PlanetaBandas Visita – Corporação Musical União dos Artistas – ITU – SP

0
413

A “Corporação Musical União dos Artistas” é uma tradicional Banda de Concerto da cidade de Itu, interior do Estado de São Paulo. Em atividade desde 1912, tem como principal objetivo divulgar a música característica de sua região concebida para o seu tipo de formação instrumental: flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trompas, trombones, bombardinos e baixos; e percussão.

Contando com um repertório que gira em torno de 1000 músicas, a “Banda de Itu”, além das composições locais típicas da cultura paulista, como dobrados, valsas e sambas, dispõe de obras de compositores como Rossini, Verdi e Tchaikovsky, assim como Pixinguinha, Chico Buarque e Noel Rosa, para citar alguns.

A história da Banda, sua primeira formação, as conquistas, a construção honrosa de sua sede, entre outras coisas, você poderá conhecer mais de perto aqui, neste site. Poderá ver fotos históricas, conhecer o atual maestro, além de se inteirar da gratuita “Escola de Música Isaías Belculfiné”.

Ainda terá a oportunidade de estar freqüentemente atualizado sobre nossa agenda e de receber nossa programação em seu e-mail. Poderá enviar sugestões e críticas, o que confirmará sua presença prestigiadora em nosso meio.

A Corporação Musical União dos Artistas é uma Entidade Civil, sem fins lucrativos, que sobrevive, única e exclusivamente, da abnegação de seus músicos e simpatizantes. Considerada uma das mais importantes do gênero no país, carrega sobre si quase um século de tradição!

“Corporação Musical União dos Artistas” foi fundada em 16 de junho de 1912 graças à abnegação de alguns músicos liderados por José Maria dos Passos, seu primeiro maestro. Em 1939 foi inaugurada sua sede própria, construída com muito sacrifício, em regime de mutirão, pelos próprios músicos. Esta sede leva o nome do grande maestro, compositor e músico ituano “Elias Álvares Lobo”.

Participou de grandes concursos alcançando em sua trajetória os seguintes títulos, dentre outros:

“A melhor banda do Interior” – 1959;
“A melhor banda civil do Brasil” – 1964;
Campeã do “II Campeonato paulista de bandas” – 1978;
Vencedora do “1º Festival Iguatemi” – 1981;
Vencedora do “1º Concurso Vamos bagunçar o coreto” – 1983;
Campeã do “XXXII Festival Zequinha de Abreu” – 1993.

Foi agraciada com a “Cruz do mérito educação cívica” do Ministério da Educação, em 1962, quando de seu Jubileu de Ouro. Em 1972 esteve no estado do Pará convidada pelo então presidente Emílio Médice para a inauguração da rodovia Transamazônica.

Participou nos anos de 1992 a 1997, dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Festivais de Artes de Itu, inclusive executando juntamente com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) a Abertura “1812” de Tchaikovsky sob a batuta do imortal maestro Eleazar de Carvalho.

Além disso, gravou um CD e três LPs de grandes tiragens, que foram regravados em fita cassete. Hoje, a Corporação Musical União dos Artistas tem em seus músicos, diretores e simpatizantes a principal fonte de sobrevivência, pois não medem esforços para mantê-la viva e presente nos mais diversos eventos culturais.

A primeira formação de músicos foi em
1912.

 

Isaias Sparanise Belculfiné
“O saudoso Maestro Anísio”:

Responsável pelo apogeu da Banda,
ganhando importantes prêmios
durante as décadas de 50, 60 e 70.

Estúdios da Rádio Nacional, RJ – 1959.

Campo do Afonso, RJ – 1959.

Nos estúdios da TV Globo, RJ – 1964.

Inauguração, 16 de junho de 1939.

Inaugurado em 1939, construído
pelos próprios músicos em regime de
mutirão, leva o nome do grande
maestro, compositor e músico ituano
“Elias Álvares Lobo”.

Antiga biblioteca da Corporação,
depois doada para a formação
da primeira biblioteca municipal.

Anselmo Durte no aniversário de 60
anos da CMUA. Ao seu lado, Olavo
Volpato e Armando Francischinelli, na
época Presidente da Banda. Salão Elias
Lobo, 1972.

– Banda União de Itu:

– Banda União de Itu:

– Banda União de Itu: