OS DOIS NACIONAIS DE BANDAS E FANFARRAS NO BRASIL

0
1073

CNBF & LBF

2019 será um ano inesquecível. Cheio de dificuldades, eventos com pouquíssimo e até inexistente público, falta total de incentivo de governos, enfim…. chegamos no mês de dezembro com 2 campeonatos nacionais realizados no mesmo dia.

A CNBF (Confederação Nacional de Bandas e fanfarras) realizará no município de Guará (interior do estado de SP) sua etapa final. Já a LBF (Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras) inicia seus trabalhos com evento na cidade de Senador Canedo (região Metropolitana de Goiânia – GO).

SÃO DOIS “NACIONAIS”?

Sim, são dois. Explicamos:

Depois das eleições da escolha da nova diretoria da CNBF, um grupo resolveu criar uma outra entidade, em discordância total com os meios e finalmente do que ocorreu na eleição da entidade. E por isso, com o apoio de diversas entidades estaduais, o fomento para uma nova entidade nacional tomou força e assim, surgiu a LBF (Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras).

A CNBF perdia representação em alguns estados, de entidades estaduais importantes e, acima de tudo, de pessoas importantes do meio de bandas e fanfarras, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo assim, manteve firme o seu propósito e reunindo-se com as entidades que escolheram “ficar”, com articulações políticas ou não, seguir para a continuação do seu campeonato nacional.

A CNBF desde 2002 sempre teve problemas em relação aos seus campeonatos nacionais, com fatos extremos e gravíssimos (anos de 2013, 2017 e 2018). Alguns destes problemas, somados a outros fatores e fatos, foram culminantes para a criação de uma nova entidade. Em 2019, a CNBF escolhe o estado de São Paulo como sede do seu campeonato nacional, já questionada quanto ao local e a já conhecida dificuldade logística para estados de regiões mais distantes como nordeste e norte.

A LBF surgiu com associações e estados de grande representação, e nomes do movimento de bandas e fanfarras extremamente respeitados, conhecidos e com propósitos bem claros. Uma outra visão e fundamentos diferentes da CNBF e uma grande penetração perante a seus estados filiados, devido ao maciço trabalho de marketing e divulgação. Nesta nova filosofia, agregou maestros e coordenadores e elaborou o seu primeiro campeonato. O “nacional” da LBF, levando em conta um desejo e anseio de muitos, será realizado “quase” no centro do país. Da cidade de Brasília, o pedido de muitos, vamos ver o nacional da LBF em Senador Canedo, cidade da região metropolitana de Goiânia.

Os dois eventos serão no mesmo dia e horário: 07 e 08 de Dezembro (o da CNBF ainda tem as bandas show no dia 14/12, na cidade de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte).

Como são essas cidades? Vamos ver a seguir…

AS CIDADES DOS NACIONAIS 2019

CNBF – GUARÁ – SP

Guará é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país.
O município é formado pela sede e pelo distrito de Pioneiros. Seu nome provém da grande quantidade de aves guarás e lobos-guarás que havia na região.

O município se estende por 362,5 km² e contava com 19 858 habitantes no último censo.
Vizinho dos municípios de São Joaquim da Barra, Ituverava e Tejupá,Guará se situa a 10 km a Sul-Oeste de Ituverava, a maior cidade nos arredores.

DISTÂNCIA ENTRE O MUNICÍPIO DE GUARÁ E AS PRINCIPAIS CIDADES BRASILEIRAS

São Paulo : 368 km
Rio de Janeiro : 551 km
Salvador : 1294 km
Brasília : 518 km
Fortaleza : 2115 km
Belo Horizonte : 410 km
Manaus : 2339 km
Curitiba : 576 km
Recife : 1959 km
Porto Alegre : 1122 km
Belém : 2113 km
Goiânia : 444 km
Guarulhos : 363 km
Campinas : 287 km
São Luís : 2029 km

ORDEM DE APRESENTAÇÃO DA CNBF


LBF – SENADOR CANEDO – GO

O nome da cidade é uma homenagem ao senador Antônio Amaro da Silva Canedo, primeiro representante do estado de Goiás em cenário nacional. Em 1953, o povoado foi elevado à condição de distrito de Goiânia e em 1989 a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou a emancipação do município. Foi sancionada como Lei 10.435 de 9 de janeiro de 1988 pelo então governador Henrique Santillo.

Destaca-se também, atualmente, o pólo petroquímico, com diversas empresas do setor situadas na proximidade da cidade, entre outras está a Petrobrás.

O município se estende por 245,3 km² e contava com 84 443 habitantes no último censo.

Vizinho dos municípios de Caldazinha, Aparecida de Goiânia e Goiânia,Senador Canedo se situa a 18 km a Sul-Leste de Goiânia.

DISTÂNCIA ENTRE O MUNICÍPIO DE SENADOR CANEDO E AS PRINCIPAIS CIDADES BRASILEIRAS

São Paulo : 803 km
Rio de Janeiro : 924 km
Salvador : 1211 km
Brasília : 161 km
Fortaleza : 1849 km
Belo Horizonte : 643 km
Manaus : 1930 km
Curitiba : 971 km
Recife : 1819 km
Porto Alegre : 1498 km
Belém : 1699 km
Goiânia : 18 km
Guarulhos : 798 km
Campinas : 722 km
São Luís : 1663 km


ORDEM DE APRESENTAÇÃO DA LBF


 

SÍNTESE DO NACIONAL CNBF & LBF

Agora, o PlanetaBandas compara os 2 eventos, seguindo as relações de participantes x estados e também coloca informações colhidas nas mídias sociais e diversas pessoas que entraram em conato com nossa equipe pelo faleconosco@planetabandas.com.br

  • Quantidade de Corporações: LBF (47) / CNBF (31)
  • Categorias sênior não está presente no evento LBF mas praticamente conta com 99% do estado de SP, isso na CNBF.
  • Nas mídias, a LBF tem mais destaque. Empresas credenciadas para a cobertura do evento, comunicação, marketing, vídeos explicativos, informações centralizadas em um novo site.
  • Já a CNBF mantém o tradicional mas a falta de informações é um problema recorrente. O site está desatualizado (ainda aparecem entidades que não são mais filiadas a própria CNBF).
  • Estão em falta grande número de corporações conhecidas do meio de bandas e fanfarras, entre elas as paulistas FAMA – Atibaia, Mauá, BAMASO – Sorocaba e Armando Arruda. Do Rio de Janeiro, a Banda Marcial de Barra Mansa. Do estado de Pernambuco, as bandas Maurício de Nassau e Alto do Pascoal. Além de outras bandas como SEDEC – PB e Pio XII – PR, todas elas da categoria sênior. Também muitas baixas nas categorias juvenil e infanto.
  • Na visualização dos eventos, a LBF contará com canais de Youtube e todas as mídias sociais presentes, fotos, reportagens e Podcasts. Na CNBF nenhuma informação (será que vão reviver algumas pessoas “aposentadas”?)
  • Regulamentos: LBF tem um regulamento novo. Já a CNBF está “deixando” de seguir algumas premissas.
  • Logística: Senador Canedo fica próxima a aeroportos e é de fácil acesso por rodovias. Guará tem uma ótima malha viária, mas fica distante dos principais aeroportos de São Paulo.
  • 2 nacionais. 2 eventos. Englobam todas as bandas e fanfarras? Os alunos estão cientes de todo esse movimento? Os pais? Os mantenedores?

O meio de bandas e fanfarras está completamente dividido entre estes 2 eventos, mas tem também as corporações que não estarão nem em Senador Canedo e nem em Guará. Onde você estará?

  • Qual campeonato irá acompanhar?
  • Qual a sua torcida? Por qual corporação?
  • Qual a maior ausência nestes eventos?

Sua opinião é importante, afinal você faz parte do movimento de bandas e fanfarras. Então, participe!

Pode colocar suas opiniões no final da reportagem.


PLANETABANDAS EM SENADOR CANEDO – GO

A LBF TV vai transmitir o Campeonato Nacional, mas você terá também mais uma opção:

O PlanetaBandas vai transmitir o Campeonato da LBF pelo seu canal do YouTube.
Aproveite para:

✍️se inscrever no canal
🔔 ativar o sino para notificações.

Estaremos no http://youtube.com/planetabandas

E também a transmissão estará sendo exibida aqui no site do PlanetaBandas!!!

#planetabandas
#planetabandaspelobrasil
#planetabandasnordeste
#senadorcanedo
#lbf