29º COFABAN DE CAIEIRAS – 20 ANOS DO PLANETABANDAS – COMO FOI

0
810

29º EDIÇÃO DO MAIOR COFABAN DO BRASIL

São 7 anos que o PlanetaBandas faz a cobertura do Cofaban de Caieiras. Começamos na 22ª edição, e desde então, o PlanetaBandas tem sua cadeira cativa na sala de imprensa do estádio Carlos Ferracini, de Caieiras – SP.

Junto a este campeonato, o PlanetaBandas – Bandas e Fanfarras do Brasil, escolheu o Cofaban de Caieiras para comemorar 20 anos de trabalhos voltados às Bandas e Fanfarras de São Paulo e de todo o Brasil. Nas próximas linhas, tudo sobre estes dois dias especiais, 20 e 21 de outubro de 2018.

COFABAN DE CAIEIRAS – A CIDADE DOS PINHEIRAS

Caieiras é uma referência e unanimidade em se tratando de concursos de bandas e fanfarras. Considerado como o maior cofaban do Brasil, em dois dias são realizadas as competições no estádio de piso sintético Carlos Ferracini, o “Templo” das bandas e fanfarras paulistas.

O cofaban tem estrutura e formato diferenciado de outros eventos de bandas e fanfarras: devido ao formato oval do estádio, é o único em que se pode ter 4 corporações ao mesmo tempo visualmente, no foco do público (1 corporação sendo avaliada musicalmente, 1 corporação no aguardo do trajeto final, 1 corporação sendo avaliada em aspecto de deslocamento (marcha e alinhamento) e 1 corporação aguardando para a avaliação de uniformidade e instrumental.

Outro ponto é a execução de duas peças musicais, sendo que apenas a primeira peça é avaliada. Também a preferência dos jurados pelo deslocamento de corporações que executem dobrados ou marchas militares, assim, resgatando o contexto fundamental das corporações musicais.

Já ocorrendo também a alguns anos, em conjunto com o Cofaban de Caieiras, a prefeitura oferece uma feira gastronômica, com comerciantes da cidade, oferecendo produtos alimentícios para o público.

Nesta edição, a vigésima nona, um diferencial observado foi o número de corporações, menor que em outros anos. Uma das hipóteses levantadas, até sendo muito positiva, é a grande agenda de eventos espalhados pelo estado de São Paulo e até em outros estados, que dificulta a locomoção de várias corporações, na forma logística e de custo a todos os eventos que se tem no calendário.

Também algumas corporações, por motivos de custos, não conseguiram estar presentes, mas no geral, o evento se manteve como sempre: competitivo, espetacular e acima de tudo, tradicional! E seguindo a rotina de muitos anos do Cofaban de Caieiras, a categoria Banda Marcial Sênior sempre, a mais esperada e vista pelo público que neste ponto, lota as arquibancadas do estádio.

O EVENTO

Sábado: Como sempre, as categorias infantis e infanto-juvenis abrem o evento no sábado, e neste dia, em especial, destacaram-se a Fanfarra Simples Municipal Miyoji Kaió, de Miracatu – SP, a Banda Musical do Caximba, de Curitiba – PR e a Obra Social Dom Bosco, da capital paulista. O que sempre norteia todos os presentes é a apresentação de bandas marciais juvenis e sêniors, e isso, ocorreria no dia seguinte.

Domingo: o dia esperado por muitos. Um destaque desse dia fo a Banda Musical da Topolândia – São Sebastião. Mas claro, muito esperado e com uma grande exibição, as bandas marciais sênior deram um show no estádio de Caieiras. A Banda Lyra de Mauá, atual campeã estadual pela OCIFABAN, executou a peça Othelo, a mesma de 1 semana antes, na cidade de Mairiporã, e encantou o público. Era a primeira de uma série de apresentações que levantaria o público no estádio. Logo depois, a Orquestra de Metais Santa Isabel, numa crescente impressionante, mostrou um repertório de qualidade e muita técnica. A BAMIT, de Itanhaém, com uma grande torcida presencial e virtual, mostrou grande qualidade em uma sonoridade ímpar, mas não empolgou os jurados. Já a Lyra Bragança entrava para manter o título, já conquistado por 3 vezes no “templo das bandas e fanfarras”, e com mais uma obra de Villa Lobos, foi saudada com gritos de “Bravo” perante ao público e até aos jurados!. Sintetizando, uma categoria de alto nível para um evento de alto nível.
Ao final do evento, a Fanfarra Marcial Simples Walther Weiszflog de Caieiras realizou uma emocionante apresentação especial de encerramento, levando para a pista, no desfile de entrada, ex-componentes da corporação caieirense que estavam presentes.

A FESTA DOS 20 ANOS

Aproveitando o dia festivo, no domingo, o PlanetaBandas comemorou seus 20 anos de trabalhos perante Às bandas e fanfarras com uma festa, brindes aos maestros participantes, muitas presenças ilustres e o grande apoio de toda a equipe do Cofaban de Caieiras. Amigos, simpatizantes, alunos de bandas marciais (praticamente toda a Orquestra de Metais de Santa Isabel esteve presente na área da festa) foram marcantes para todos nós da equipe PlanetaBandas. Também estiveram presentes o presidente e representantes da FFABERJ – Federação de Fanfarras e Bandas do estado do Rio de Janeiro.

RESULTADOS

Os resultados desta 29ª Edição do Cofaban de Caieiras, a cidade dos pinheirais podem ser baixados diretamente da página da Fanfarra de Caieiras, clicando aqui.

TROFÉU MAESTRO ZILTON BICUDO

As apresentações artísticas das Fanfarras Simples, Fanfarras com 1 Pisto, Bandas Marciais e Bandas Musicais de Marcha foram acompanhadas por uma experiente Comissão Avaliadora, e, ao final de cada bloco, foi divulgada a classificação e premiação de acordo com a categoria etária e quesito de avaliação: Corpo Coreográfico, Baliza, Mor e Corpo Musical. Podemos destacar os premiados com o Troféu Zilton Bicudo, conquistado por aqueles que conseguem a maior pontuação dentro da sua categoria técnica somando-se todos os quesitos de avaliação:

  • Fanfarra Simples: Fanfarra Municipal Miyoji Kaió (Miracatu-SP)
  • Fanfarra com 1 Pisto: Fanfarra Municipal da Capela (Vinhedo-SP)
  • Banda Musical de Marcha: Banda Musical do Caximba (Curitiba-PR)
  • Banda Marcial: Banda Marcial Mun. de Itanhaém Narciso de Oliveira Filho – BAMIT (Itanhaém-SP)

TRANSMISSÃO AO VIVO

Pelo sétimo ano seguido, o PlanetaBandas efetuou a transmissão do evento, diretamente da sala de imprensa do estádio de caieiras. Três câmeras possibilitaram ao público, ver e ouvir todas as atividades que aconteceram nos dois dias de evento. Neste ano, com um link dedicado de alta velocidade, a transmissão correu sem quedas ou falhas, o que foi muito elogiado pelas centenas de pessoas que assistiram AO VIVO e das milhares que reprisaram as apresentações. Pioneiros de transmissão AO VIVO, o PlanetaBandas mantém seu trabalho de divulgar e prestigiar o Cofaban de Caieiras. Recorde de público (mais de 500 acessos simultâneos e mais de 49 mil visualizações).

NOVIDADES NA EQUIPE

Neste cofaban de Caieiras, a equipe ganhou! Mais duas pessoas vieram somar no time que trabalha para a divulgação das bandas e fanfarras no estado de São Paulo e no Brasil: a equipe apresenta os fotógrafos Ricardo e Niel. Sejam bem vindos!

"O PlanetaBandas 20 anos, com tudo para 2019"

NOSSOS AGRADECIMENTOS

A equipe PlanetaBandas agradece a todos que fizeram este Cofaban de Caieiras ser especial, justamente pela festa dos 20 anos do portal das Bandas e Fanfarras Brasileiras. Obrigado à prefeitura de Caieiras, à TI da prefeitura, ao pessoal da Fanfarra de Caieiras (Walther Weiszflog), à Célia Bitrencourt, nossa querida amiga e anfitriã, a toda equipe do Cofaban de Caieiras, avaliadores de pista e palanque, ao pessoal da B&F Brasil, aos amigos, conhecidos, alunos, participantes e a todos que fizeram deste evento, muito especial para todos nós.

E EM 2019…

2019 será mais um ano de festa! A 30ª Edição do Cofaban de Caieiras promete muitas alegrias, homenagens e festa. E com certeza, o PlanetaBandas estará lá. !