Maestro Carlos Binder divulga esclarecimento

0
845

No dia de hoje, publicado em um grupo do Whatsapp, o maestro Carlos Binder de Mauá-SP publicou um esclarecimento sobre a sua saída da Corporação Musical Lyra de Mauá.

Abaixo, o esclarecimento publicado em sua íntegra:

“Como filho de um dos fundadores da Corporação Musical Lyra de Mauá, (Alois Binder), como aluno, componente, diretor, presidente, coordenador e maestro, atividade esta que desenvolvia exclusivamente nestes últimos anos, venho através desta nota registrar inicialmente meus agradecimentos às manifestações de apoio que recebi de amigos de todo o Brasil sobre os fatos que passo a narrar:

No dia 11 de abril de 2014 em assembleia Geral realizada na sede da Banda foi eleita uma nova diretoria para o triênio 2018 a 2021. Em nenhum momento que antecedeu a eleição fui procurado pelos novos diretores para compor ou mesmo ser informado das pretensões deste grupo de pessoas. Na referida Assembleia, em seu início, declinei das minhas funções (da parte técnica instrumental – metais e percussão aulas e ensaios) entregando as chaves da entidade, entendo que neste gesto ético deixaria a eleição transcorrer de forma isenta e de qualquer constrangimento. Com a eleição efetivada o presidente eleito gentilmente convidou para aceitar a devolução das chaves, porem em seu discurso após o encerramento da eleição e contagem dos votos manifestou que gostaria de fazer mudanças na metodologia de aulas e ensaios, estranhando esta abordagem e somado aos fatos já narrados acima declinei de receber as chaves e solicitei uma reunião com a diretoria para esclarecimentos pertinentes a esta mudança explicitada pelo presidente eleito. Passados 35 dias da data da eleição, no dia 11/05/2018 foi convocado para a referida reunião de esclarecimentos. Nesta reunião reafirmei minha condição de trabalho nos últimos anos na parte musical, exclusivamente, e fiz um breve relato das atividades da banda neste período:

  • Falar de Campeonatos é redundante: 17 vezes campeã Estadual; 16 vezes campeã Nacional, 1 título Sul Americano, além de inúmeros títulos em Concursos abertos, apresentações em toda a cidade, no Estado de São Paulo no Brasil e até no exterior, enaltecendo a cidade de Mauá, tais conquistas são fruto de um trabalho árduo e incessante e de uma metodologia eficaz.
  • Salientando que nestas vitorias tive sempre ao meu lado uma equipe de pessoas (coordenadores, monitores, equipe de apoio, pais e mães e componentes) engajados com a estratégia implantada
  • Orgulho de ter participado na formação de incontáveis jovens que se projetam em diversas áreas e particularmente citar a música onde vários são destaques em orquestras, bandas sinfônicas, etc…
  • Nesta jornada contei com o apoio de vários parceiros que viabilizaram este histórico, deixando meu sincero agradecimento a todos.

Dito isto o Presidente informou, conforme está no texto publicado por ele em mídias sociais: “ A Diretoria da Corporação Musical Lyra de Mauá afasta pelo prazo de três meses o maestro Carlos Binder com o objetivo de implantar um novo modelo estratégico e pedagógico ….., convidamos nossos amigos a se unirem a nós em votos de que este novo momento na vida do maestro seja coroado de êxito,…. “

Assim podemos observar no texto que a atual diretoria não pretende continuar com a minha colaboração. Desta forma comunico meu afastamento (de forma unilateral por parte da Diretoria) do cargo de Maestro da entidade desejando à Corporação Lyra de Mauá uma boa sorte e que sempre estarei a disposição para colaborar com a entidade que Amo de todo meu coração”.

UNIAO ! GARRA ! MAUÁ !

Carlos Binder

Maestro

Mauá, 20 de Maio de 2018


Nota: A equipe PlanetaBandas e o Grupo Fanfarras Brasil de Comunicação reitera o apoio ao maestro Carlos Binder e seu trabalho perante a Lyra de Mauá e a Associação Paulista de Fanfarras e Bandas – Ocifaban.