Banda de colégio estadual promove ensaios on-line e viraliza na internet

0
447

Manter os ensaios de uma banda em período de pandemia parece ser um desafio. Não para o professor Vitor Mendes Rodrigues, maestro da Banda Musical do Caximba, do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel. Durante a pandemia ele está promovendo ensaios on-line com os alunos.

A Banda Musical do Caximba existe desde 2011 e atende a alunos e ex-alunos do colégio. Vitor é professor de Arte e maestro da banda há 9 anos. Ele conta que ensaios são feitos no contraturno das aulas, e os participantes estavam se preparando para uma série de apresentações. No entanto, com a disseminação do Covid-19 e o isolamento social, os ensaios presenciais foram interrompidos.

Estratégia para continuidade dos ensaios – “Primeiro, passei a enviar atividades musicais para eles e eles davam o retorno em vídeos tocando o que eu havia pedido”, conta o professor Vitor Rodrigues.

Num segundo momento, os participantes da banda passaram a enviar vídeos maiores em que tocavam músicas da banda, de acordo com seu instrumento de conhecimento. “Eu recebia os vídeos dos alunos, avaliava se estavam corretos, fazia uma mixagem e divulgava nas redes sociais o trabalho da banda. Logo, a montagem passou a viralizar e ganhar destaque on-line”, conta o professor.

Adaptação dos alunos ao meio on-line – Mônica Cristina Colaco é mãe da aluna Diovana Lorena Colaco e Silvia, e conta que no início dos ensaios foi necessária uma atenção redobrada da filha. “Tivemos que nos adaptar para continuar os ensaios sem a presença do maestro. Mas o Vitor mesmo longe esteve próximo por meio das redes e isso facilitou muito”, conta a mãe.

“O grupo está bem unido e mesmo os alunos que estão com mais dificuldades estão conseguindo se adaptar e produzir vídeos tocando as músicas da banda”, contam a mãe e a aluna Diovana.

Continuidade dos ensaios por meio on-line – De acordo com o professor, os ensaios continuarão sendo realizados on-line e o trabalho da banda continuará sendo divulgado nas redes sociais.

“Quero mostrar para nossos seguidores que estamos ensaiando e produzindo muito conteúdo legal e estamos fortalecendo ainda mais nossos canais de divulgação”, enfatiza o professor Vitor.

Ele explica que quando a quarentena acabar, seus alunos estarão com todo o conhecimento do repertório musical preparado.