ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SP REÚNE MÚSICOS EM VÍDEO COM APRESENTAÇÃO DE OBRA DE VILLA-LOBOS

Músicos interpretam “O Trenzinho do Caipira” de suas casas em montagem produzida pela Orquestra disponibilizado no YouTube

0
90

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, reuniu mais de 70 de seus músicos em uma apresentação de “O Trenzinho Caipira”, das “Bachianas Brasileiras nº 2”, em vídeo disponibilizado no YouTube no último domingo (17). A apresentação, produzida com o intuito de levar música para ser apreciada pelo público em casa durante o período de isolamento social, já teve mais de 20 mil acessos no YouTube e mais de 40 mil no Facebook.

“Uma orquestra, por definição, são vários músicos tocando juntos, porém estamos em uma situação em que justamente o que a orquestra não pode fazer é estar reunida em um palco. Isso é o que a Osesp pode fazer de mais significativo e de melhor: levar música para as pessoas, estar próxima do público e oferecer acesso inclusive para pessoas que talvez nem conhecessem a orquestra antes e agora vão passar a conhecer”, destaca Arthur Nestrovski, diretor artístico da Osesp.

Regidos à distância pelo maestro Thierry Fischer, os músicos da Osesp gravaram o clássico de Heitor Villa-Lobos de suas casas. Os vídeos foram reunidos em uma apresentação exclusiva para a internet, que pode ser conferida no canal do YouTube em que a orquestra disponibiliza concertos completos e conteúdos sobre música clássica. Desde o início do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, a Osesp atualiza semanalmente a plataforma com novos conteúdos.

“A música é um dos sentidos de identidade que nós temos. Ela nos diz o que é o Brasil, de onde a gente vem, o que é a verdadeira força dessa cultura que a gente carrega. A música nos ensina a viver, cada um consigo mesmo e todos nós, uns com os outros”, completa Arthur.

Os conteúdos disponibilizados pela Osesp podem ser conferidos nos canais do YouTube da orquestra e da Sala São Paulo.