PLANETABANDAS EM SENADOR CANEDO – COMO FOI O PRIMEIRO CAMPEONATO BRASILEIRO DA LBF ?

1
411

Um fim de semana musical. Mesmo tendo outro campeonato acontecendo no interior de SP, o foco do país foi a cidade de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia – GO.

O PlanetaBandas efetuou todo o trabalho de cobertura com transmissão ao vivo e fotos deste evento, e também com inserções de informação para o podcast EmFrente.Marche!.

A reportagem abaixo é nosso relato de como se desenrolou o 1º Campeonato Brasileiro da Liga Brasileira de Banas e Fanfarras, a LBF.

RUMO A SENADOR CANEDO – GO

Muitas corporações pegaram a estrada e trilharam seu caminho para Senador Canedo, mas o PB usou o meio aéreo. De São Paulo (Guarulhos) a Goiânia, um voo tranquilo de 1 hora e 20 minutos. Chegávamos a Goiânia, capital do estado de Goiás.

Depois de locar um automóvel, seguimos por 40 minutos por uma estrada até a entrada de Senador Canedo, onde não muito a frente, estava o hotel que recebia toda a equipe da LBF, imprensa própria, mídia independente (BrasilBandas e nós, PlanetaBandas e EmFrente.Marche), além de patrocinadores e apoiadores, empresas do meio de bandas e fanfarras. O local escolhido foi o SENADOR HOTEL.

Depois de instalados, equipamentos prontos e logística acertada, mais 5 minutos de carro até o local do evento, no estádio da cidade.

O EVENTO NO SÁBADO

Pista excelente, localização ímpar, a equipe PB chegou quando a TV Anhanguera fazia uma matéria especial sobre o evento. Montagem dos equipamentos de transmissão, câmeras, fotografia, energia. Prontos para os trabalhos, notamos um atraso em começar o evento. As corporações saíram tarde de suas escolas e isso atrasou o evento. Nada que tirasse o entusiasmo dos presentes que estavam em arquibancadas laterais e frontais ao estádio.

O calor forte fez muitas pessoas procurarem água (fornecida pela cia de água de Goiás) mas um ponto que não foi muito explorado foi a participação de poucos vendedores de alimentos e bebidas no local (de onde estávamos víamos apenas um pipoqueiro e umas pessoas vendendo cachorros quentes e refrigerantes).

Mesmo assim, as apresentações se seguiram, com os critérios de avaliação sendo feitos por equipe de avaliação própria da LBF, devidamente identificados. A própria imprensa estava identificada e o evento era dividido em 4 setores (onde tínhamos acesso aos setores 3 e 4).

Fato que não podemos deixar de mencionar, é que a imprensa da LBF às vezes cometia algumas gafes, atrapalhando os meios de divulgação independentes. Isto foi citado e a LBF logo corrigiu o problema.

O sábado findava quase no domingo, mas o evento se mostrava sucesso.

DESTAQUES

Destaques deste primeiro dia foram a BAMALO (Banda Marcial de Louveira – SP) e a SEDUC (Banda Marcial da Secretaria da Educação de Perbnambuco). O embate entre as duas corporações foi épico, com a consagração da BAMALO como a primeira Campeã Brasileira de um evento da LBF, na categoria infanto-juvenil.

As bandas do estado de Goiás e Mato Grosso também foram muito bem neste primeiro dia, com a grande movimentação do público, regionalizado, que aplaudiu demais as apresentações.

A NOITE DE SENADOR CANEDO

Uma longa avenida, praças enfeitadas, bastante comércio, comida barata e de ótima qualidade. O jantar foi numa grande hamburgueria, onde conhecemos sabores locais.

Estávamos muito próximos de Brasilia e de cidades entorno. Por isso, a quantidade de pessoas a noite em Canedo era bem grande. E no final da noite, uma chuva, para energizar o ambiente pelo que viria no dia seguinte.

O EVENTO NO DOMINGO

No dia de domingo, o evento começou no horário. As corporações se apresentaram muito bem até o período do almoço, onde houve a interrupção para que o evento começasse no segundo período. Durante este tempo, uma forte chuva caiu no estádio e o evento foi postergado para 1 hora mais tarde. Ficou claro que o escoamento de água da pista era superior, e assim, a chuva atuou mais para limpar do que alagar a pista.

A refeição era servida no mesmo ambiente do evento, localizado em um patamar acima da pista de eventos. Também, as opções de alimentos na pista aumentaram, onde tínhamos cachorros-quentes, refrigerantes, salgados, pipoca e algodão doce como as opções locais.

DESTAQUES

O destaque ficou para a banda de percussão COMUDI, do Espírito Santo e sua percussão marcial da PEARL, mostrando grande habilidade e técnica.

A apresentação do CEMPRE Limongi, de Mogi das Cruzes – SP também foi especial, utilizando a conha acústica que estava reservada e preparada no local. Tudo foi metodicamente planejado pela organização para que as corporações se apresentassem adequadamente.

Fechando o evento, vinda do estado do Pará, a Banda Show Enedina Sampaio Melo, do município de Igarapé-Miri, estado do Pará, que encerrou as festividades do primeiro Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras foi o ápice do espetáculo.

SÍNTESE DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Um novo conceito, uma nova forma de levar um campeonato a nível nacional.

Senador Canedo, em Goiás, foi a cidade escolhida para iniciar este novo momento do movimento de bandas e fanfarras do Brasil

Alguns problemas, que foram solucionados rapidamente pela equipe da LBF, não apagaram o brilho deste primeiro brasileiro. Mesmo com certa ausência de público algumas vezes, o brasileiro da LBF foi o diferencial de 2019, em todo o país.

Desde sua concepção e organização, informações e controle, nunca visto como antes, a LBF tratou com excelência, respeito e atenção as mídias independentes que estiveram em Senador Canedo, premiando-as no segundo dia, pelo trabalho executado. Até então, apenas a ABANFARE-PE havia feito tal homenagem a aqueles que levam o evento para todo o Brasil, com fotos, vídeos e transmissões ao vivo.

A LBF tem um início de sua vida marcada com sucesso pela realização deste primeiro campeonato brasileiro de bandas e fanfarras.

“LA LIGA”, como já é conhecida pelas corporações, promete muitas novidades para os próximos anos, mas pelo que nós vimos em Senador Canedo nos dias 07 e 08 de dezembro de 2019, podemos afirmar que o sucesso já começou! E que não vai mais parar.

INFORMAÇÕES DO EVENTO

As fotos do evento estão em nossa fã page oficial, no Facebook, que você acessa clicando neste link.

Os resultados estão neste link, de todas as categorias participantes.

Os contatos da LBF para qualquer sugestão, reclamação ou até elogios, estão neste link.

2019 TERMINA

Com a cobertura de Senador Canedo, o PlanetaBandas termina 2019 com 6 coberturas realizadas, já saindo do estado de SP e definitivamente indo para todo o Brasil:

  • Itapevi – SP
  • Cordeirópolis – SP
  • Santos – SP
  • Ibiraci – MG
  • Caieiras – SP
  • Recife – PE
  • Senador Canedo – GO

O PlanetaBandas, investindo sempre em melhorias, já com a parceria do podcast EmFrente.Marche terminou 2019 vivo e atuante.

2020 muitas novidades, investimentos e muita coisa por vir no cenário marcial brasileiro.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a coordenação da LBF pelo apoio, a parceria do BRASILBANDAS, do amigo Percol, os nossos amigos e aliados do EMFRENTE.MARCHE e acima de tudo, a nossa equipe de colaboradores:

  • Vanderson – Recife
  • Shayelle – João Pessoa
  • Gilson Kindermann – SP
  • André – SP
  • Bruno – Ribeirão Preto – SP
  • Silvana – São José dos Campos – SP
  • Wilson – Brusque – SC
  • e em especial a Luana – SP, pelo trabalho no PB, fotos em Senador Canedo e muito mais, além de ser a pessoa que não cansou em lutar, incentivar e ajudar a equipe a não desistir, depois de baixas desconsideráveis de pessoas da equipe.

Nosso obrigado eterno!

Montanha – CEO PlanetaBandas

1 COMENTÁRIO