21 de Junho – Dia do Mídia – PlanetaBandas registrado

0
506

Dia do Mídia é comemorado nacionalmente em 21 de junho.

A data celebra os profissionais ligados aárea da comunicação, seja na TV, rádio, jornais impressos ou internet. A mídia é o meio pelo qual determinada informação é transmitida.

Existe a mídia televisiva, mídia radiofônica, mídia eletrônica e mídia impressa e todas possuem o mesmo objetivo de levar notícias, informação e entretenimento às pessoas.

A palavra vem do latim, porém o termo utilizado no Brasil vem diretamente de media, usado nos Estados Unidos para designar os mass media (meios de comunicação de massa, em português), no começo do século XX.

Outra data que passou a ser bastante comemorada foi o Dia do Mídia Social (Social Media Day), em 30 de junho, com o surgimento e constante crescimento dos profissionais da comunicação que trabalham diretamente com a divulgação das informações através das redes sociais(Facebook, Twitter, blogs e etc).

A ideia para o Social Media Day surgiu com o site Mashable, especialista em informações do mundo das redes sociais e tecnologia.

Homenagem ao Dia do Mídia

“Hoje não é só dia de dar parabéns, não é só dia de ganhar presente. Hoje é dia de dizer obrigado por tantas broncas que ajudou a resolver, por tantos prazos que conseguiu esticar, por tantas colocações que conseguiu garantir, por tantas vezes que conseguiu viabilizar aquela ideia diferente. E por tantas e tantas vezes que ele foi criativo e somou com grandes ideias. Feliz Dia do Mídia!”

Já no dia 30 de junho é celebrado o Dia da Mídia Social.

Social Media Day é uma homenagem ao impacto e revolução que as mídias sociais provocaram (e provocam) nas sociedades contemporâneas.

Além de mudar totalmente os meios de comunicação, as mídias sociais proporcionaram a capacidade de interação direta entre os produtores das informações e a audiência, ou seja, o público em massa.

Graças ao surgimento da mídia social, as produções e divulgações de conteúdos deixaram de se concentrar exclusivamente nas mãos das grandes emissoras e veículos de comunicação em massa.

No entanto, também surge o perigo das falsas notícias (fake news) que são produzidas por pessoas mal-intencionadas. Igualmente existem aqueles que criam perfis fictícios a fim de enganar terceiros e cometer crimes.

A ideia de criar esta data surgiu a partir de uma iniciativa do site Mashable, em 2010, que convidou a todas as pessoas que utilizavam constantemente as mídias sociais a refletirem sobre as importantes mudanças que proporcionaram a vida das pessoas.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) festejou oficialmente pela primeira vez o Dia da Mídia Social.

Atualmente, esta data é comemorada em mais de 90 países, através de uma série de atividades, como palestras e debates abertos ao público em geral. Da mesma forma, os usuários das redes sociais podem participar de todas as regiões do planeta através da hashtag #SMDay.

Frases sobre Mídia Social

  • Social media é sobre pessoas. Não sobre sua empresa. – Matt Goulart
  • É um diálogo, não um monólogo. Social media é mais como um telefone do que como uma televisão. Amy Jo Martin
  • As mídias sociais são sobre sociologia e psicologia mais do que tecnologia. – Brian Solis,
  • As mídias sociais não transformam seus negócios durante a noite. Pode levar meses para ver qualquer crescimento real ou resultados mensuráveis. Mas isso não significa que não esteja funcionando. Isso só leva tempo. – Jenn Herman.

No dia do Mídia, o PlanetaBandas se “oficializa”

A partir de Junho de 2019, o PlanetaBandas tem seu nome registrado, podendo estar utilizando a marca (R) para qualquer de seus trabalhos. O primeiro site de uma empresa de divulgação de bandas e fanfarras a ter este registro.

Nosso agradecimento especial a Luana, que foi quem iniciou e tramitou o processo até o fim!

Equipe PlanetaBandas
São Bernardo do Campo, Junho de 2019