Fanfarras Municipais de Barreiras recebem novos instrumentos

0
605

Valorizando a musicalidade, a cultura e formação musical dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer fez a entrega em 12 de Junho, dos novos instrumentos musicais para as fanfarras das Escolas Municipais: Paulo Freire e CAIC Murilo de Avelar Hingel.

Durante a manhã, a secretária de educação Cátia Alencar, a subsecretária Emília Moreno e o coordenador de fanfarras, Itanajá Ferreira, visitaram a Escola Municipal Paulo Freire, que já possui uma banda marcial através do programa Mais Educação, e agora recebe os instrumentos específicos para a formação da fanfarra escolar, que será inicialmente formatada com 60 componentes. Bumbo, prato, timbau, surdo, caixa, quadriton, cornetões, cornetas em Fá, Mi Bemol e Si Bemol, compõem o kit musical que movimentou a área recreativa da escola.

“Os alunos ficaram ansiosos com a chegada dos novos instrumentos, porque agora, eles poderão ensaiar para se apresentar no desfile de 07 de Setembro. A reação foi muito positiva e automaticamente eles já testaram os instrumentos, acompanhados pelo coordenador Itanajá, que já garantiu acompanhar o desenvolvimento da nossa fanfarra”, disse a diretora Ivanete.

Na Escola Municipal CAIC Murilo de Avelar Hingel, os músicos também receberam os novos instrumentos. Emocionada com a alegria dos alunos, a diretora do CAIC Evilene Torres de Brito garantiu que haverá a participação de 60 componentes, que serão acompanhados por um instrutor musical que estará auxiliando na composição do repertório e incentivando os talentos musicais dentro da unidade escolar. “A fanfarra era um sonho dos alunos, que todo ano desfilam no dia 07 de Setembro pelo bairro, com a participação de uma fanfarra convidada. Com certeza esse ano, eles darão um show com os novos instrumentos e a fanfarra do CAIC”, evidenciou a diretora.

 A secretária Cátia Alencar lembrou que nas comemorações do aniversário de Barreiras, o prefeito Zito Barbosa fez a entrega simbólica aos representantes das oito fanfarras municipais, e que agora todos os instrumentos estão sendo encaminhados para acelerar o ritmo dos ensaios e apresentações para o Desfile Cívico de 07 de Setembro e Concurso Municipal de Fanfarras.

“Vivenciamos um dia emocionante com a entrega dos novos instrumentos aos alunos da escola Paulo Freire e CAIC. Esse era o compromisso do prefeito Zito Barbosa, de equipar todas as fanfarras e esse objetivo foi alcançado, agora, todas as oito fanfarras municipais estão com os novos instrumentos de percussão e sopro, com acompanhamento do instrutor musical e incentivo para participarem do Desfile Cívico de 07 de Setembro e do Concurso Municipal de Fanfarras 2019”, finalizou a secretária.