XV PAULISTÃO FFABESP – UMA GRANDE FESTA EM BOCAINA

0
548

O EVENTO

A Federação Paulista de Fanfarras e Bandas – FFABESP realizou no último dia 17, no município de Bocaina, a final do XV Paulistão, que reuniu em sua maioria, corporações da região, que pleiteavam a vaga na V Copa do Brasil, evento máximo da entidade, que será realizado em Tatuí, também no estado de SP.

Os eventos são organizados pela Federação das e Fanfarras e Bandas em parceria com as Prefeituras locais e contam com a participação de corporações musicais de instituições públicas e privadas que são avaliadas por um corpo técnico de jurados composto por professores de música, maestros e militares.

As apresentações começaram no final da tarde e se estenderam durante a noite terminando nos primeiros minutos do domingo (18). A etapa final do Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas “Professor Milton Pereira Lelis – Chocolate”, teve no total, 21 corporações musicais de todo o Estado de São Paulo, com cerca de 900 pessoas, entre músicos e equipe da organização, em cinco categorias. Apenas a Banda Estudantil UME Padre José de Anchieta, de Cubatão, do Grupo C, não compareceu à final.

DESTAQUES

Da região, a Banda Maestro Rossini, da Prefeitura de Cristais Paulista, classificou-se à fase final, ficando com o vice-campeonato do Grupo A. A Campeã do grupo foi a Banda Marcial da Juventude de Sertãozinho.

O evento teve apoio da Prefeitura de Bocaina e levou mais de 2 mil pessoas até a avenida Prefeito Guilherme Giraldi Ferreira Campanhã.

REPERCUSSÃO REGIONAL

“Para a cidade de Bocaina foi um marco”, declara a assessoria de imprensa da prefeitura. “Bocaina voltou a figurar no cenário musical como uma cidade que respira música e faz grandes eventos”.

De acordo com o presidente da Federação Paulista de Fanfarras e bandas, o maestro Alexandre Silva Pinto, o último evento realizado pela Federação acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro no município de Tatuí, com a realização da V Copra Brasil de Bandas e Fanfarras. Este grandioso evento contará com a participação de bandas dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

EQUIPE PLANETABANDAS

Tivemos o comparecimento de quase toda a equipe do Grupo PlanetaBandas no evento. Composta de 2 pessoas em transmissão e gravação dos vídeos e 3 fotógrafos, todo o evento foi devidamente registrado e muito do material colhido já está disponível nas mídias sociais da Federação Paulista de Fanfarras e Bandas, FFABESP. As fotos de nossa equipe serão publicadas nas mídias sociais do PlanetaBandas, e replicadas às mídias da FFABESP (conforme contato feito com o presidente da federação).

NOSSA VISÃO

O evento mostrou a grande força que impulsiona as populações a prestigiarem um evento de bandas e fanfarras no interior do estado de São Paulo. As mais de 2 mil pessoas não arredaram o pé da avenida, mesmo com uma chuva forte de 30 minutos que caiu no meio da tarde, durante o evento. O local, todo coberto, manteve as pessoas unidas, o que provou que o desfile das corporações eram o grande momento do evento. A entrada da corporação da cidade, a Banda Marcial Municipal de Bocaina, foi acompanhada de uma sonora manifestação das arquibancadas e de todo o publico, algo nunca visto em eventos da FFABESP recentemente. Isto mostra que a entidade, fortalecida e unida, com as associações, está no caminho certo da promoção das bandas e fanfarras pelo estado de São Paulo, estado este que já foi a locomotiva musical neste seguimento.

AGRADECIMENTOS

Os nossos sinceros parabéns à todos os participantes, aos alunos e alunas, à diretoria da FFABESP, em especial ao presidente Alexandre e ao secretário André, ao corpo de avaliadores, aos vereadores, prefeito e secretarias de cultura da cidade e a toda a população receptiva, hospitaleira, amistosa e simpática da cidade de Bocaina. O PlanetaBandas se orgulha por ter participado deste grandioso evento. E já estamos ansiosos e preparados para a Copa do Brasil, dias 01 e 02 de dezembro próximos.