#01 – Introdução

1
266

Meu Nome é GILSON KINDERMANN (origem do sobrenome – Alemanha) comandante mor / coreógrafo / produtor visual e artístico de bandas e fanfarras e Desenhista projetista industrial de profissão. Paulistano.

Quais são minhas referências?

Como Comandante Mor

  • Comandantes Mores Europeus especificamente os Escoceses através de Pesquisas.
  • Busco Diariamente Atualizações dentro da Categoria Comandante Mor nas Nações onde a Funçao/Vocação se Desenvolve.
  • Atual Administrador do Grupo de Estudos pelo Whatsapp voltado a Função/Vocação Comandante Mor (AVIVA MORES BRASIL) nos últimos 4 Anos, reunindo Comandantes Mores do Brasil e Os Mais Variados Profissionais do Meio de Bandas e Fanfarras.

Referências Coreográficas

  • Silvia Santos S. Santos ->Banda Municipal de Cubatão.
  • Regina Lopes ->Banda Musical COSIPA.

Meus Trabalhos tiveram o Direcionamento do Senhores Maestros à seguir:

  • Antonio Domingos Sacco
  • Milton Pereira Lélis
  • Eduardo Stella
  • Jonas Christian
  • Sidney Rosa
  • Eduardo Gireli
  • Marco Antonio Rodrigues
  • Leandro Antonello Tadeu
  • Marcelo Bonvenuto
  • Roberto Vigiani Junior

Corporações Musicais que Participei:

  • Fanfarra com um Pisto Sênior do Colégio Técnico Paralelo -São Paulo
  • Banda Marcial Sênior do Colégio Técnico Paralelo -São Paulo
  • Fanfarra com um Pisto Conde Pereira Carneiro – São Paulo
  • Fanfarra com um Pisto Sênior Águias Negras -São Paulo
  • Banda Marcial Sênior Colégio Progresso – Guarulhos
  • Banda Marcial Sênior Alberto Salotti – São Paulo
  • Banda Marcial Sênior Noé Azevedo – São Paulo

Aqui algumas Fotos das Corporações Musicais em que participei:

Fanfarra com Um Pisto Sênior Colégio Técnico Paralelo.

Banda Marcial Sênior Colégio Técnico Paralelo.

O Grupo e o Meio de Fanfarras e Bandas Infelizmente não Conta mais Com a Importante Presença de Nosso Maestro….

Coronel Antonio Domingos Sacco


Fundamentalmente pela palavra “MOR”

Mor é um adjetivo na língua portuguesa, considerado a forma abreviada de “maior” e bastante utilizado em palavras compostas: causa-mor, capitão-mor e etc. Quando determinada palavra é seguida de “mor”, esta atribuí ao termo um sentido de grandiosidade. Por exemplo, falar que um indivíduo é o capitão-mor significa que ele é a maior autoridade entre todos os outros capitães.

Fonte: Significados

Ele se origina do Latim MAJOR, “maior”. Mor é uma contração de maior.

Fonte: Origemdapalavra


Hierarquia Militar no Brasil

A hierarquia militar é a base da organização das Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares e compõe a cadeia de comando a ser seguida por todos os integrantes das Forças em sua estrutura organizacional. No Brasil, a Constituição prevê ao Presidente da República o posto de Comandante em Chefe das Forças Armadas.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_militar_do_Brasil

Hierarquia na Polícia e Corpo de Bombeiros Militar do Brasil

No Brasil, a hierarquia é a base da organização da Polícia Militar (PM) e dos Corpos de Bombeiros Militares (CBM), compondo a cadeia de comando a ser seguida por seus integrantes. Na estrutura hierárquica dessas corporações, os diversos níveis são representados por insígnias, usadas sobrepostas aos uniformes.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_na_Pol%C3%ADcia_e_Corpo_de_Bombeiros_Militar_do_Brasil


Significado de Comandante

Diz-se de, ou quem comanda. Chefe de tropas de qualquer força militar. Quem exerce chefia militar ou assemelhada. Quem exerce o comando de navio, aeronave ou espaçonave.

Fonte: https://www.dicio.com.br/comandante/


Fanfarras no Brasil

Fanfarras no Brasil ou/e Bandas Marciais no Brasil, são os nomes dados as bandas musicais compostas por várias pessoas, músicos, componentes coreográficos. Suas apresentações podem acontecer em ruas, avenidas, ginásios, campos de futebol e etc., trazendo sempre em seus repertórios, músicas e performances das mais diversas.

Além de tocar instrumentos de sopro e percussão, existem componentes que se utilizam da arte cênica para implementar movimentos e beleza ao espetáculo apresentado, podendo vir a utilizar espadalançabandeiramastro etc.. Podem ser conhecidos como Linha de frenteCorpo coreográficoMorBaliza de fanfarraPelotão de bandeiras.

O movimento de bandas ou fanfarras no Brasil seguem estilos muitas vezes regionais, uma vez que existem muitas culturas diferenciadas em todas as regiões do país.

Existem, no Brasil, categorias de corporações musicais que geralmente diferem em seu instrumental. São elas:

  • Fanfarras Simples
  • Fanfarras com um Pisto
  • Bandas Marciais
  • Bandas Musicais
  • Drum Corps e Marching bands

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fanfarras_no_Brasil


Significado de Marcial

Etimologia (origem da palavra marcial). Do latim martialis.e, de Mars, Martis, “deus romano da guerra”. Que tem ar guerreiro: aspecto marcial. De teor belicoso; relacionado com guerras, guerreiros.[Por Extensão] Que tende a entrar em guerra; resoluto.[Música] Banda composta somente por clarins e tambores. Fonte: https://www.dicio.com.br/marcial/

Significado de Militar

Que diz respeito às forças armadas, aos soldados: arte militar, meio militar. Carreira militar, carreira das armas. Hierarquia militar, ordem de subordinação entre os diferentes postos e graduações.

Fonte:   https://www.dicio.com.br/militar/

Significado de Civil

Que concerne aos cidadãos; cível: vida civil. Que não é militar nem religioso: emprego civil; casamento civil. [Jurídico] Que se opõe ao que é criminal; direito civil: processo civil. Que não tem relação com política nem dela faz parte: contratos civis. Que expressa cortesia, civilidade; cortês, polido. Que pode ocorrer ou acontece entre nativos de um mesmo país.

Fonte: https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=Civil

Significado de Cidadão

Indivíduo que, por ser membro de um Estado, tem seus direitos civis e políticos garantidos, tendo de respeitar os deveres que lhe são conferidos. Pessoa que habita uma cidade: quantos cidadãos tem a sua cidade? [Popular]. Qualquer pessoa; sujeito, cara: quem é esse cidadão?

Fonte: https://www.dicio.com.br/cidadao/

“Nossas Corporações Musicais mesmo Civis tem como Referência Básica Corporações Musicais Militares e Categoria Marcial”

Significado de Corporação

Pessoas que se associam por possuírem alguma afinidade profissional, geralmente, organizam-se através de um regulamento e/ou estatuto. [Por Extensão] Reunião ou conjunto de pessoas que se juntam por compartilharem as mesmas causas, objetivos, profissões etc. Administração. Empresa ou reunião de várias empresas provenientes de um ou mais setores de atividade econômica. Etimologia (origem da palavra corporação). Do latim corporatio. Fonte: https://www.dicio.com.br/corporacao/

Significado de Exercito

O exército é a componente terrestre das forças armadas da maioria dos países, em contraste com as suas componentes naval (marinha) e aérea (força aérea). Contudo, o termo “exército” ou “exércitos” são usados em alguns países para designarem a totalidade das forças armadas. Nalguns destes casos, a componente terrestre pode ser designada “exército de Terra”, a aéreo “exército do Ar” e a naval “exército do Mar”.  O termo “exército” também pode ser usado para se referir a uma fração de um exército nacional, referindo-se a uma grande unidade militar, que agrupa normalmente vários corpos de exército.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito

Apostilas

 

Pelo Mundo

Legenda:Banda Marcial Sênior Colégio Técnico Paralelo ->Novena 1988

“Lembrando que nessa Época não havia os Regulamentos Atuais”


QUAL A FUNÇÃO DE UM MAJOR?

A FUNÇÃO DE UM MAJOR É COMANDAR.

MAJOR = COMANDANTE / MOR = COMANDANTE / MOR DE COMANDO / COMANDANTE MOR

Nas forças armadas de diversos países, sobretudo no século XIX, a designação “major” foi utilizada como título de uma função, inicialmente desempenhada por um oficial com a patente de major, mas, depois desempenhada também por oficiais com outras patentes. A função de major referia-se, normalmente, à de adjunto de um comando ou de chefe do Estado-Maior de uma unidade militar.

No Exército Português, o chefe de estado maior de uma brigada era designado “major da brigada” até ao início do século XX. Até final do século XVIII a função designava-se sargento-mor de brigada, sendo desempenhada por oficiais da patente de sargento-mor. No final do século XVIII passam a ser designados “majores das brigadas”, talvez pela analogia com a alteração da designação da patente de “sargento-mor” para “major”. No entanto, a função deixou de ser, obrigatoriamente, desempenhada por oficiais da patente de major. Igualmente, utilizava-se o termo “major da praça” para designar a função de chefe de estado-maior nas praças de guerra.

Na hierarquia militar brasileira, major é o primeiro posto dos oficiais superiores, imediatamente acima do capitão (que é um oficial intermediário), e abaixo do tenente-coronel. O posto correspondente, na Marinha do Brasil, é o de capitão-de-corveta.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Major

Significado de Pleonasmo

Pleonasmo é uma figura de linguagem usada para intensificar o significado de um termo através da repetição da própria palavra ou da ideia contida nela.

A palavra pleonasmo tem origem no latim pleonasmus e significa redundância.

Fonte: https://www.significados.com.br/pleonasmo/

Cerimonial Maces

The ceremonial Drum Majors mace is seen as a symbol of music and military discipline around the world. The position of Drum Major originated in the British Army with Corps of Drums in the 1600’s. Military groups performed mostly duty calls and battle signals during that period, and a fife and drum corps, directed by the Drum Major, would use short pieces to communicate to field units. With the arrival of military concert bands and pipe bands around the 18th century, the position of the Drum Major was adapted to those ensembles.

Traditionally, a military Drum Major would be responsible for defending the drummers and bandsmen whilst maintaining the discipline, dress standards and choreographed marching movements for all Corps of Drums members.

The Drum Majors position is earned and he or she is held in very high regard. Sometimes upon retirement the drum major would be presented with his mace as a keepsake and commemoration of their service.

Beautifully crafted and hand finished, Premier Maces feature an impressive large head with raised facets in brilliant chrome surmounted by a crown. These attractive, finely balanced maces are available in two lengths, with either cords or chains as standard. To be the correct length a mace should fit under his or her chin by one or two inches.

A maça cerimonial Drum Majors é vista como um símbolo da música e da disciplina militar em todo o mundo. A posição de Drum Major se originou no Exército Britânico com o Corpo de Bateria nos anos 1600. Grupos militares realizavam principalmente chamadas de serviço e sinais de batalha durante esse período, e um grupo de pífanos e tambores, dirigido pelo Major de Bateria, usava peças curtas para se comunicar com as unidades de campo. Com a chegada de bandas de concertos militares e bandas de tubos por volta do século XVIII, a posição do Drum Major foi adaptada a esses conjuntos.

Tradicionalmente, um Drum Major militar seria responsável por defender os bateristas e bandistas, mantendo a disciplina, os padrões de vestuário e os movimentos de marcha coreografados para todos os membros do Corpo de Bateria.

A posição de Drum Majors é conquistada e ele ou ela é mantido em alta consideração. Às vezes, após a aposentadoria, o major do tambor era apresentado com sua maça como lembrança e comemoração de seus serviços.

Lindamente trabalhados e com acabamento manual, os Premier Maces apresentam uma impressionante cabeça grande com facetas elevadas em cromo brilhante encimado por uma coroa. Essas atraentes e finas balanças estão disponíveis em dois comprimentos, com cordões ou correntes como padrão. Para ter o comprimento correto, uma maça deve caber sob o queixo uma ou duas polegadas.

Fonte: http://marching.premier-percussion.com/catalogue/accessories-2/ceremonial-maces

Significado de instrumento

s.m. Aparelho que serve para executar uma obra ou fazer uma operação; ferramenta, utensílio, máquina: instrumento de mecânica.  P. ext. Todo objeto que serve para auxiliar ou levar a efeito uma ação qualquer: instrumento de suplício. Fig. O que é empregado para conseguir um resultado: servir de instrumento para a vingança de alguém. Música. Qualquer aparelho ou objeto do qual se consegue produzir sons: instrumentos musicais. Fig. Quem intervêm buscando um acordo; intermediário. Jurídico. Documento usado para registrar uma ação que tem efeitos jurídicos. (Etm. do latim: instrumentum.i)

Fonte: https://www.significados.com.br/?s=Instrumento

Significado de comando

s.m. Ação de comandar: ordem de comando. Poder de quem comanda: comando de um navio. Conjunto de instâncias militares superiores: as diretivas do comando. Formação militar de reduzido efetivo, encarregada de missões especiais e que opera isoladamente.

Fonte: https://www.significados.com.br/?s=Comando

“O INSTRUMENTO DE COMANDO UTILIZADO PELO COMANDANTE MOR DENTRO DE SUAS TROPAS OU COMANDOS E CONDUÇÕES DE CORPOS MUSICAIS CHAMA SE MACE”

“O PLURAL DA PALAVRA….MOR  É   MORES”

“Comandante Mor… Drum Major…Major das Caixas (Tambores)….Tambour Major…. Determinaçoes que significam a mesma coisa, no caso a palavra Major pode ou não….. ter à haver com a Patente Militar Major, e sim com Major…. Mayor…Maior….”

“Idade, Formação, Informação, Experiência ou Competência do Membro do Corpo Musical ou Outras Áreas Pertinentes, para Comandar.”

“O Drum Major é uma Vocação…Função…Um Cargo…Profissão. Que podem ser exercidas por todas as Patentes Militares e também por Civis em Todos os Países. ”

Percurso do Comandante Mor Original

  • Escócia
  • Inglaterra
  • Europa em Geral
  • Ásia
  • Estados Unidos da América
  • América do Sul

MASTER CLASS IMPORTANTE.

 

 


AGRADECIMENTOS

  • AGRADEÇO A DEUS…
  • AOS MEUS PAIS: ILDA DO NASCIMENTO KINDERMANN E OSCAR KINDERMANN (falecido)
  • AOS MEUS FAMILIARES….
  • AO MEU COMPANHEIRO MARTINHO GARCIA DA SILVA (falecido)
  • AO MEU AMIGO LUIZ EDUARDO PELO APOIO NOS DIAS MAIS DIFÍCEIS
  • À TODOS OS MANTENEDORES DESSAS CORPORAÇÕES MUSICAIS

Em Especial aos Senhores

  • CLAUDIO RUBENS VILLA DA COSTA
  • JOSÉ MARTINHO FERRAZ
  • À TODOS OS COMPONENTES DOS CORPOS MUSICAIS(Fantásticos e amigos Instrumentistas) ONDE ATUEI
  • GRANDES AMIGOS E COMPONENTES DAS LINHAS DE FRENTE E CORPOS COREOGRÁFICOS COM QUEM TRABALHEI E COREOGRAFEI
  • AUXILIARES DE NOSSAS COMISSÕES E GRANDES TORCIDAS QUE SEMPRE NOS ACOMPANHARAM.
  • VALERIA HOMEM, PELO AUXÍLIO E APOIO.
  • À CELIA BITENCOURT (e aos amigos da Cidade de Caieras-SP) PELO MEU RETORNO
  • AOS AMIGOS E COMANDANTES MORES DO GRUPO AVIVA MORES BRASIL

Em Especial

  • EDGAR APRÍGIO
  • ANA DE FREITAS
  • A MINHA PSICÓLOGA MAGDALENA NESSNERTABOADA
  • E AO SITE PLANETABANDAS PELA OPORTUNIDADE DE DAR MAIS VOZ A CATEGORIA COMANDANTE MOR BRASILEIRO

“GRANDES PESSOAS E ENTIDADES COMO ESSAS TRANSFORMAM NOSSAS VIDAS E NOSSOS TRABALHOS EM ALGO MAIS FÁCIL E CHEIO DE AMOR. E NÃO CHEGAMOS À LUGAR ALGUM SOZINHOS.”

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela maravilhosa e riquíssima matéria do Planeta Bandas, Gilson meu eterno coreógrafo, grato pelos maravilhosos momentos que compartilhamos no meu de bandas e fanfarras!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here