de partituras de compositores brasileiros com arranjos especialmente dedicados às Bandas de Música, e da realização dos Painéis Funarte de Bandas de Música, desde 2004, o Projeto Bandas de Música vem alcançando posição de destaque no aperfeiçoamento prático e teórico de maestros e instrumentistas das cinco macrorregiões do Brasil.
Painéis Funarte de Bandas de Música
A iniciativa conta com parcerias significativas entre a Funarte e instituições estaduais, municipais, universidades e diversas entidades, o que tem revelado um dinamismo revigorante ao cenário de Bandas de Música, por intermédio do padrão de excelência das iniciativas, valendo-se de cursos intensivos, e propiciado grande intercâmbio artístico de profissionais de diversas origens, fortalecendo o seu papel como verdadeiras escolas da arte musical.
Tais resultados acompanham a dinâmica de investimentos realizados, que, nos últimos treze anos, alçaram, em média, mais de um milhão e meio de reais por ano. E no período da última década em estudo, tal média anual já ultrapassou os quatro milhões de reais, representando os níveis mais expressivos alcançados. Portanto, configurando-se nos padrões almejados atualmente pelo programa, comparáveis apenas àqueles apurados no final dos anos 90.
O nível de excelência e o valor cultural do Projeto se reflete nos números do cadastramento de Bandas de Música por todo o país e no crescente interesse verificado no acesso ao material e orientações disponibilizados para sua organização, na página do Projeto.
Criação de Bandas de Música (com Downloads)
Cadastramento de Bandas de Música (com Downloads)
Das 2.455 Bandas de Música cadastradas, por macrorregião, destacam-se por região e estado:
Norte: 218/ 111 no Pará;
Nordeste: 914/ 216 no Ceará;
Centro-Oeste: 193/ 85 em Goiás;
Sudeste: 1023/ 549 em Minas Gerais; e
Sul: 396/ 163 no Rio Grande do Sul.
História das Bandas de Música
As ações de formação de repertório, de capacitação profissional de músicos e regentes, até sua própria manutenção, por meio da distribuição de instrumentos por todo o Brasil, além de preservar a cultura nacional em escala significativa, tem proporcionado à produção em torno às Bandas de Música o fortalecimento do próprio ciclo evolutivo da música instrumental brasileira.
O êxito na recuperação atual da função estratégica das Bandas de Música tem retomado sua dimensão histórica, que remonta a exemplos significativos de nossa formação, como no abrasileiramento de gêneros europeus do século XIX; nas influências que mantiveram a consolidação do choro; e até mesmo na iniciação profissional de ícones da música popular de nosso país, como Luiz Gonzaga, corneteiro de banda militar na sua juventude.
Atividades
Para alcançar seus objetivos, o Projeto Bandas de Música atua em diversas frentes:
– Organiza o cadastramento das Bandas de Música, mediante informações enviadas pelas mesmas;
– Realiza doação de instrumentos musicais de sopro;
– Promove o aperfeiçoamento prático e teórico de mestres e instrumentistas, por meio de cursos realizados em todo o país;
– Realiza oficinas de iniciação à manutenção e reparo de instrumentos de sopro, nos diversos Painéis Funarte de Bandas de Música;
– Edita e distribui partituras de músicas de compositores brasileiros, especialmente arranjadas para Bandas de Música, bem como manuais.
COORDENAÇÃO DE BANDAS DE MÚSICA
Av. Presidente Vargas, 3.313 Sala 1804 – Cidade Nova
Centro Empresarial Cidade Nova – Edifício TelePorto
20.210-030 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2279-8106
coordenacaobandas@funarte.gov.br