O Programa Bandas e Fanfarras de S Caetano do Sul retorna as atividades de forma on-line. Os participantes terão aulas virtuais semanalmente, gratuitas, com instrutores e coreógrafos, via Google Classroom. Ainda mais as turmas serao divididas em Corpo Musical (Metais Agudos, Metais Graves e Percussão) e Corpo Coreográfico.

As  por meio do formulário disponível no link:  https://forms.gle/SpJBcJXhsMmV4DJbA.
Para participar, não é necessário saber tocar qualquer instrumento musical, nem dançar. O público-alvo e indicado para munícipes a partir dos 9 anos. O programa  fundado em 2003, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seeduc) e tem por objetivo o ensino de música e dança pelo estímulo e o desenvolvimento de ações de difusão, valorização, formação artística, cultural, de civismo e cidadania.

Para a continuidade do Programa, enquanto aguardamos o retorno das atividades extracurriculares nas escolas, este ano as aulas serao oferecidas de maneira online. Contudo, a fim de garantir uma estrutura mais adequada e melhor qualidade das aulas, elas serao transmitidas da Estação Cultura (antiga ‘Estação Jovem’, localizada no piso superior do terminal rodoviário ‘Nicolau Delic’), que também e a sede da Banda Marcial Municipal (BAMASCS). Deste local, os profissionais contarão com salas de aulas, instrumentos e demais acessórios para possibilitar uma experiência mais rica aos alunos”, explica Renata Rainatto, coordenadora do programa.

Sera ministrada uma aula inaugural no dia 22 (sábado), as 10h, pelo canal do programa no Youtube: “Bandas S Caetano do Sul”. A aula terá a apresentação dos instrutores e coreógrafos, demonstração de instrumentos e acessórios, e a disponibilização dos horários das aulas. O vídeo institucional já está disponível no mesmo canal.

Além disso contratados 26 profissionais para as ações culturais e artísticas no programa em 2021 por meio do Edital de Chamamento Público nº 15/Secult/19. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: bandamarcial@saocaetanodosul.sp.gov.br ou cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br.

 Bandas e Fanfarras

A fanfarra é uma corporação com instrumentos de metais sem o recurso de pistos (válvulas nas cornetas que aumentam as possibilidades sonoras do grupo), chamados de instrumentos simples. Em geral, possui instrumentos de percussão e alguns de sopro. Já a banda marcial contém instrumentos da família dos metais e utiliza os recursos dos pistos.

Enfim o programa Bandas e Fanfarras oferece aulas de música (teoria musical e prática instrumental em metais e percussão) e dança gratuitas aos alunos das escolas públicas e a toda a comunidade local. O corpo musical e responsável pela execução das peças musicais, divididos entre sopro e percussão. Acima de tudo já o corpo coreográfico é o responsável por executar movimentos de dança, com marcha e acessórios como bastão, bandeiras, bambolês e pompons. Cada corporação conta com dois grupos distintos que se completam.

Afinal os alunos que se destacam nas corporações sao convidados a aprimorar seus conhecimentos e técnicas na BAMASCS, onde têm monitoria específica para cada instrumento, participam de aulas de teoria musical, aprendem a ler partituras e conceitos como ritmo, dinâmica e afinação. Ainda mais na parte coreográfica, os alunos têm aulas de composição coreográfica e desenvolvem a coordenação motora.

Por fim todas as bandas, musicais, marciais e fanfarras, ao se apresentarem, devem, por lei, ter o pavilhão cívico, composto pela bandeira nacional, a do município, estandartes e guarda de honra.