MÚSICA NOS HOSPITAIS: ABRE 14ª TEMPORADA COM CONCERTO GRATUITO NO HC, EM SÃO PAULO/SP

Sob a regência do maestro e médico Samir Rahme, apresentação da Orquestra do Limiar acontece em 18 de março, às 12h, no hall do Prédio da Administração, na Praça Adib Jatene

0
98

Ao completar 90 anos, a Associação Paulista de Medicina – APM anuncia a 14ª temporada do programa “Música nos Hospitais”, uma iniciativa da instituição com projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e, pelo segundo ano, com a parceria do Aché Laboratórios Farmacêuticos.

Em 2020, o programa levará os músicos da Orquestra do Limiar (regida pelo maestro e médico Samir Rahme) a dez instituições da cidade de São Paulo. O primeiro concerto desta temporada será no dia 18 de março (quarta-feira), às 12h, no Hospital das Clínicas e ocorrerá na Praça Adib Jatene.

O objetivo da iniciativa, conforme o diretor cultural da APM, dr. Guido Arturo Palomba, “é amenizar a rotina hospitalar e, ao mesmo tempo, proporcionar contato com a arte e a cultura por meio da realização de concertos de música erudita e instrumental em hospitais públicos ou filantrópicos”, diz ele, lembrando que o programa ocorre desde 2004, já tendo sido realizado 189 vezes e contemplado 68 unidades hospitalares.

Gratuita, a programação irá homenagear alguns compositores com inclusão de suas obras mais conhecidas no repertório dos concertos previstos. Conforme adianta o maestro Samir, o tributo aos 250 anos de nascimento de Beethoven e aos 60 da morte de Villa-Lobos estarão representados pela “Quinta Sinfonia” e “Modinha”, das Bachianas Brasileiras No 1, respectivamente.

Música é um medicamento

Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association – AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Teraphy – WFMT) indicam os efeitos positivos da música no funcionamento do organismo. Conforme afirma o maestro Samir, “a música é um medicamento e, dependendo da forma como você a conduz, pode trazer alívio para as pessoas. O semblante dos pacientes muda depois dos concertos”, diz.

A música tem o poder de ajudar a diminuir a ansiedade e o desconforto durante procedimentos médicos, reduzir efeitos colaterais de tratamentos mais agressivos, como quimioterapia e radioterapia, e auxiliar a reabilitação física. Nesse sentido, pesquisa feita pela Associação Paulista de Medicina com o público do projeto nas últimas edições identificou que 78% dos pacientes que assistiram às apresentações conseguiram driblar o peso emocional dos dias de internação e tratamento. Cerca de metade deles viu nas apresentações uma forma de esquecer, momentaneamente, de seus problemas de saúde.

Serviço:
Música nos Hospitais
Concerto de Abertura
Data: 18 de março (quarta-feira)
Hora: 12h
Onde:
Prédio da Administração do Hospital das Clínicas da FMUSP, na Praça Adib Jatene – 
próximo ao Metrô Clínicas (descer a rampa de acesso ao 
Instituto de Ortopedia da Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar)