Festa do Divino e Festival de Bandas em Lagoinha – SP

0
1603

A equipe PlanetaBandas esteve no domingo (15/07) na cidade de Lagoinha – SP, acompanhando o festival de bandas e fanfarras da festa do divino, uma comemoração muito especial e tradicional da cidade.

A CIDADE

Lagoinha nasceu à margem do caminho dos tropeiros, que transportavam café da região para o Porto de Ubatuba. A doação de patrimônio para a construção de uma capela em louvor à Nossa Senhora da Conceição em 1863, deu início ao povoado, elevado à vila em 1880, com o título de Lagoinha. O nome Lagoinha se deve a uma pequena lagoa, a qual, segundo a história, localizava-se sob o atual mercado municipal. Surge no período de maior crescimento urbano da região, na época do café. Em 1900 torna-se município pela primeira vez, porém devido ao atraso econômico e a baixa população volta a condição de distrito em 1934. Em 1953, torna-se cidade. Com o fim do plantio do café, o município passou a viver da agricultura e pecuária, preservando várias características do tempo do café, inclusive culturais, como a festa do Divino Espírito Santo.

CURIOSIDADES

A “Cachoeira Grande”, principal local de lazer da população, foi cenário de vários filmes de Mazzaropi e de propagandas comerciais.

A cidade também possui uma belíssima fanfarra chamada de Fapach(Fanfarra Padre Chico), campeã em várias cidades brasileiras, além de uma belíssima banda denominada Corporação Musical São Benedito (CMSB), a qual sempre embeleza as festas da própria cidade e das cidades vizinhas, já tendo inclusive apresentado para a rede Vanguarda e sido destaque em apresentações como em São Paulo, na Assembleia Legislativa.

Fotos do evento -> visite nosso álbum de fotos