Parte 1 – As mídias sociais no movimento de bandas e fanfarras do Brasil

Sabemos que os brasileiros adoram redes sociais, atualmente em números de acessos perdemos apenas para os Estados Unidos. Dentre as diversas ferramentas, as plataformas mais utilizadas no Brasil são: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Durante os anos, as bandas e fanfarras utilizaram e ainda hoje utiliza o potencial e a força que essas ferramentas possuem. O cenário do uso de redes na América Latina atingiu o maior crescimento online do mundo com 12%, o estudo realizado pela CMetrics e CGlobal, também revelou que os latino-americanos gastam o dobro do tempo que o resto do mundo utilizando as redes sociais: 10 horas por mês.

Focando apenas no segmento marcial, o Brasil aparece como um dos países mais experientes nas mídias sociais, segundo relatório do eMarketer , 79% dos usuários de internet no Brasil (cerca de 78 milhões de pessoas) estão presentes nas mídias sociais e mais de 150 mil pessoas estão engajadas em comunidades de bandas e fanfarras.

Diante deste cenário, as empresas estão cada vez mais se rendendo ao marketing online, afinal o alcance das ações acabam aumentando com a disseminação da informação. O Marketing nas mídias sociais é muito utilizado para fortalecer a marca, divulgar produtos e/ou serviços e estreitar o relacionamento com os clientes. Apesar de ser uma valiosa e importante ferramenta de comunicação, é necessário planejamento para entrar no ‘fantástico mundos das redes sociais’.

As redes sociais abriram portas e novas oportunidades para os negócios, estamos cada vez mais assertivos no conteúdo que publicamos e com quem falamos. O Facebook e LinkedIn, por exemplo, permitem diversas ações de marketing específicas para o seu público, basta que você saiba o que falar e para quem quer falar.

Outra tendência vinculada ao aumento do uso das redes sociais é a mobilidade. A cada dia, aumenta o número de pessoas que utilizam seus smartphones e tablets para ter acesso à informação ou compartilha-la. Esses dispositivos estão facilitando o acesso às ferramentas de relacionamento e gerando melhores resultados.

O meio de bandas e fanfarras é total dependente hoje em dia das mídias sociais e claro, o PlanetaBandas faz parte deste mundo de informação às massas marciais.

Neste primeiro artigo, gostaríamos de ler e saber das opiniões de todos: qual a importância das mídias sociais para as bandas e fanfarras e quais as mídias mais importantes para este nosso segmento cultural.

Saudações, e até o próximo texto.