NOVO: Baixe o edital e demais documentos complementares abaixo
Foto: Raquel Laks/Divulgação

Prefeituras que têm bandas municipais podem participar de edital do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 lançado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca o edital como a primeira oportunidade do ano, no âmbito da Cultura, que possibilita a participação direta da gestão local.

Na oportunidade serão distribuídos 790 instrumentos de sopro para 158 conjuntos musicais a fim de garantir a ampliação ou reposição instrumental desses grupos. Podem participar do edital as bandas de música constituídas sob a forma de instituição pública ou privada sem fins lucrativos, cadastradas na Receita Federal há, pelo menos, seis meses, e em efetivo funcionamento por igual período.

Os Municípios que tiverem bandas municipais podem se inscrever preenchendo o Formulário de Apresentação do Projeto da Funarte e a declaração de cumprimento do edital. No ato da inscrição, devem enviar por correio esses documentos junto com dvd da banda, até o dia 9 de março. Os contemplados deverão realizar o projeto em até 180 dias a partir da data da entrega do prêmio.

As bandas selecionadas poderão escolher até cinco instrumentos, entre um bombardino em sib, um bombardão tuba ¾ em sib, uma clarineta 17 chaves em sib, um saxofone alto em mib, um saxofone tenor em sib, um trompete em sib, um trombone de vara em sib, uma flauta transversa em dó e uma trompa cromática em fá/sib.

Dúvidas? Entre em contato com a área técnica de Cultura por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone: (61) 2101-6053.

Da Agência CNM de Notícias com informações da Funarte

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Washington Cunha Santos

Uma boa ajuda e iniciativa como amante da música eu vejo muitas bandas não darem o devido espaço a flauta transversal ficando assim isolada do conjunto musical e principalmente as bandas de fanfarras que somente servem pra fazer barulhos as bandas deveriam tbm focar junto com a prefeitura das cidades forma projetos para músicos de orquestra e implementar tbm o aprendizado do violino violoncelo flauta transversal e não somente focar em instrumentos barulhentos que por uso inadequado e pouco conhecimento da dinâmica musical fica um pouco a desejar em suas respectivas apresentações

Wiliams

Concordo, a banda tem que ser bem homogênea e muito bem formada, nem tanto na parte teórica, pois aí precisaria de faculdade de musica,e esse não é o objetivo destas composições. Mas poucos prefeitos se interessam por bandas, ficando mais em outras atrações . Na minha cidade mesmo tinha uma banda muito boa na qual eu fazia parte, mas outros prefeitos não deram prosseguimento e com o tempo, os instrumentos foram parar no ferro velho.

Isabel Santos

Estou na torcida pela SEADRUMCORP de Campos do Jordão SP.eles merecem.
Parabéns pela iniciativa 💚👋👋👋👋

Ruth Rubbo

Olá pessoal! O texto do edital não aparece na página. É importante deixá-lo disponível pois há impedimentos para algumas bandas. É o que se refere os subitens 4.2, 4.2.1 e 4.3 (não participação de bandas marciais e fanfarras além de outras determinações)

Marcio Mazzi Morales

Olá Ruth.
O edital está na publicação.
Colocamos assim que vimos sua solicitação. Obrigado.

Compartilhe então a reportagem, copiando o link.

Equipe PlanetaBandas – Edição