BAMAPRO – “Banda Marcial Projeto Vencedores”

0
1080

Iniciando uma nova série no PlanetaBandas, visitamos a sede da BAMAPRO – “Banda Marcial Projeto Vencedores”

São José dos Campos, cidade de 703.219 mil habitantes, é a maior cidade da região Metropolitana do Vale do Paraíba, e que tem muitas vertentes culturais. As bandas e fanfarras não poderiam ficar de fora,  e lá fomos nósconhecer a BAMAPRO – “Banda Marcial Projeto Vencedores”

A BAMAPRO foi fundada em fevereiro de 2013, fruto de um desejo de proporcionar às crianças e adolescentes do bairro um espaço de socialização e aprendizado. Hoje a banda conta com 45 alunos, que ensaiam três vezes na semana na Escola Municipal Ruth Nunes da Trindade, no bairro Interlagos – região sul de São José dos Campos.

Esta banda foi criada com o intuito de levar música e cultura a jovens joseenses, demonstrar a importância da disciplina no desempenho musical, bem como a importância da música na formação do caráter do aluno. A banda tem como diretor/professor da percussão André Luís Silva e como regente/professor do sopro André Luís machado.

No ano de 2018 a BAMAPRO se apresentou em diversos festivais na região do VALE, como o Festival de Potim e o Festival de Lagoinha. Segundo informações do regente, para este segundo semestre o foco dos ensaios é iniciar a participação em concursos e o desfilo de 7 de setembro da cidade.

Durante nossa visita, acompanhamos o ensaio e conversamos com alguns integrantes. A euphonista da banda, Ludmila,  nos contou que adorou participar de todos os festivais, mais não vê a hora de ir em concursos para poder avaliar seu grau de aprendizado, nos contou também que para a maioria dos membros da banda a inspiração para tocar vem da Fanfarra Municipal de Tremembé – FAMUTRE.

O maestro André nos contou que todos os integrantes se esforçam muito para fazer o melhor, mesmo usando instrumentos usados de segunda ou 3° mão. A banda não tem apoio de nenhum empresa de médio/grande porte ou da prefeitura da cidade. André aproveitou também para agradecer ao mercadinho do bairro, que ajuda com o que pode para o lanche das crianças nos dias de ensaio (todo fim de ensaio tem um pequeno lanche para os alunos).

Para mais informações sobre a BAMAPRO, o telefone para contato é (12) 98823-4443

Veja as fotos da BAMAPRO em nosso álbum de fotos aqui -> https://www.flickr.com/