A festa mundial da música, realizada em 21 de junho o Make Music Day se tornou um fenômeno global hoje observado por centenas de milhões de pessoas em mais de 1.000 cidades em 120 países, será virtual em 2020, devido à pandemia de coronavírus, conforme anunciaram os organizadores hoje.

Apresentando mais de 5.000 concertos ao ar livre gratuitos, performances, aulas de música, jam sessions e outros eventos musicais nas ruas, calçadas, parques e outros espaços públicos em todo mundo, a celebração deste ano adotará uma abordagem virtual para incentivar todas as pessoas, de todas as habilidades musicais, para comemorar a alegria de fazer música.

Brasil no Make Music Day

Mais de 60 cidades Brasileiras participarão do Make Music Day 2020, demonstrando ainda mais o poder da música para unir, elevar as pessoas, espalhar alegria e criar comunidades em meio a esse período desafiador

Diferentemente dos festivais de música tradicional, o Make Music Day celebra e promove o criador de músicas naturais em todos nós, independentemente da idade, histórico ou nível de habilidade.

O Make Music Day é um convite aberto para que todos possam fazer, curtir, tocar, ensinar e aprender música no dia mais musical do ano.


Para fazer um evento no Make Music Day: Quem deseja se apresentar ou sediar eventos musicais podem se inscrever no https://bit.ly/makemusicbr


A música chama

No Brasil, em cidades grandes e pequenas, músicos e organizadores atenderam à chamada e criaram novas maneiras divertidas e envolventes para qualquer pessoa participar da celebração no domingo, 21 de junho, enquanto pratica o distanciamento social.

Lançado na França em 1982 como a Fête de la Musique (Festa da Música), Make Music Day Brasil é impulsionado pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), nos EUA pela The NAMM Foundation e coordenado pela organização sem fins lucrativos Make Music Alliance.

“O Make Music Day é um evento global que mostrar a força da música e como ela rompe barreiras. A música tem salvado o emocional de muitas pessoas neste período de coronavírus”, explica Daniel Neves, presidente da ANAFIMA.

“Neste tempo de distanciamento social, o papel poderoso da música para nos reunir como comunidade é mais importante do que nunca”, disse o presidente da Make Music Alliance, Aaron Friedman. “Embora as reuniões públicas físicas possam não estar acessíveis no momento, ainda podemos permanecer conectados e celebrar a música com pessoas de todo o mundo em 21 de junho”.

Programas de Destaques do Make Music Day Brasil

Ao vivo de casa – As pessoas serão convidadas para postar uma apresentação musical em casa no dia 21 de junho e marcar três amigos para desafiá-los a fazer o mesmo.

Transmissão global ao vivo – Como um “palco principal” do Make Music Day, passará um fluxo de vídeo durante todo o dia 21 de junho, mostrando a rica diversidade de ser produzido em todo o mundo com os participantes do evento.

Live Home Studio (Estúdios de quarto) – Produtores farão música em casa usando sons que as pessoas enviam para eles no momento, enquanto transmitem ao vivo para que todos possam participar do processo de produção.

Aulas on-line ao vivo – Escolas/professores de música no Brasil e no mundo oferecem aulas em grupo gratuitas (diversos instrumento), em vários níveis, do começo ao avançado. As aulas estarão disponíveis via Zoom Conference, Facebook ou Youtube.

Track Meet – Em 21 de junho, equipes de quatro músicos correrão contra o relógio para criar novas faixas originais em um revezamento criativo. Usando a estação de trabalho de áudio virtual SoundTrap, cada músico terá 90 minutos para adicionar sua contribuição antes do próximo companheiro de equipe assumir o comando. No final do dia, a faixa de cada equipe será publicada on-line para que todos possam ouvir.

Serenatas nas janelas – Os músicos se apresentarão nas calçadas das casas de repouso para idosos ou abrigos de menores, levam alegria em forma de música enquanto praticam o distanciamento social. Os moradores podem colar um pedaço de papel colorido na janela para solicitar uma música.

Varanda e quintal musical – Músicos podem se apresentar nas varandas e quintais, embaixo de prédios e até na rua, levando música boa para sua vizinhança.

DJ Set – Djs podem participar do Make Music Brasil conectando seus equipamentos e marcando uma festa live bem especial!

Todos os eventos do Make Music Day Brasil são gratuitos e abertos ao público.


Para fazer um evento no Make Music Day: Quem deseja se apresentar ou sediar eventos musicais podem se inscrever no https://bit.ly/makemusicbr


Hashtag oficial: #MakeMusicDayBrasil #MakeMusicDay