Num novo momento do PlanetaBandas, a série “Planeta Entrevista” mostra as personalidades do meio de bandas e fanfarras de uma forma transparente, direta, sem rodeios. Nesta primeira edição, entrevistamos o “Branco”.
Acompanhem:
PlanetaBandas – Primeiramente, nos fale de você:
Branco: Eu sou o Reginaldo Henrique, mas os amigos me chama de Branco. Empresário, professor de música e arte, 37 anos, já com 27 anos de bandas e fanfarras.
PlanetaBandas – Uma das associações mais importantes do Brasil, a OCIFABAN agrega a maioria das corporações do estado de São Paulo. Mas o que é a OCIFABAN?
Branco: a OCIFABAN (Associação Paulista de Fanfarras e Bandas) é a entidade do estado de São Paulo responsável pelo Campeonato Estadual. Conta com 108 entidades filiadas, chegando a um número aproximado de 8890 integrantes, entre alunos de música e dança, segundo o último levantamento de outubro de 2017. Quaisquer informações da entidade estão em seu site (www.ocifaban.com.br)
PlanetaBandas – Tivemos recentemente a eleição da nova diretoria da CNBF e sabemos que muitos assuntos tiveram explanações calorosas, bastante discordância e até mesmo sessões suspensas. . Como você avaliou a eleição? O Congresso técnico? O que podemos esperar na sua visão, para o futuro da CNBF.
Branco: Eu percebi um interesse grande de alguns para ocupar alguma função de comando na CNBF. Mas por qual motivo? Isso soaria positivamente se consoasse com o congresso também, mas não foi bem isso que aconteceu! Foi nítido que alguns focaram seus esforços na eleição, e no congresso que se iniciou no período do sábado à tarde, alguns foram embora ou não permaneceram na plenária, dificultando os trabalhos principalmente do entendimento e votação para o regulamento do campeonato nacional. Outro ponto importante: gastou-se um imenso esforço em se articular chapas, mas nenhum esforço para se propor alguma proposta de alteração, na nesta ocasião apenas a OCIFABAN encaminhou. Acredito em um futuro mais estável para CNBF, visto que a Diretoria provisória empossada possui competência de sobra para isso.
PlanetaBandas – Como você observa o movimento de bandas e fanfarras, em especial na região sudeste do Brasil e em especial ao estado de São Paulo?
Branco: o movimento da Região Sudeste deu seus primeiros passos importantes em prol do meio, marcado pela união da FFABESP e OCIFABAN, das duas entidades do Rio de Janeiro e da entidade de Minas Gerais; o objetivo agora é a ajuda mútua bem como articulação para que o Estado do Espírito Santo também se filie à CNBF, fechando assim o Sudeste.
PlanetaBandas – Jogo rápido: Colocamos um assunto curto em pauta e suas opiniões sobre estes assuntos:
a) Marching Bands: Uma vez aprovado em assembleia a categoria Marching Band na CNBF, temos que movimentar nossos estados e potencializar as mesmas;
b) Circuito dos Amigos: Sou a favor de qualquer movimento em prol das bandas e fanfarras, seja ele em uma associação, numa pessoa física ou jurídica, se os preceitos jurídicos, administrativos e competitivos forem respeitados, com isso a confiança será conquistada. Caberá a cada corporação escolher onde seu trabalho se encaixa;
c) FFABESP: O estado de São Paulo caminhou décadas isolado. Quando se há franqueza, e acima de tudo respeito com as diferenças, os caminhos se tornam mais leves. Assumimos uma diretoria provisória na OCIFABAN em setembro de 2017 e desde então, muitas parcerias foram feitas. Meu desejo é que estas parcerias se consolidem;
d) Personalidade no meio de bandas e fanfarras: Célia Bitencourt da Fanfarra de Caieiras (Walther Weiszflog). Sinômino de equilíbrio, conhecimento e doçura, mulher mais que guerreira no meio, a considero como uma irmã de sangue.
PlanetaBandas: Seu espaço agora, para suas considerações finais:
Branco: eu acredito em um país melhor, onde contaremos aos nossos netos que a minha geração venceu a terrível corrupção, e nesse momento de tantas transições e definições, que o movimento de bandas e fanfarras crie uma força histórica no Brasil. Obrigado ao PlanetaBandas por este espaço e pelo trabalho desenvolvido em prol das bandas e fanfarras!
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Redação: Montanha - Edição: Luana Local: Hotel Canárius - Recife - PE - Data: 15/04/2018