COMO FOI A FINAL DA XI COPA PERNAMBUCANA 2019

0
640

Evento inigualável e fantástico!

A final da Copa Pernambucana 2019, realizada no Marco Zero de Recife – PE, no último dia 20 de Outubro, premiou as melhores corporações do estado, este que está se tornando referência em bandas e fanfarras no Brasil.

O Propósito

De acordo com o coordenador de Bandas e Fanfarras da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, Waldenilson Cunha, um dos principais objetivos de fomentar o estudante a participar de uma banda é o ensino técnico artístico. “O grande trunfo desse evento é você primeiro ocupar o aluno pós-aula. Depois é que muitos deles se tornam profissionais, na área de música ou dança. A gente tem várias ex-balizas que fizeram dança na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e as orquestras que tocam no carnaval de Olinda e Recife são formadas basicamente por eles”, declarou.

A Equipe de São Paulo em terras Pernambucanas

Saindo de SP na sexta-feira, 18, a Equipe PlanetaBandas viajou 3 horas para chegar ao destino. Lá, rumamos diretamente para o hotel.

O Day-OFF

No sábado, 19, a equipe teve o dia livre, onde acabou conhecendo a maravilhosa praia de Muro Alto, com sua piscina natural de águas claras e calmas. Foi um dia de descanso e relaxamento, preparando para o dia de cobertura que viria, sendo este dia, a estréia de trabalhos do PlanetaBandas no cenário fora do eixo Rio-SP.

A grande final

Domingo, 20, o dia da grande final, onde todas as corporações se apresentaram na avenida principal do Marco Zero.

Destaque para todos os corpos coreográficos, que em sua maioria são cênicos (apresentando enredo em suas coreografias). Os mores de comando são algo à parte, com impecáveis indumentárias e estilos. As balizas sempre super produzidas levantando o público com suas evoluções. Balizadores também se fazem muito presentes ao evento.

O ponto alto do evento se deu com a apresentação das corporações juvenis (em destaque para a Banda do Alto Pascoal e o Ginásio Pernambucano) e as bandas Master (Sênior para as pessoas do sul e sudeste), com destaque para a grande campeã, Maurício de Nassau. Mas é claro que todas as corporações deram seu máximo nesta competição única!

Milhares de pessoas acompanharam o evento, que teve até a apresentação especial de um afoxé. O público não arredava pé até mesmo nas raríssimas pausas que ocorriam entre uma apresentação e outra.

 

Resultados

A Banda Marcial Maurício de Nassau, da Escola Municipal Antônio Farias Filho foi a grande campeã da categoria banda marcial master da XI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. A bandas repete o resultado obtido em 2017 e 2018, quando também saiu vencedora da competição.

Contudo, a vitória da campeã não foi nada fácil. Ela foi acompanhada de perto durante toda a temporada pela Banda Marcial ETE (Escola Técnica Estadual) de Criatividade Musical, que fez uma temporada tão consistente quanto a campeã e por isso, garantiu a segunda colocação. A terceira posição ficou com a Banda Marcial do Centro Educacional Universidade Infantil.

Resultado Etapa Final da XI COPA PERNAMBUCANA DE BANDAS E FANFARRAS

MARCIAL INFANTO JUVENIL

  • ESCOLA ESTADUAL SENADOR NILO DE SOUZA COELHO – RECIFE

PERCUSSÃO RUDIMENTAR

  • E. M. ALMERINDA UMBELINO DE BARROS – RECIFE

FANFARRA

  • EREM JORNALISTA JADER DE ANDRADE – TIMBAUBA

PERCUSSÃO SINFÔNICA

  • COLEGIO DA POLICIA MILITAR – ANEXO I – PETROLINA

MARCIAL JUVENIL

  • EREM GINÁSIO PERNAMBUCANO – RECIFE

BANDA MUSICAL MASTER

  • E.E. DESEMBARGADOR JOSE NEVES FILHO – JABOATÃO DOS GUARARAPES

MARCIAL MASTER

  • E.E ANTONIO FARIAS FILHO – RECIFE

BANDA SHOW

  • Mun. Eliza Cabral de Brito Silva

Os resultados completos da grande final da Copa Pernambucana estão no link da Abanfare.

Fotos e Vídeos

Abaixo, você tem a transmissão na íntegra, do evento. São mais de 9 horas sem interrupção. É uma verdadeira maratona, que vale a pena ser compartilhada na TV da sala, com pipoca e os amigos. As fotos do evento estão em fase de tratamento e logo estarão nas mídias sociais do PlanetaBandas.

Agradecimentos

A equipe PlanetaBandas agradece ao grande incentivador do nosso trabalho e a pessoa que possibilitou nossa ida até Recife, o Waldenilson Cunha Costa.

Agradecemos também a todas as mídias presentes no evento (BrasilBandas, de Percol; Alex Félix e Pernambuco On-Line), a toda a equipe da Abanfare – PE, à CVC, nossa parceira em passagens aéreas, a GOL, parceiro de locomoção, Hotel Canárius (hospedagem), Movida (aluguel do carro) e a todas as pessoas que vieram até nós, para conhecer, conversar, estreitar laços e parcerias com o nosso trabalho. Vocês fizeram desta cobertura algo muito especial.

E 2020?

Em 2020, já firmado e confirmado, o PlanetaBandas volta para Pernambuco. Agora somos integrantes deste maravilhoso trabalho realizado no estado e estamos já ansiosos por mais um ano na cobertura e transmissão ao-vivo da Final da Copa Pernambucana.

Até lá!